Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Aracaju > Abertura dos Jogos de Integração reúne centenas de alunos no Campus Aracaju

Abertura dos Jogos de Integração reúne centenas de alunos no Campus Aracaju

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2014, 09h49 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCF7495 bFoi aberto nessa segunda-feira, 1ºde dezembro, mais uma edição dos Jogos de Integração do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio de Esportes e reuniu estudantes, professores e dirigentes da instituição. O evento conta com 750 participantes, alunos do 1º ao 4º ano dos cursos médios técnicos integrados, distribuídos em 11 modalidades: futsal masculino e feminino, voleibol misto, handebol misto, tênis de mesa individual masculino e feminino, tênis de mesa dupla, xadrez masculino, xadrez feminino, totó dupla e jogos eletrônicos.

No primeiro dia, já começaram as disputas de vôlei e nesta terça-feira, dia 2, acontece a estreia do futsal, nas modalidades masculino e feminino. As competições prosseguem até sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Ginásio de Esportes. A entrada é gratuita e, para quem quiser assistir, os jogos acontecem nos turnos da manhã e tarde. A programação geral dos jogos você confere clicando aqui.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Educação Física e tem como objetivo oportunizar a integração e o relacionamento social entre docentes, alunos dos cursos médios integrados, técnico-administrativos e familiares por meio da participação em uma competição esportiva de cunho educativo.

DSCF7419 b   DSCF7423 b DSCF7462 b

Clima de animação

A cerimônia de abertura teve início às 9 horas com a entrada, no ginásio de Esportes, dos dirigentes e de todos os coordenadores de cursos e áreas, e em seguida aconteceu o desfile dos alunos de todas as turmas participantes. Os atletas desfilaram com uniformes de suas equipes em clima de festa. O evento foi aberto oficialmente pelo diretor geral do Campus Aracaju, professor Elber Gama, que destacou a importância dos jogos, que neste ano chega a sua quarta edição.

“Esta competição é um dos mais importantes eventos integrante do calendário acadêmico do Campus Aracaju”, disse o diretor geral. Professor Elber afirmou que sem o apoio da Reitoria do IFS o esporte na instituição não teria esse crescimento. “Temos um ginásio com equipamentos e indumentárias esportivas que é o melhor de Sergipe. Somos referência no estado. Isso é resultado do apoio que temos recebido da Reitoria”. Ele também agradeceu à Coordenadoria de Educação Física que em um esforço integrado de todos os docentes, que lá trabalham, reeditaram, mais uma vez, os Jogos de Integração.

DSCF7480 b  DSCF7465 b  DSCF7447 b

Esporte aliado à educação

O diretor geral do Campus Aracaju discursou, ainda, a respeito do significado do olimpismo e encerrou sua fala dizendo que os Jogos de Integração se propõem a fazer uma competição onde cada atleta busque superar seus limites sem necessidade de superar o outro. “A proposta é que a gente possa competir com e não competir contra”, defendeu.

Para a diretora de Ensino, professora Fabiana Faxina, o esporte agrega na formação do aluno, por isso esse é um dos eventos mais esperados para os organizadores e participantes. “Nesse momento, os jovens não visam só o objetivo da competição, mas também da integração. Os objetivos dos jogos vão muito além de simplesmente competir, interagir, integrar alunos, docentes e administração”.

Esse evento, afirma Fabiana, é mais que uma competição esportiva, ele é uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Ela convocou os participantes, os que vão competir e os que irão torcer, para realizarem os jogos em clima de harmonia, respeito e integração.

DSCF7505 b  DSCF7489 b  DSCF7509 b

Ponto alto

Depois dos discursos vieram as cerimônias de juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica. A aluna do 2º ano do Curso Integrado de Eletrotécnica, Vitória Maria Santos Bispo, campeã Norte-Nordeste de Tênis de Mesa, fez o juramento. Já o aluno do 2º ano do Curso de Alimentos, Mateus Correia Gonçalves, campeão brasileiro de Judô dos Jogos de Institutos Federais (JIFs), acendeu a pira olímpica.

O evento contou com a presença da gerente de Ensino Técnico do Campus Aracaju, professora Adalgisa Mendonça Mota, e dos coordenadores/professores Claudomi Lisboa (Química), Daniele Barbosa Almeida, (Ciência Humanas e Sociais), James Sidney Freitas (Eletrotécnica), José Valter Alves (Eletrônica), Marcos Conceição Menezes (Alimentos), Eduardo Bernardes (Informática), Fábio Castro (Educação Física), Karinne Santiago (Edificações), Paulo César Lima (Ciência da Natureza) e de todos os professores de Educação Física do Campus Aracaju.

DSCF7455 b  DSCF7487 b DSCF7512 b
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead