O IFS - Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI)
- Detalhes
O IFS faz parte da Rede Federal de ensino público profissional e técnico, composta por 48 Institutos Federais, 2 CEFETs e o Colégio Pedro II, que estão presentes em todos os estados da federação brasileira.
O Instituto Federal de Sergipe possui 10 campi (Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Poço Redondo, São Cristóvão, Socorro e Tobias Barreto), localizados na capital, região metropolitana e interior da unidade federativa de Sergipe, na costa da região nordeste do Brasil. Região banhada pelo Oceano Atlântico e conhecida pelas suas ricas histórias, culturas, culinárias, produções artísticas e musicais, belezas naturais exuberantes, além de um espaço rico em produção de conhecimento e inovações tecnológicas.
O IFS oferta cursos que abrange desde o nível médio integrado à cursos técnicos, cursos técnicos subsequentes, além de ensino superior (licenciatura e bacharelado), e pós graduação stricto sensu no nível mestrado.
O ensino público brasileiro é um direito básico universal, para brasileiros e estrangeiros, garantido de forma gratuita e prezando pela valorização do profissional e pelo padrão de qualidade do ensino.
O ensino público brasileiro está fundamentado nos princípios da Lei Federal nº 9.394 de 1996, que garante a defesa da educação como um direito básico universal inalienável, imprescindível para a emancipação dos indivíduos e o desenvolvimento humano e social. Portanto, é dever da Federação, dos estados e dos municípios subsidiar e prezar pela manutenção de suas respectivas instituições públicas garantindo que todo indivíduo, brasileiro ou estrangeiro, de maneira democrática e indiscriminada tenha direito de acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade no território nacional, que se inicia desde a primeira infância e se estende até o ensino superior.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394 de 1996)
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
O IFS - Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI)
- Detalhes

O IFS faz parte da Rede Federal de ensino público profissional e técnico, composta por 48 Institutos Federais, 2 CEFETs e o Colégio Pedro II, que estão presentes em todos os estados da federação brasileira.
O Instituto Federal de Sergipe possui 10 campi (Aracaju, Estância, Glória, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Poço Redondo, São Cristóvão, Socorro e Tobias Barreto), localizados na capital, região metropolitana e interior da unidade federativa de Sergipe, na costa da região nordeste do Brasil. Região banhada pelo Oceano Atlântico e conhecida pelas suas ricas histórias, culturas, culinárias, produções artísticas e musicais, belezas naturais exuberantes, além de um espaço rico em produção de conhecimento e inovações tecnológicas.
O IFS oferta cursos que abrange desde o nível médio integrado à cursos técnicos, cursos técnicos subsequentes, além de ensino superior (licenciatura e bacharelado), e pós graduação stricto sensu no nível mestrado.

O ensino público brasileiro é um direito básico universal, para brasileiros e estrangeiros, garantido de forma gratuita e prezando pela valorização do profissional e pelo padrão de qualidade do ensino.
O ensino público brasileiro está fundamentado nos princípios da Lei Federal nº 9.394 de 1996, que garante a defesa da educação como um direito básico universal inalienável, imprescindível para a emancipação dos indivíduos e o desenvolvimento humano e social. Portanto, é dever da Federação, dos estados e dos municípios subsidiar e prezar pela manutenção de suas respectivas instituições públicas garantindo que todo indivíduo, brasileiro ou estrangeiro, de maneira democrática e indiscriminada tenha direito de acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade no território nacional, que se inicia desde a primeira infância e se estende até o ensino superior.
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394 de 1996)
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
Fonte: Ministério da Educação (MEC)
FAQ: Perguntas Frequentes - ASSRI
- Detalhes
FAQ - Perguntas Frequentes:
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Assessoria
Como o IFS percebe a internacionalização?
O IFS percebe a internacionalização como um processo transversal que integra atividades que envolvem as diversas modalidades de mobilidade acadêmica, pesquisas colaborativas, procedimentos e iniciativas que visem à inovação tecnológica, à transferência de tecnologia e ao empreendedorismo, projetos de desenvolvimento de ações realizadas entre instituições de mais de um país e desenvolvimento de aspectos curriculares e dupla diplomação que impactem na prática pedagógica no Brasil e/ou no exterior, promovendo impacto positivo na produção do conhecimento e no desenvolvimento social.
