Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e professores do IFS Lagarto são capacitados no programa AWS Academy da Amazon
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Criado: Terça, 08 de Março de 2022, 11h21 | Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 11h32 | Última atualização em Quinta, 10 de Março de 2022, 10h50

Laboratórios em nuvem são utilizados em algumas disciplinas dos cursos da área de Tecnologia da Informação

professores Wihelm e FranciscoCom o objetivo de aproximar os alunos do que há de mais importante em tecnologia no mercado, o  Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, faz parte do Programa AWS Academy da Amazon. A iniciativa qualifica os docentes e discentes em Cloud Computing ou "Computação em Nuvem" e na plataforma AWS (Amazon Web Services). Dessa forma, durante a graduação os alunos do IFS recebem uma formação adicional, que é um importante diferencial profissional.

Quem representa o IFS no programa é o professor Francisco Rodrigues, que atua em parceria com o Technical Program Manager do AWS Academy, Charleston Telles. Eles realizam o cadastramento de novos docentes no programa, nas ações de apoio a docentes e discentes nos treinamentos, além das demais atividades.

Além disso, os professores Alfredo Vieira, Wilhelm Rodrigues e Rubens Matos, estão cadastrados no programa e participam dos treinamentos da plataforma AWS. Com isso, propiciam aos alunos o uso do ambiente de laboratório na nuvem em disciplinas como “Projeto Integrador”, “Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação” e “Programação Web 2” do curso Bacharelado em Sistemas de Informação. Vale lembrar que na matéria "Gerência e Convergência de Redes", do Curso Técnico Integrado em Redes de Computadores, os professores usam as tecnologias do programa
AWS Academy também.

Conforme o coordenador do curso técnico integrado em Redes de Computadores do Campus Lagarto, Rubens Matos, os laboratórios virtuais oferecidos possibilitam ao estudante acessar recursos avançados de computação e redes diretamente de qualquer dispositivo, em casa ou em um laboratório do IFS. “Essa tem sido uma grande vantagem no período do ensino remoto emergencial e que também será bastante vantajosa no retorno às aulas presenciais, já que nem todos os alunos possuem em suas casas computadores com todos os recursos para praticar o que aprendem nas aulas”, destacou.

vaniltonCertificações do Programa

JennysonOs alunos do 7º período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Vanilton Filho e Jennysson Junior, realizaram uma prova do programa AWS  Academy e foram certificados como “Cloud Practitioner”.

Iniciativas paralelas de capacitação em outras plataformas de computação em nuvem estão sendo realizadas com o apoio docente de forma individual a alguns alunos, sob demanda, ou incluindo o tema no contexto das disciplinas ministradas e de projetos acadêmicos. O estudante do Bacharelado em Sistemas de Informação, Adenilson Santos, conquistou as certificações em "Fundamentos da Azure" e "Fundamentos de Dados na Azure” da plataforma de serviços de nuvem da Microsoft.

Projetos de computação em nuvem

profs lagartoO IFS campus Lagarto possui projetos acadêmicos na área de DevOps, tema diretamente relacionado à computação em nuvem. Quem lidera a iniciativa é o  professor Francisco Rodrigues. Além disso, o professor Wilhelm Rodrigues e analista de Sistemas da Petrobras está envolvido nos projetos também. Ele conquistou no último ano treze certificações  das principais plataformas de computação em nuvem no mercado: Microsoft Azure, AWS e Oracle. O educador tem  incentivado alunos e colegas a conhecerem um pouco mais sobre essas tecnologias.

registrado em: