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Pesquisa e Inovação

Escrito por RAFAEL OLIVA DE SOUSA | Criado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h07 | Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 12h07 | Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2023, 14h27

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O Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância desenvolve atualmente cerca de 30 projetos nas áreas de pesquisa, extensão e inovação aprovados nos editais de fomento à ciência e tecnologia. O diferencial desse conhecimento produzido na região Sul do estado é abranger diferentes áreas do conhecimento e atividades que têm aplicação direta na comunidade ou atendem demandas de mercado.

Os projetos contribuem para a melhoria da formação acadêmica dos alunos, o desenvolvimento sustentável e a superação de desafios impostos à sociedade. O Campus Estância lidera o ranking de projetos aprovados no IFS com uma média de 80% de aproveitamento nos processos seletivos país afora.

 pontinhos

16

Dennis Viana Santana

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Edital Competição científica

O presente projeto visa contribuir para o desenvolvimento dos estudantes do IFS – Campus Estância em atividades que relacionem a robótica e as novas tecnologias para a melhoria dos índices educacionais e a minimização dos impactos pós-pandemia no processo de aprendizagem dos estudantes envolvidos. O projeto consiste na oferta de um curso introdutório de programação e robótica móvel seguindo metodologias ativas como PBL (Problem-based Learning - Aprendizagem baseada em problemas), PjBL (Project-based Learning - Aprendizagem baseada em projetos), Design Thinking, B-Learning (Ensino híbrido), STEAM (Science, Technology, Engineer, Arts and Math), M-Learning e Gamificação, mediadas por tecnologia que promovam a cultura maker levando o educando a ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Busca-se atender como público-alvo todos os estudantes do campus que mostrarem interesse.

43

Angelina Maria de Almeida

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Edital CNPQ/EM

O presente projeto visa estudar de forma teórica, prática e interdisciplinar os processos envolvidos na obtenção de imagens através da cianotipia. Os estudantes envolvidos serão capazes de reconhecer a técnica, otimizar a qualidade das imagens obtidas em diferentes tipos de papéis através do estudo da química por trás da cianotipia e propagar esse conhecimento através do desenvolvimento de palestras e cursos para toda a comunidade. A cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons de azuis, que produz uma imagem ciano. A técnica foi empregada nos séculos XIX e XX principalmente como um processo de baixo custo para copiar desenhos e diagramas. O cianótipo usa basicamente dois compostos químicos: de citrato ou oxalato férrico amoniacal. O efeito resultante depende da exposição à luz ultravioleta (luz negra e luz solar), que provoca mudanças no composto final (complexo metálico conhecido como azul da Prússia).

19

Elaine Meneses Souza Lima

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Edital CNPQ/EM

Este projeto visa avaliar a remoção de antibióticos por adsorção em águas de abastecimento da cidade de Estância/SE utilizando fibras naturais como material adsorvente. Para identificar os parâmetros significativos será utilizado planejamento fatorial completo e o monitoramento da remoção do fármaco, que ocorre por meio da técnica de espectrofotometria UV-Vis.

20

Fernanda Martins Cavalcante de Melo

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Edital PIBIC/CNPQ

Este projeto tem por objetivo principal analisar a influência do uso de resíduo de lapidação de vidro, cinza de madeira e suas misturas híbridas nas propriedades da argamassa, ao substituir parcialmente o cimento Portland.

21

Fernanda Martins Cavalcante de Melo

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Edital PIBIC/CNPQ

Este projeto tem por objetivo principal reaproveitar um maior percentual de resíduos de vidro e cinza de madeira na produção de argamassas, a partir da otimização da metodologia de substituição de cimento Portland por esses materiais suplementares.

22

Fernanda Martins Cavalcante de Melo

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Edital PIBIC/CNPQ

Produzir concreto leve com a incorporação de resíduo de cola polimérica e argila expandida.

23

Herbet Alves De Oliveira

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O tijolo de solo-cimento é bastante usado na construção civil e apresenta propriedades consolidadas, mas possui sua durabilidade questionável porque os ensaios são realizados expostos somente em água. O objetivo deste trabalho é avaliar a durabilidade de tijolo solo cimento em meio ácido.

 24

 Herbet Alves De Oliveira

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A matéria orgânica é produto de decomposição de vegetais que, se misturado em produtos cimentícios, influencia negativamente nas propriedades. O presente projeto é uma pesquisa experimental, que tem o objetivo de avaliar a influência da matéria orgânica presente em argamassas e tijolos solo-cimento. O estudo busca identificar a concentração da matéria orgânica presente nesses materiais e descobrir, até que ponto, propriedades como resistência, absorção de água e a durabilidade de argamassas produzidas a partir de solos contaminados podem ser comprometidas.

25

Herbet Alves De Oliveira

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Edital PIBIC CNPQ

Esse projeto visa viabilizar os ensaios de outros projetos com foco em reaproveitamento de resíduos.

26

Herbet Alves De Oliveira

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Edital PIBIC CNPQ

Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Existem dois tipos de taludes: os chamados naturais (encostas) e os construídos (aterros, cortes), ambos importantes para obras na terra. A instabilidade destes taludes pode afetar áreas e levar a sérias consequências sociais e ambientais. O presente estudo tem como proposta propor uma metodologia em laboratório para analisar o comportamento de um solo, simulando os mecanismos de ruptura submetido em taludes. Para tal, será construído um protótipo onde serão simulados um caso de aplicação de carga progressiva até a ruptura. Serão realizados cálculos baseados nos modelos de Bisop e Fellenius, bem como os resultados serão inseridos em um software Geo 05 para a comparação de valores.