Qual o setor que auxilia o IFS no processo de internacionalização?
A Assessoria de Relações Internacionais se encontra vinculada ao gabinete da reitoria, mas está em constante diálogo com todos os setores do IFS, em especial, com as Pró-reitorias de Ensino e Extensão.
Atualmente, qual a estrutura organizacional da unidade de internacionalização do IFS?
A ASSRI/IFS é composta por um assessor internacional e uma bolsista de Relações Internacionais.
Mobilidade
O IFS oferece oportunidades de intercâmbio para instituições estrangeiras?
Sim. Atualmente o IFS possui um Mou (Memorando de Entendimento) com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Termos de Cooperação com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Além disso, o IFS formalizou no final de 2022 o Programa de Dupla Diplomação entre o curso de Engenharia Civil do IFS - Campus Estância e o Mestrado de Construção Civil do IPS.
Consulte os acordos citados em Documentos.
Se eu participar de um intercâmbio em outro país, eu atraso meu curso no IFS?
Dependerá do tipo de intercâmbio em que você esteja participando. É importante verificar juntamente com a coordenação de seu curso a possibilidade de aproveitamento das disciplinas cursadas, ou quaisquer outras questões a serem levadas em consideração. No caso dos acordos de Dupla Diplomação celebrados oficialmente pelo IFS, no quais o estudante poderá obter até três títulos acadêmicos, sendo um nacional e dois internacionais, o prazo pode se estender em até um ano e meio.
Como faço a equivalência de créditos ou horas cursadas no exterior?
No nível técnico as equivalências são feitas por um professor do departamento local na instituição brasileira competente para avaliar e constatar as horas/créditos cursados no exterior e sua compatibilidade com a ementa nacional.
Quero me capacitar no exterior. Como devo proceder?
Para mais informações sobre auxílios e programas de bolsas para formação e especialização no exterior acesse a aba de Editais e Oportunidades.
Estou em estágio probatório. Posso me afastar para capacitação no exterior?
Servidor Docente:
1.1 – Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior
O servidor poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, no período do estágio probatório. (art. 95, da Lei nº 8.112/90)
1.2 – Afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu
Os servidores Docentes em estágio probatório, poderão se afastar para realização de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, independentemente do tempo ocupado no cargo ou na instituição. (art. 30, da Lei nº 12.772/2012)
1.3 – Licença Capacitação
Não poderá ser concedido, Licença para Capacitação, ao servidor em estágio probatório, em face de não se encontrar no rol das licenças/afastamentos. (art. 20, da Lei nº 8.112/1990).
Para os Técnicos Administrativos:
1.1 – Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior
O servidor poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, no período do estágio probatório. (art. 95, da Lei nº 8.112/90)
1.2 – Afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu
Os servidores TAS’s em estágio probatório, não poderão se afastar para realização de programas de mestrado e doutorado, haja vista, que somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro). (art. 95, da Lei nº 8.112/90)
1.3 – Licença Capacitação
Não poderá ser concedido, Licença para Capacitação, ao servidor em estágio probatório, em face de não se encontrar no rol das licenças/afastamentos. ( art. 20, da Lei nº 8.112/90)
Idiomas
Já fiz intercâmbio e/ou já tenho conhecimento em um idioma. Como posso aproveitar esse conhecimento para adquirir os créditos da disciplina?
Nesse caso a estudante pode solicitar a realização de um teste de proficiência, e através dele poderá comprovar que já possui o conhecimento necessário em uma disciplina requerida.
É necessário saber uma língua estrangeira (LE) para participar de um intercâmbio?
Dependerá do país de destino e do tipo de programa que esteja participando. No caso de países estrangeiros que não possuem a língua portuguesa como idioma oficial, geralmente é necessário a realização de exames de proficiência na língua a qual será ministrado as aulas. É importante que o candidato verifique os editais e portais das instituições ofertantes quais os requisitos para participação no programa de intercâmbio
Quais os exames de proficiência mais comuns? E quais as notas/pontuações que eles atribuem?
Para mais informações sobre exames de proficiência e dúvidas relacionadas acesse a aba de Informações Úteis.
O IFS aplica prova/exame de proficiência?
O TOEIC Bridge era o único exame de proficiência aplicado no IFS, no entanto, devido à pandemia, não está sendo realizada sua aplicação. Para mais informações sobre quais os tipos e onde realizar os exames de proficiência, acesse a aba de Informações Úteis.
Afastamento (Servidores e TAEs)
Vou tirar férias no exterior. Preciso de autorização para afastamento?
Não necessita de autorização do Órgão para o servidor que deseja usufruir de férias no exterior, apenas comunicar ao chefe imediato o endereço eventual do País. (art. 6º, do Decreto nº 91.800/1995).
Vou realizar intercâmbio no exterior. Preciso de autorização para afastamento?
Dependerá do tipo de intercâmbio realizado, é necessário verificar junto à instituição.
A licença Capacitação poderá ser concedida (mediante autorização) para participação em curso presencial ou intercâmbio para aprendizado de língua estrangeira, quando recomendável ao exercício de suas atividades, conforme atestado pela chefia imediata, bem ainda, pela Assessoria Institucional. (art. 25, do Decreto nº 9.991/2019)
Como realizar um pedido de afastamento?
Os servidores que pretendem solicitar afastamento para participação em Programa de Pós-graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior deverão preencher os requisitos e apresentar a documentação exigida, conforme o caso.
Qual documentação necessária?
Docente
Requisitos: Art. 12 da Resolução CS/IFS n° 47/2020
Documentação: Art. 13 da Resolução CS/IFS n° 47/2020
Técnico Administrativo em Educação
Requisitos: Art. 13 da Resolução CS/IFS n° 83/2021
Documentação: Art. 14 da Resolução CS/IFS n° 83/2021
Discentes e visitantes internacionais
É exigido a proficiência em língua portuguesa para estudar no Brasil?
Sim. No caso de estudantes e participantes que estejam realizando formação ou especialização no Brasil em língua portuguesa, é necessário a realização de exames de proficiência em português para estrangeiros, o CELPE-Bras. Acesse mais informações sobre exames de proficiência na aba de Informações Úteis.
Como obter um Visto?
A obtenção de visto é de responsabilidade dos candidatos, devendo ser realizada junto aos órgãos oficiais do Brasil. Os candidatos poderão, no entanto, solicitar ao IFS declarações que auxiliem o participante a comprovar seu vínculo à Instituição,
Para mais informações sobre obtenção de vistos e dúvidas relacionadas acesse a aba de Informações Úteis e a página de Orientações sobre Vistos e Documentação para Estudantes Estrangeiros, do Ministério das Relações Exteriores.
Qual é a documentação necessária para estudar no Brasil?
Para realizar a solicitação de visto estudantil, a documentação necessária dependerá do país de origem do aplicante e Consulte o Posto com serviço consular mais próximo para saber quais são os requisitos em seu país.
Em geral, a documentação solicitada inclui, no mínimo:
a. Formulário preenchido e assinado em duas vias;
b. Passaporte;
c. Declaração da Instituição de Ensino brasileira atestando que o interessado foi aceito ou está matriculado no curso pretendido;
d. Termo de Responsabilidade Financeira emitido pelo órgão responsável, quando bolsista, ou pela pessoa responsável pelo estudante;
e. Autorização dos pais, se menor de idade;
f. Atestado de bons antecedentes;
g. Comprovante de meio de transporte de entrada e saída do território nacional.
Para mais informações sobre obtenção de vistos e dúvidas relacionadas acesse a aba de Informações Úteis e a página de Orientações sobre Vistos e Documentação para Estudantes Estrangeiros, do Ministério das Relações Exteriores.
Vida fora do Campus
Informações sobre taxas
Educação: A educação pública, universal, gratuita e de qualidade no Brasil é um direito garantido pela Constituição, sendo responsabilidade dos governos públicos utilizar responsavelmente os impostos e prover o ensino público sem custos adicionais a sua população, bem como estudantes estrangeiros que estejam inseridos nas instituições.
Transporte: A tarifa de transporte atual (Maio, 2025) custa em torno de 4,50 reais, incluindo o trânsito por todas as linhas e rotas de ônibus intermunicipais, além do direito à troca de rota nos terminais sem acréscimo. O transporte público, através do AracajuCard Escolar, garante 50% de desconto na tarifa e é o meio mais comum e acessível utilizado pelos alunos tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.
Custo de Vida: Os custos com despesas básicas podem variar conforme o bairro de estadia, bem como do estilo de vida e interesses do discente/visitante. O salário mínimo atual (2025) no Brasil é de R$ 1.518,00 (mil quinhentos e dezoito). No entanto, este valor pode não ser suficiente para as despesas mais básicas, como pode ser observado nos custos baixos. Por isso, é necessário que o discente ou visitante disponha de recursos suficientes para cobrir todas suas despesas pessoais.
Custo de vida atual:
Supermercado |
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Leite 1 litro |
R$ 6,06 |
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Pão francês (kg) |
R$ 14,00 |
|
Arroz (5kg) |
R$ 37,13 |
|
Açúcar (5kg) |
R$ 24,00 |
|
Feijão (1kg) |
R$ 10,13 |
|
Café (pacote de 500g) |
R$ 13,75 |
Bar e Restaurante |
|
|
Almoço em restaurante barato |
R$ 22,67 |
|
Almoço em restaurante caro |
R$ 104,20 |
|
Coca-cola 2 litros |
R$ 10,50 |
|
Cafezinho |
R$ 4,00 |
Transporte |
|
|
Ônibus |
R$ 4,50 |
|
Taxi bandeirada (tarifa normal) |
R$ 5,75 |
|
Taxi 1km (tarifa normal) |
R$ 5,55 |
|
Gasolina litro |
R$ 6,75 |
|
Etanol litro |
R$ 6,00 |
|
1 hora de estacionamento na região central |
R$ 6,00 |
Moradia |
|
|
Aluguel quitinete (região cara) |
R$ 1.150,25 |
|
Aluguel apartamento 2qts (região cara) |
R$ 1.709,76 |
|
Aluguel apartamento 3qts (região cara) |
R$ 2.003,64 |
|
Aluguel quitinete (região barata) |
R$ 640,20 |
|
Aluguel apartamento 2qts (região barata) |
R$ 900,20 |
|
Aluguel apartamento 3qts (região barata) |
R$ 1.133,50 |
*Valores aproximados referente à 2024/2025. Fonte: Custo de Vida
| voltar |
Editais e Oportunidades
- Detalhes
EDITAIS
2026
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2026/1
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o curso de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 1º semestre de 2026.
Período de inscrição: 07 de dezembro de 2025 a 07 de fevereiro de 2026
Podem se inscrever: Imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/v5kxUg4R6qRfd3bXA
EDITAL N°1, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2025
2025
Inscrições para Avaliação Presencial de Língua Portuguesa para Estrangeiros, Imigrantes e Refugiados - 2025
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, através de sua Assessoria de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para inscrições para a Prova Presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados, que realizaram o curso Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade EaD, oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Período de inscrição: 22 de agosto a 22 de setembro de 2025.
Podem se inscrever: Estrangeiros, imigrantes e refugiados, que realizaram o curso Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade EaD, oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/MqRVE8TeKSegAXjU7
EDITAL N° 03, DE 20 DE AGOSTO DE 2025
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - EDITAL N°03/2025/ASSRI
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2025/2
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o curso de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 2º semestre de 2025.
Período de inscrição: 16 de julho a 08 de agosto de 2025.
Podem se inscrever: Imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/5Wme1Q2rjrpJY8Hz9
EDITAL N° 02, DE 16 DE JULHO DE 2025
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2025/1
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o curso de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 1º semestre de 2025.
Período de inscrição: 17 a 27 de fevereiro de 2025.
