Página inicial > Eventos

Eventos

Escrito por Administrador | Criado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h06 | Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h06 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 11h54

1º EXPOSIÇÃO DO MEMORIAL DO IFS (2018)

1ª Exposição

Participando da 16ª Semana Nacional de Museus o IFS realizou a 1ª Exposição do Memorial do IFS. O objetivo da exposição foi demonstrar aos visitantes, um panorama sobre a evolução daescola desde a sua fundação até os dias atuais, quando ela assume a denominação Instituto Federalde Sergipe. A exposição foi realizada no município de Nossa Senhora do Socorro no recéminaugurado Campus Socorro, por meio de fotografias e materiais expositivos.A visita a exposição ficou dividida em cinco momentos, o primeiro foi a visita ao Halldo Campus onde estavam as peças e a exposição fotográfica.Foramexpostas algumas fotografias por meio do data-show que encontra-se no hotsite do Memorial, alémdisso, também foram expostas publicações bibliográficas como algumas revistas produzidas pelainstituição ao longo dos anos.O segundo momento ocorreu no auditório do Campus, foi exibido um vídeo institucionalapresentando a estrutura física dos Campi, os projetos de extensão e pesquisa, os eventosrealizados,bem como os prêmios recebidos pelo instituto nos últimos anos. Finalizado a visita ao acervo, os alunos seguiram para abiblioteca do Campus pararealizarem uma visita guiado com o bibliotecário Marício Júnior, eles tiveram a oportunidade deconhecer o acervo e os programas oferecidos aos alunos do instituto e para os membros dacomunidade externa. Nessa momento, foi apresentado a exposição Salobra, com a finalidade detrazer o sentimento de pertencimento e identidade a comunidade do município de Nossa Senhora doSocorro.Ao finalizarem essa visita, todos os alunos foram direcionados para a hall do campus para aação educativa.

2 EXPOSIÇÃO DO MEMORIAL DO IFS (2019)

2ª Exposição do Memorial do IFS

Participando da 17ª Semana Nacional de Museus o IFS realizou a 2ª Exposição do Memorial do IFS “Escola Ontem, IFS hoje: a educação profissional transformando vidas”. Esse ano a exposição teve um diferencial, foram oferecidas quatro palestras aos visitantes, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da instituição através da palestra “O caminhar da história do antigo Patronato São Maurício até ifetização (1924 a 2008)” proferida pelo professor Alberto Acioli Bonfim e da palestra Construção histórica da antiga Escola de Artífices até a ifetização (1909 a 2008) realizada pela bolsista Gabrielle Matos com base no texto do professor Amâncio Cardoso. Assim como, os relatos de experiência  Almir Alves da Costa,  ex-aluno da escola Agrotécnica de Sergipe (1987 a 1989) e Jairo Alves, ex-aluno da escola industrial de Aracaju (1962 a 1964).  exposição ficou aberta ao público nos períodos manhã e tarde.Foram expostas vinte fotografias referentes das escolas de Aracaju e São Cristóvão, bem como algumas peças pertencentes ao acervo do memorial. No total 265 pessoas visitaram a exposição.

Reportagem Aperipê TV

1ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E DOCUMENTAL DO IFS (2019)

1ª Exposição Fotográfica e Documental

Participando da 3ª Semana Nacional de Arquivo o IFS realizou a 1ª Exposição Fotográfica e Documental. A exposição ocorreu dia 06 de junho de 2019 no hall do prédio principal do Campus São Cristóvão.O planejamento inicial contava com a exposição de 20 (vinte) fotografias, sendo 5 (cinco) fotos de cada campi e reitoria. No entanto, o espaço disponível no hall do campus possibilitou apenas expor 13 (treze) fotografias. Também foram expostos 20 documentos sendo 5 (cinco) de Aracaju, São Cristóvão, Lagarto (antiga UNED) e Reitoria. Além de 4 (quatro) banners contendo notícias de jornais que saíram sobre a Escola de Artífices e o Patronato São Maurício, bem como os decretos de criação destas escolas.Durante todo o dia 06/06 foram exibidas entrevistas que estão disponíveis no site do memorial do IFS. Essas entrevistas são depoimentos de ex-alunos, professores e servidores aposentados que fizeram parte do IFS.

4 ª EXPOSIÇÃO DO MEMORIAL DO IFS (2020)

4ª Exposição do MIFS 1   4ª Exposição do MIFS 2

O ano de 2020 foi marcado pela COVID-19 e para evitarmos aglomerações não realizamos nossa exposição anual, em 2021 o Memorial do IFS entrou na era digital, lançando a 4ª exposição do MIFS no perfil do Facebook, afinal, nosso querido evento não podia passar em branco. Com o objetivo de apresentar de forma interativa, as peças que foram utilizadas ao longo dos anos no desenvolvimento das atividades e transformações vividas pelo Instituto Federal de Sergipe, realizamos de 17 a 21 de maio, seguindo a temática lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus, a exposição “Recuperando e Reimaginando o MIFS” em comemoração ao dia internacional de Museus. Foram expostos jornais, fotografias da escola e vídeos animados com as peças do acervo. Por ter sido online todos os vídeos estão salvos, portanto, você pode acompanhar um pouco mais sobre a nossa história nos links que estão disponibilizados aqui.

Exposição MIFS - 24 de Maio de 2021

Exposição MIFS - 25 de Maio de 2021