Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro e Secretaria de Educação realizam parceria para cursos de extensão
PARCERIA

Criado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h49 | Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h49 | Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 15h54

O campus busca levar conhecimentos de informática para a comunidade socorrense.

SEED SOCORRO 800 600Na última terça-feira, 21, o Diretor Geral do Campus Socorro, José Franco de Azevedo, participou de reunião com a Secretária Municipal de Educação de Socorro, Marieta Barbosa de Oliveira, para firmar parcerias para a realização de dois projetos de extensão junto aos estudantes da rede municipal de educação. Trata-se de uma iniciativa de Claudia Cardinale, Gerente de Ensino do campus, em articulação com a secretaria de educação do município, a fim de proporcionar conhecimentos de informática para a comunidade de Nossa Senhora do Socorro.

O primeiro projeto a ser ofertado para os jovens socorrenses é o ‘Amiguinhos do Arduino’, voltado para ensinar noções de linguagem de programação para jovens de 13 a 15 anos das escolas da rede municipal de educação. Ao aprender a programar, os estudantes desenvolvem o pensamento computacional, relacionando habilidades cognitivas necessárias para resolver problemas se utilizando de ferramentas da computação. Segundo Arlisson da Silva Souza, professor idealizador e facilitador do projeto, os conhecimentos sobre o arduino serão muito úteis para a formação dos jovens, pois auxiliarão no desenvolvimento do raciocínio lógico. “As transformações sociais provocadas pelas tecnologias da informação têm exigido dos profissionais conhecimentos sobre dispositivos eletrônicos que darão um ganho de produtividade e eficiência para as empresas”, ressaltou o professor.

Além de atividades relacionadas ao ensino de linguagem de programação, o IFS campus Socorro também realizará o projeto ‘internet sobre energia elétrica’, destinado aSEED SOCORRO 2 capacitar os estudantes para trabalhar com conceitos relacionados à automação residencial, a fim de simplificar o cotidiano das pessoas. “Os estudantes irão aprender conceitos básicos sobre como criar mecanismos para controlar a iluminação, áudio, vídeo, persianas, ar condicionado e muito mais, tudo de forma simples e natural, tanto em projetos residenciais como em projetos corporativos”, disse Luiz Carlos Pereira Santos, professor responsável pelas atividades.

Também participaram da reunião, representando o Campus Socorro, Luís Otávio Santos de Andrade, coordenador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, além dos professores Arlisson da Silva Souza e Luiz Carlos Pereira Santos. Da secretaria de educação esteve presente Lígia Bitencourt, coordenadora da Educação Infantil de Socorro.