Podem se inscrever: Candidatos imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/NSH5QgsupRmGfXES9
EDITAL Nº 01, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2025
Homologação e classificação parcial - edital N° 01/2025/ASSRI - PLA
Segunda chamada - edital N° 01/2025/ASSRI - PLA
2024
EDITAL Nº 04, DE 17 DE SETEMBRO DE 2024
Chamada Interna de Pré-Seleção Summer 2025 Study of the United States Institute (SUSI) for Student Leadres on Climate Change and the Environment
Pré-seleção de um estudante para concorrer a Chamada Pública Summer 2025 Study of the United States Institute (SUSI) for Student Leaders on Climate Change and the Environment, que trata da seleção de estudantes para bolsas de estudo nos Estados Unidos para participarem do programa de 5 semanas (24 de junho a 26 de julho de 2025) na University of Nevada, em Reno
Período de inscrição: 17 a 27 de outubro de 2024.
Podem se inscrever: Estudantes regularmente matriculados em Cursos Superiores do IFS, que tenham entre 18 e 25 anos de idade; Estudantes que tenham proficiência na língua inglesa, comprovada pelos certificados TOEFL, IELTS ou Cambridge, com o nível mínimo B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); Estudantes que não estejam no último semestre do curso no período da execução do programa; Estudantes com alto nível de desempenho acadêmico; Estudantes comprometidos com serviço comunitário e atividades extracurriculares; Estudantes comprometidos em participar de todas as atividades do programa e a regressar ao Brasil após o término do intercâmbio.
Faça sua inscrição no formulário e anexe a documentação exigida: https://forms.gle/a68t771koUq8LJP36
EDITAL N° 03, DE 02 DE SETEMBRO DE 2024
Inscrições para Avaliação Presencial de Língua Portuguesa para Estrangeiros, Imigrantes e Refugiados - 2024.2
A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, através de sua Assessoria de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para inscrições para a avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram o curso Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade EaD, oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Período de inscrição: 04 a 11 de setembro de 2024.
Podem se inscrever: Estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram o curso Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade EaD, oferecido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/9Xxpg77gybDfwuuN9
Homologação das Inscrições após período de recurso
Resultado Final Resultado Final
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 2 / 2024
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2024/2
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o curso de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 2º semestre de 2024.
Período de inscrição: 03 a 18 de agosto de 2024.
Podem se inscrever: Candidatos imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição no formulário: https://forms.gle/6C2fNiXxvmna1YAG6
Resultado Final Atualizado (novo)
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 1/ 2024
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2024/1
A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas para o curso de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 1º semestre de 2024.
Período de inscrição: 07 de fevereiro a 18 de fevereiro de 2024.
Podem se inscrever: Candidatos imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição
| 2023 |
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02 DE JULHO DE 2023
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2023/2
A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 2º semestre de 2023.
Período de inscrição: 20 a 30 de julho de 2023.
Podem se inscrever: Candidatos imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, alfabetizados na língua materna.
Faça sua inscrição.
Retificação do Edital de Processo Seletivo Nº 2 de 2023
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01 DE FEVEREIRO DE 2023
Curso de Português como Língua Adicional (PLA) - 2023/1
A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), juntamente com sua Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFS para o 1º semestre de 2023.
Período de inscrição: 13 a 22 de fevereiro de 2023.
Podem se inscrever: Candidatos imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos, independente da escolaridade e de serem ou não alunos do IFS.
Faça sua inscrição.
Projeto pedagógico do curso PLA
Retificação do Edital de Processo Seletivo Nº 01 de fevereiro de 2023
|
2022 |
A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), no uso de suas atribuições, torna público os procedimentos e normas referentes à Seleção Interna Simplificada de Estudante dos cursos de Graduação do IFS para participar de mobilidade acadêmica de curta duração em Itumbiara (GO) com projetos e ações multidisciplinares relativas ao Projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION, na sigla em inglês), metodologia BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project a nd Soft Skills Oriented for Leadership), proveniente de atividades anteriores conduzidas por Institutos Federais, orientadas para a inovação e iniciativas de fortalecimento e capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras.
EVENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
- Detalhes
Cooperemos: II Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste
Sobre o Fórum:
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) sediou, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2024, o II Fórum de Internacionalização dos Institutos Federais do Nordeste, reunindo representantes de 11 instituições da Rede Federal da região. O evento, intitulado "Internacionalização, Permanência e Êxito", tem o objetivo de aprimorar as políticas institucionais no campo da educação, bem como promover a internacionalização do ensino, implementar práticas de permanência estudantil eficazes e promover o sucesso acadêmico.

