Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > A educação ambiental como tema transversal no Campus Socorro
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental como tema transversal no Campus Socorro

Criado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 13h34 | Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2018, 13h34 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 08h22

A iniciativa tem como objetivo promover a coleta e o descarte adequado de insumos eletrônicos.

coletor Sao lucas 2 800 600O Instituto Federal de Sergipe (IFS) busca promover uma educação voltada para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social em que vivem. Portanto, os conhecimentos técnicos, através de aulas expositivas, são apenas uma parte dos processos de aprendizagem desenvolvidos por todos os campi do IFS. Os nossos estudantes aprendem que o mercado de trabalho é apenas uma parte da sociedade, sendo imprescindível que os cidadãos exerçam seus direitos e deveres na busca por um mundo mais justo.

Essa concepção é materializada pelas equipes pedagógicas, através de Projetos interdisciplinares, a exemplo de ações sobre "Descarte de pilhasbanner 800 600 e baterias", em desenvolvimento no Campus Socorro, pelas Gerência de Ensino e Assessoria Pedagógica. Por meio de exposições fotográficas, palestras e projetos de pesquisa os estudantes aprendem acerca da importância da reciclagem para a sustentabilidade das próximas gerações.

Além do Campus, escolas estaduais, municipais e o colégio particular São Lucas também estão servindo como pontos de coleta de pilhas e baterias. O material coletado será enviado pelo Campus Socorro para o Operador Logístico do Programa ABINEE, localizado em São José dos Campos/SP.

Para a Pedagoga do campus, Claudia Cardinale Nunes, a educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos estudantes. “A inclusão de questões sociais no currículo escolar não é uma preocupação inédita no campus Socorro, essas temáticas já têm sido discutidas e incorporadas nas aulas do curso de Manutenção e Suporte em Informática”.

ganhadores 800 600

As ações voltadas aos temas transversais são realizadas mensalmente, de maneira a promover práticas extensionistas, cujo objetivo é possiiblitar a difusão do conhecimento para a comunidade acadêmica, além dos cidadãos que formam a sociedade socorrense.

Ações promovidas juntos à comunidade:

• Palestra Dinâmica: “O lixo eletrônico e a nossa parcela: Produção, disposição e ações concretas”, ministrada pela Profª Drª Luciana Bitencourt Oliveira;
  • Exposição de fotografias;
  • Apresentação de paródia;
  • Elaboração e preenchimento de tabela sobre descarte diário do lixo produzido em casa.