Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Comunicação > Competição de foguetes abre Feira de Ciências do Campus Estância
ASTRONOMIA

Competição de foguetes abre Feira de Ciências do Campus Estância

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h10 | Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h10 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h49

Evento superou edições anteriores em inscritos, público e distância dos lançamentos

Por Carole Ferreira da Cruz

FEICE foguete capaA Competição de Foguetes de garrafas pet revelou todo o talento e a criatividade dos estudantes em dois dias intensos de muito aprendizado e diversão durante a III Feira de Ciências do IFS - Campus Estância (FEICE). O público vibrou em meio aos lançamentos, que seguiram as normas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronática (OBA) e os princípios da física e da matemática, da aerodinâmica e das reações químicas.

O campeonato envolveu o número recorde de 52 equipes e superou as edições anteriores em público, participantes inscritos e distância alcançada. Tamanho crescimento é reflexo do ótimo desempenho dos alunos do campus na olimpíada brasileira ao conquistarem o vice-campeonato na Jornada Nacional de Foguetes, realizada em setembro, no Rio de Janeiro.

Foguetes 2Para a professora e integrante da comissão organizadora da FEICE, Elaine Meneses, o êxito se deve ainda ao caráter interdisciplinar da competição. “Utilizamos uma sequência didática que envolve as disciplinas química e física. Juntas, elas desenvolvem aulas que vão desde a montagem do foguete e da plataforma até às explicações sobre a reação química que serve de combustível e de aerodinâmica.

A grande vencedora foi a equipe formada só por mulheres, a “Kemaliana”: junção das iniciais de Ketlen Beatriz N. Barbosa, 16 anos, Maria Eduarda Rosário Pinto, 15 anos, e Juliana Viana Santana, 16 anos, do curso integrado de Sistemas de Energias Renováveis. “Optamos por usar materiais diferentes dos convencionais e também inovamos na plantaforma e na aerodinâmica”, explicou Juliana.

Destaques

Foguetes 3As meninas conseguiram um lançamento de 220m que ultrapassou os muros do campus e já estão pré-classificadas para representar o IFS na OBA 2024. Ficaram com a segunda e a terceira colocações as equipes “Senhor Nascimento”, formada por Daniel Costa, Laura Sophia, Clara Sabrina e Igor Daniel, de Edificações, e “Isso mesmo”, formada por Nilton Pereira, Marcos Gabriel e Maicon Gabriel, de Eletrotécnica.

A escolha do nome “Senhor Nascimento” foi em homenagem ao avô de Daniel Costa, que prometeu ajudar na construção do foguete, mas morreu antes de realizer o desejo do neto, no dia 7 de agosto. “O sonho do meu vô era ser engenheiro civil e por isso ele gostava de se envolver em atividades ligadas à construção. Fiz esse foguete pensando nele”, contou emocionado.

A competição de foguetes já é uma tradição da FEICE. Nesta edição, os lançamentos foram transferidos provisoriamente do terreno ao fundo das salas de aula para a área do estacionamento em função das obras da quadra poliesportiva, que está sendo construída via liberação de emenda parlamentar conquistada após anos de mobilização da direção geral, com o apoio da comunidade acadêmica, para captação de recursos externos destinados a investimentos no Campus Estância.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead