Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > Campus Estância lança 2ª edição do projeto Integra IFS
VIAGEM POR ESTÂNCIA

Campus Estância lança 2ª edição do projeto Integra IFS

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 13h30 | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 13h30 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 13h50

Objetivo é abordar conteúdos que contribuam com a formação intelectual e humana dos alunos numa perspectiva multidisciplinar

*Por Carole Ferreira da Cruz

Projeto Integra IFS 1Foi dada a largada da 2ª edição do projeto Integra IFS 2022 com os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A abertura, realizada no auditório da instituição na última quarta, dia 27, e transmitida via canal do YouTube, contou com a mesa "Estância em perspectiva", sob o olhar da História, da Sociologia e da Arquitetura, conduzida pelos professores Lorena Campelo, Horimo Medeiros e Maria Simone Soares.

As discussões tiveram como base o tema desta edição,"Pensar Estância: o seu lugar ontem, hoje e amanhã!". A partir dessa temática, os estudantes vão desenvolver jogos e histórias emProjeto Integra IFS 2 quadrinhos para mostrar tudo que aprenderam nas diversas disciplinas do núcleo básico ao longo do ano letivo. O projeto nasceu com o objetivo de realizar aulas conjuntas, com um enfoque multidisciplinar e de maneira lúdica, para abordar conteúdos que pudessem contribuir para a formação intelectual e humana dos estudantes no contexto adverso da pandemia de Covid-19.

Projeto Integra IFS 3Durante o evento de abertura a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, ressaltou a importância de abordar os conteúdos curriculares de forma integrada e explorando a capacidade criativa da comunidade escolar. “Estamos nos debruçando sobre o lugar de pertencimento do nosso campus, tendo o aluno como protagonista desse processo de construção do conhecimento e de consolidação do aprendizado”, destacou.

MOTIVAÇÃO

A sensação é de entusiasmo e curiosidade para quem está tendo a oportunidade de participar do projeto pela primeira vez, como é o caso de Maria Eduarda Nascimento Costa, 17 anos, do curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis. “Estou gostando muito, especialmente do tema escolhido. Quero abordar a cultura de Estância e a tradição do barco de fogo. Será uma ótima chance de conhecer mais sobre a minha cidade”, comemorou.

Daniel Gustavo de Andrade Costa, 15 anos, do curso técnico de Edificações, que também é estreante, está motivado com a possibilidade de explorar sua criatividade e poder buscar outras formas de conhecimento para além da salaProjeto Integra IFS 4 de aula. “É muito mais interessante aprender a partir da realidade em que vivemos, buscando outras formas de conhecer, ensinar, transmitir informações e nos expressar”, opinou.

O conteúdo sobre o município de Estância será abordado no decorrer das disciplinas do núcleo básico e terá o suporte dos professores do curso de Edificações, que pretendem abordar aspectos relativos à arquitetura, patrimônio material e imaterial, entre outros. A proposta é promover uma viagem histórica nas mais diversas áreas do conhecimento, passando pela cultura, economia e sociedade, para mostrar o lugar que Estância ocupa na história do Brasil.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead