Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Começa nesta segunda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
CONHECIMENTO

Começa nesta segunda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 18h59 | Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 18h59 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 17h04

Evento será transmitido on-line no YouTube e Facebook e abordará o tema Inteligência Artificial

Por Carole Ferreira da Cruz

17 SNCT Semana Nacional matériaComeça na próxima segunda, dia 19, a 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será totalmente on-line e abordará o tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. Na edição 2020, em função da pandemia de Covid-19, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) buscou inovar em diversos aspectos para garantir, com segurança, a qualidade do evento e a expressiva adesão da comunidade, que ano passado possibilitou um público recorde de 10 mil inscritos. 

Entre as novidades desta edição estão as transmissões ao vivo pelo YouTube (@IFSergipe) e Facebook (@institutofederaldesergipe) por meio das plataformas streamyard e meet, que vão possibilitar à audiência interagir, fazer perguntas e tirar dúvidas. Os melhores trabalhos vão fazer a apresentação oral num estúdio montado pelo IFS. Pelo menos um dos autores deverá ter disponibilidade para participar da live e, em seguida, ser sabatinado pela comissão avaliadora. Como ocorre todos os anos, os vencedores serão premiados.

Tudo foi pensado para manter a diversidade e a riqueza da programação num formato completamente novo. Algumas adaptações foram necessárias, mas nada que comprometesse a qualidade da SNCT do IFS, que já é considerada uma das maiores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O tradicional lançamento de livros com sessão de autógrafos será substituído pelo lançamento de e-books e haverá uma sala de suporte para que alunos e professores com dificuldade de acesso à internet possam apresentar seus trabalhos.

Outro diferencial será a presença de um palestrante internacional especialista em inteligência artificial, o professor Carlos Fernando da Silva Ramos, coordenador principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. “Foi um grande desafio transformar em 100% on-line um evento de tamanha dimensão, mas ao mesmo tempo isso possibilitou trazer um palestrante de Portugal altamente renomado na área, que participará da abertura de forma remota”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Chirlaine Cristine Gonçalves.

Temática

A escolha do tema inteligência artificial demonstra o quanto a 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já nasceu com uma perspectiva inovadora. Diante de um temática tão atual e desafiadora, coube aos integrantes da rede ousar. “Vivemos num contexto de revolução tecnológica, mas com a pandemia esse cenário tecnológico se intensificou muito mais. O primeiro grande diferencial desse evento foi justamente trabalhar a tecnologia, sem aglomerar e sem atividades presenciais.

A programação da SNCT contará com seis eventos paralelos: o 7º Congresso de Iniciação Científica (CIC); a 5ª Semana de Extensão (Semext); o 3º Seminário de Inovação (Inovar); o 3º Fórum de Pós-graduação (FPGrad); o 2º Seminário de Pesquisa de Técnico-Administrativos (SPTAE); e o 2º Fórum de Internacionalização do IFS (FinIFS). Além das palestras e das apresentações dos trabalhos, ocorrerão mini cursos, oficinas, mesas redondas, atividades nos campi, cerimônia de premiação e live musical de encerramento.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população, a partir de uma linguagem acessível e de soluções criativas.

Mais informações:

www.ifs.edu.br/propex

http://publicacoes.ifs.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página