A programação do evento contou com atividades culturais, mesas-redondas e palestras focadas na internacionalização institucional, na relação das línguas estrangeiras com a Inteligência Artificial e no papel das línguas estrangeiras nos processos culturais de colonização e decolonização. Durante o Fórum, também houve a assinatura do Protocolo de Cooperação do Cooperemos, um importante marco para as ações de institucionalização entre os Institutos Federais do nordeste. O evento também contou com a participação dos estudantes internacionais contemplados pelos programas PEC-PLE, PEC-G e PLA, os quais compartilharam suas experiências e a importância dos programas de mobilidade na Rede Federal.

Frederico Chaves Sampaio Júnior, Assessor de Relações Internacionais do IFS, ressaltou que o II Fórum de Internacionalização foi essencial para fomentar o diálogo entre estudantes, professores, técnicos, gestores e demais profissionais da educação. “A partir disso, foram promovidas trocas de experiências e conhecimentos que contribuíram para o aprimoramento das políticas institucionais, a internacionalização do ensino, a implementação de práticas de permanência estudantil eficazes e a promoção do sucesso acadêmico", explicou o assessor.
Dia Mundial do Refugiado 2024 - "Trajetórias/esperanças que se constroem além das fronteiras"

Sobre o evento:
No dia 20 de junho de 2024, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI) e do Departamento de Educação a Distância (DEAD), realizou uma roda de conversa em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, com o tema "Trajetórias/esperanças que se constroem além das fronteiras". O evento, teve como objetivo promover a conscientização sobre a situação dos refugiados e suas necessidades, também convidou os participantes a refletirem sobre o cenário de deslocamento, o sistema de refúgio no Brasil, o perfil e as necessidades dos refugiados, além de discutir o direito imigratório.
A roda de conversa foi transmitida ao vivo pelo canal do IFS no Youtube e contou com a participação de Luciana Saab, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR Brasil); dos membros da Comissão de Direito Imigratório da OAB/SE e de Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS.
Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS, destaca a importância da Roda de Conversa para a comunidade acadêmica. “Estimular a reflexão sobre a temática dos refugiados e dar visibilidade às ações do Instituto, como a oferta do curso de Português como língua adicional (PLA) para imigrantes e refugiados, são passos fundamentais para promover a inclusão e o acolhimento dessas pessoas em nossa sociedade”, afirma.
O IFS em Portugal:
Participação no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior e novas parcerias internacionais para o IFS.
Sobre o seminário:
O Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior aconteceu na cidade de Bragança, Portugal, entre os dias 03 e 08 de abril, com a pretenção de incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil. O Instituto Federal de Sergipe foi representado pela reitora Ruth Sales Gama de Andrade e pelo assessor de relações internacionais, professor Frederico Chaves Sampaio Junior.
O evento foi sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e abordou por meio de workshops, mesas redondas e visitas institucionais temáticas que distinguem positivamente as instituições participantes como a Mobilidade e a Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo, e o fortalecimento das Redes de Cooperação Internacional envolvendo as instituições portuguesas e brasileiras.
Parcerias
O seminário, junto as visitas técnicas realizadas, possibilitou uma abertura e uma maior aproximação com os Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), Guarda (IPB), Porto (IPP) e Setúbal (IPS) para a ampliação de acordos de cooperação que atendem a instituição de forma transversal: professores, técnicos e estudantes. Confira os acordos na guia Documentos.
“Esse é um evento de grande importância, que aproxima as instituições e oportuniza a mobilidade, a dupla diplomação, a inovação formativa, o empreendedorismo e o processo de cocriação. Essas ações trarão muitos benefícios para os nossos estudantes e servidores, como também, visibilidade para a nossa instituição”, destacou a reitora Ruth Sales.
PLA Acolhimento 2025
A primeira edição do evento PLA Acolhimento aconteceu na Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no dia 26 de junho. O evento, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), teve como objetivo acolher e integrar alunos e egressos do curso de Português como Língua Adicional (PLA), ofertado pela instituição com o objetivo de facilitar a integração acadêmica e profissional dos seus estudantes, a partir do ensino do português.
Além da presença de discentes advindos de nações das Américas, África, Ásia e Europa, o evento ainda contou com a participação do professor Dr. Allisson Goes, que apresentou um breve panorama acerca da imigração no Brasil. O momento incentivou o diálogo e a troca com os estudantes presentes, um dos objetivos do evento que ocorrerá anualmente.
De acordo com Frederico Chaves, assessor de Relações Internacionais do IFS, “ao oferecer espaços de integração, buscamos proporcionar a esses indivíduos a oportunidade de compartilhar seus costumes e perspectivas, ampliando o conhecimento coletivo e promovendo a convivência intercultural. E o IFS está de braços abertos para recebê-los, pois isso é fundamental para a construção de um ambiente mais acolhedor, plural e respeitoso”.
O IFS em Moçambique:
Cooperação Técnica para capacitar professores de Moçambique
Sobre a ação:
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) integra a missão de cooperação técnica que vai capacitar 75 professores moçambicanos na área de construção civil pelo Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (Bramotec). O objetivo é promover a formação especializada a partir de estratégias pedagógicas inovadoras, difundir técnicas consolidadas demandadas pelo governo parceiro e instituir novas parcerias para a prospecção de pesquisas e a promoção da mobilidade acadêmica.
O professor do IFS e coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus Estância, Thiago Remacre, foi um dos cinco selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ministrar o Curso de Formação de Formadores na Área de Construção Civil de Moçambique. A seleção incluiu docentes dos IFs de Brasília, Goiás, Paraná e Alagoas e usou como critério a área de formação e o envolvimento em propostas pedagógicas e de pesquisa capazes de apontar práticas de qualidade e inovação no ensino.
O curso:
O curso será híbrido e terá duas partes: atividades online (EaD), pela plataforma Google Classroom (17h/aula), e presenciais (133 h/aula), no Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane na cidade de Inhambane, em Moçambique, África. As atividades online terão início no dia 21 de novembro e se encerram em 25 de dezembro de 2022, enquanto as aulas presenciais ocorrerão no primeiro semestre de 2023, durante 25 dias. A metodologia incluirá uma oficina de formação geral e uma especialização em prática laboratorial e em prática de estaleiro comunitário.
As aulas serão ministradas em cinco módulos: Formação docente, Controle tecnológico de solos e fundações, Materiais de construção e compósitos de interesse ambiental, Planejamento e sistemas construtivos e Projeto integrador. O curso é voltado para professores do ensino técnico de Moçambique com formação em Engenharia Civil, Arquitetura ou áreas correlatas e será desenvolvido por meio da estratégia “learning by doing”, em que os participantes aprendem novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a capacitação.
Internacionalização
Segundo Thiago Remacre, o curso simboliza um marco na internacionalização formativa do IFS, que irá emitir certificado para 75 professores que atuam nas escolas técnicas e profissionalizantes daquele país. “Além do módulo EaD, irei ministrar aulas presenciais em sistemas construtivos, alvenaria estrutural e patologias das construções de alvenaria para desenvolver uma casa modelo empregada com tecnologia local, já que lá temos várias construções de pequeno porte para atender a população tão necessitada de Moçambique”, destacou.
Para o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves Sampaio Junior, a missão de cooperação técnica para capacitar os formadores moçambicanos fortalece os laços culturais, históricos e linguísticos entre Brasil e Moçambique. "A participação do IFS no curso dá protagonismo à nossa instituição dentro da Rede Federal no eixo de cooperação Sul-Sul, que é prioridade para o Conif e continuará sendo na política de internacionalização do Brasil com a mudança da presidência", ressaltou.
Sobre o Bramotec
O programa Bramotec tem o objetivo de contribuir com a formação continuada de professores moçambicanos nas áreas de Agricultura, Design de Interiores, Turismo & Hotelaria e Construção Civil. A ação de cooperação bilateral, que conta com o envolvimento do Conif, Ministério da Educação, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) de Moçambique, reconhece a comunhão entre o Brasil e o país africano na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


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