Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > VII Encontro Pedagógico do IFS será presencial e ocorrerá entre os dias 23 e 24 de março
Início do conteúdo da página
EVENTO PRESENCIAL

VII Encontro Pedagógico do IFS será presencial e ocorrerá entre os dias 23 e 24 de março

Criado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h01 | Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h06 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 15h10

Inscrições para o evento devem ser feitas via SisPubli

CAPA epEm 28 de março, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) dará início a mais um semestre letivo e como é de tradição será realizado o Encontro Pedagógico (EP) marcando o início das atividades acadêmicas na instituição. Em sua 7ª edição, o evento será totalmente presencial, já que devido à pandemia, as duas últimas edições foram feitas de forma on-line. O EP deste ano, cuja temática será “Novos tempos, novos desafios: a prática pedagógica e o fazer docente em pauta”, acontece entre os dias 23 a 24 de março, a partir das 8h no Teatro Atheneu.

Entre os objetivos do evento neste ano estão o de permitir o reencontro de professores e técnicos administrativos e trazer para a reflexão a prática pedagógica diante da nova realidade pós ensino remoto emergencial. A ação é destinada a docentes e também a servidores técnicos ligados ao ensino. Para participar e garantir certificado, é necessário que seja feita uma inscrição prévia no Sistema de Publicações do IFS, o SisPubli.

O evento é uma realização da Reitoria, por meio de sua Pró-reitoria de Ensino (Proen), sendo organizado por uma Comissão com representantes de todos os campi. Durante os dois dias de EP será necessária a apresentação do comprovante de vacinação para ter acesso ao evento.

Segundo o pró-reitor de ensino, Alysson Barreto, a expectativa é grande em torno do EP, afinal marca o reencontro entre servidores da casa. Ele lembra que o IFS foi a primeira instituição de ensino a suspender as atividades presenciais no estado por conta da pandemia e é uma das últimas a retornar de forma 100% presencial por esperar um cenário de maior segurança para todos da comunidade.

“Hoje estamos em um contexto muito mais seguro em relação ao Coronavírus, com mais de 85% da nossa comunidade acadêmica vacinada. Isso demonstra o cuidado com a vida que o IFS teve com essa e todas as ações desenvolvidas nos últimos dois anos. Bate um ‘frio na barriga’ porque, além do reencontro, queremos que seja um momento prazeroso e rico em conhecimento para todos nós”, ressalta o pró-reitor.

Alysson ainda destaca que tudo está sendo preparado com muito zelo e com os cuidados necessários. Além disso, ele pontua que a programação será riquíssima, contribuindo para a formação pedagógica dos servidores do Instituto. “Estamos trazendo palestrantes muito bem conceituados, tanto da Rede Federal, quanto de universidades. Contamos também com a participação valiosa de colegas do próprio IFS. Então queremos que esse Encontro seja um momento ímpar de acolhimento e de discussão para as atividades letivas de 2022”.

Ruth Sales, reitora do IFS, lembra que não só o IFS, mas outras instituições foram pegos de surpresa com a pandemia, o que se tornou um desafio para que o Instituto pudesse se reinventar e continuar proporcionando educação de qualidade e um ensino inclusivo.

“Suspendemos nosso calendário acadêmico em março de 2020 e tivemos que fazer um planejamento a curto prazo, conviver com conflitos interiores e pensar na integração diante do cenário que estávamos vivendo. O ensino remoto veio para nos desafiar e, com ele, passamos a realizar também nossos eventos de forma remota e o Encontro Pedagógico é um deles. Hoje retornamos, mesmo ansiosos, mas seguros e agradecidos aos pesquisadores que nos proporcionaram a vacina. Agora com o retorno das atividades 100% presenciais, os desafios continuam mas sabemos que com o apoio dos nossos colegas (servidores) nossos estudantes continuarão a ser atendidos com zelo”, reforça Ruth.
Confira a programação completa do VII EP:

DIA 23 DE MARÇO

Manhã
08:00 Credenciamento

08:45 Apresentação Cultural

09:00 Abertura

09:30 Conferência inicial: “Implicações no fazer docente frente a novos desafios: repensando a prática e a si mesmo.”
Palestrante: Prof. Dr. César Nunes - UNICAMP
Mediação: Profª. Dr.ª Aline Ferreira - IFS/Campus Itabaiana

Tarde
14:00 Apresentação cultural

14:15 “Saúde em tempos de pandemia e seu impacto no fazer docente”
Palestrante: Psicológa Esp. Carolina Maria da Silva Mendonça

15:00 Orientações sobre o retorno a presencialidade
Palestrante: Dr. Marcos Moura e equipe

16:00 Mostra de Saberes e Práticas na Educação Profissional e Tecnológica

DIA 24 DE MARÇO
Manhã
08:00 Credenciamento

08:45 Apresentação cultural

09:00 Mesa-redonda: Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão - pesquisa como princípio pedagógico e a curricularização da extensão
Palestrantes: Prof.ª Dr.ª Elaine Soeira – Ifal, Prof.ª M.ª Éssia Romão - IFS/Campus Glória, Prof. Dr. Wellington Vilar - IFS/campus Aracaju
Mediação: Prof. Me. Djalma Melo

11:00 Mostra de produtos da pós-graduação

Tarde
14:00 DIAE: Ações e perspectivas para a permanência e o êxito dos nossos estudantes
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Luciana Bitencourt – DIAE/PROEN

14:30 Conferência de encerramento - Múltiplos enfoques, múltiplos olhares: permanência e êxito em debate
Palestrante: Prof. Me. Carlos Arthur Arêas
Mediação: Dr. Wanderlan Porto

16:00
Encerramento

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57