Dúvidas Frequentes

Escrito por LUCAS FERNANDES AZEVEDO SANTOS | Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h00 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 18h39 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 21h00

DÚVIDAS FREQUENTES

Editais DINOVE

P: O QUE É UM PROJETO DE INOVAÇÃO?

R: Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho (Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016);

P: SOU PROFESSOR EFETIVO DO IFS, EM QUAL EDITAL POSSO SUBMETER UMA PROPOSTA?

R: Você pode submeter apenas 1 projeto em um dos programas do eixo de inovação, são eles: PIBITI, IFSTEC, CADIFS, ACEIFS, PROBEN.

P: SOU ALUNO DO IFS, POSSO SUBMETER ALGUMA PROPOSTA?

R: Sim, desde que você mantenha a condição de aluno durante todo o ano de 2020, neste caso, você poderá submeter sua proposta para o edital 14/2019 – PID (Programa de Incentivo a Projeto de Inovação de Discentes).

Lembre-se que é necessário indicar um professor como supervisor.

P: QUAL EDITAL POSSUI BOLSA PARA PROFESSOR?

R: Edital 12/2019 – PROBEN.

P: QUANDO SE INICIA A VIGÊNCIA DO PROJETO?

R: Para todos os editais da DINOVE, os projetos se iniciam a partir do dia 27/12/2019

P: ATÉ QUANDO POSSO UTILIZAR OS RECURSOS DO PROJETO?

R: Para todos os editais da DINOVE, os recursos podem ser gastos até o final da vigência do projeto, isto é, 27/10/2020.

P: QUANTOS BOLSISTAS POSSO TER NO MEU PROJETO?

R: Depende do programa. O programa CADIFS(Edital 10/2019) prevê a participação de 2 bolsistas. Todos os outros, apenas 1 bolsista.

P: EM QUE POSSO UTILIZAR OS RECURSOS DO PROJETO?

R: A regra de uso dos recursos está definida no anexo 3 de qualquer edital, ou disponível neste link.

P: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O EDITAL IFSTEC E O ACEIFS?

R: O IFSTEC é um programa que fomenta o empreendedorismo, assim ele prevê o auxílio a projetos de intraempreendedorismo, criação de empresa júnior e desenvolvimento de ideias de negócio.

Já o programa ACEIFS é voltado ao estímulo à criação de negócios baseados em produtos ou modelos existentes a partir da participação em um programa de aceleração de negócios. Ele visa levar ao mercado/indústria o que foi desenvolvido em projetos do IFS.

P: O QUE É ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS?

R: A Aceleração é um programa que utiliza metodologias que são referência para o desenvolvimento de startups que visa ajudar empreendedores na criação de novos negócios a partir de ideias ou projetos inovadores, apoiando o desenvolvimento do produto mínimo viável (MVP), a validação de problema e solução e o lançamento da startup para os clientes no mercado.

P: O QUE É UMA ACELERADORA DE NEGÓCIOS E ONDE POSSO ENCONTRAR UMA?

R: Uma Aceleradora é uma organização que visa acelerar a criação de novas soluções inovadoras, fornecendo educação e orientação durante um período limitado de tempo (COHEN; HOCHBERG, 2014). Com uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar algumas aceleradoras, sugerimos que entre em contato com alguma que esteja localizada em Sergipe.

COHEN, S. G.; HOCHBERG, Y. V. Accelerating Startups: The Seed Accelerator Phenomenon. 2014.

P: COM QUEM POSSO ENTRAR EM CONTATO PARA OUTRAS DÚVIDAS?

R: Você pode buscar a DINOVE e suas coordenações, NIT e CIE. Através dos números 1851 ou 1881, ou através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=10239