 27

 Herbet Alves De Oliveira

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Edital FAPITEC

O gesso é um material de grande uso na construção civil obtido pela desidratação do mineral gipsita e tem se tornado um desafio quando descartado, causando diversos problemas econômicos e ambientais. Buscando tornar a reutilização viável, vários estudos estão sendo desenvolvidos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a produção e análise das propriedades de argamassa de reboco com reaproveitamento de resíduo de gesso gerado na construção civil na substituição parcial da areia e cimento.

29

Luciano de Melo

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Edital CNPQ/PIBIC

A produção de cerveja é caracterizada por um processo produtivo gerador de muitos resíduos (entre eles, bagaço de malte, levedura de cerveja e trub), que possuem características que possibilitam, em muitos casos, a reutilização em outros processos industriais. Tendo em vista a alta produção de cerveja, o índice de resíduos gerados aumenta na mesma proporção, causando problemas ambientais. Portanto, é preciso obter planos sustentáveis desde a etapa de produção dos resíduos até a fase de descarte, tratamento ou reaproveitamento de substratos para outros meios, seguindo as normas determinadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em virtude dos fatos mencionados, este projeto tem como objetivo a construção e o aprimoramento de um biorreator de bancada que realize o processo anaeróbio do bagaço de malte, que é um substrato de cervejarias, visando a produção de biogás para geração de energia limpa.

30

Luciano de Melo

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Edital CNPQ/PIBIC

Este projeto visa desenvolver um equipamento que fará a análise da qualidade da água de abastecimento na entrada e também irá monitorar as vazões (entrada/saída), informando como estão suas condições de distribuição interna. Com o desenvolvimento de um sistema inteligente de gerenciamento das informações, será possível processar e analisar os dados recebidos para que estas sejam utilizadas e armazenadas, permitindo que o usuário/consumidor possa ter acesso e compreenda a potabilidade da água a ser consumida. O equipamento e sensor a serem construídos possuem um princípio científico sólido e com alta eficiência quanto a análise dos parâmetros de potabilidade e monitoramento hidráulico, a saber: interligação de variáveis em um único sistema; automatização do processo; desenvolvimento de firmware, processamento e divulgação dos resultados; facilidade de compreensão para o usuário, baixo custo, atendimento ao princípio de sustentabilidade e economia verde.

31

Phillipe Cardoso Santos

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Edital CNPQ/EM

A junção do futebol, um dos esportes mais praticados do mundo, e da robótica, presente no imaginário popular há décadas, faz do futebol de robôs uma ferramenta extremamente poderosa para motivar adolescentes e jovens a estudar conceitos de matemática, física, engenharia e, principalmente, pode ser utilizado para desenvolver habilidades maker. Nesse sentido, este projeto propõe a construção de um time de futebol de robôs com foco na imersão dos estudantes de ensino médio no mundo maker. Para isso, os alunos terão que projetar os robôs; desenvolver as peças dos mesmos com base em impressão 3D ou utilizando outros tipos de máquina e ferramentas, como a cortadora a laser; projetar circuitos eletrônicos; desenvolver placas de circuito impresso; construção do campo; além da programação para que os robôs obedeçam aos comandos enviados pelos usuários.

 32

Thalita Lins do Nascimento

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Edital CNPQ/EM

O projeto busca registrar paisagens urbanas da cidade de Estância/SE por meio do desenho de observação, especialmente o centro histórico e seu conjunto arquitetônico. Propomos uma aproximação entre o ato de desenhar, o caminhar e o parar enquanto potentes movimentos para experimentação e compreensão da cidade e seu patrimônio. Operando uma revalorização do desenho de observação, feito à mão, não apenas como suporte de representação, mas também como ferramenta capaz de produzir, recortar e ao mesmo tempo significar a cidade, a ideia consiste em práticas de derivas urbanas no centro histórico de Estância a partir das quais serão elaborados desenhos de livre expressão. Ao final do projeto, as produções dos alunos serão reunidas em uma exposição a ser montada no IFS - Campus Estância e em espaços públicos de Estância. Esta proposta utiliza a prática do desenho de observação como recurso para construção de novas relações com o espaço urbano, tecidas pela conexão íntima entre o desenhista e a cidade.

33

Thiago Augustus Remacre Munareto Lima

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Edital PIBIC

A tecnologia desenvolvida tem o propósito de aprimorar os projetos estruturais, proporcionando um dimensionamento mais simples e eficaz dos pontos de cimbramento de lajes planas e vigas contínuas, de maneira a demonstrar a melhoria obtida quando em comparação a métodos de cimbramento empíricos, sem a existência de projeto. De tal forma que os engenheiros projetistas e executores, que são o público-alvo do aplicativo, sintam-se confortáveis quanto ao manuseio da ferramenta para a alocação de escoras de maneira correta e do uso planejado das etapas que compõem o cimbramento. Assim, buscamos promover a propagação do protótipo e mudar o paradigma atual quanto ao uso racional de formas e escoras no canteiro de obras, marcado pela existência de projetos de cimbramento, a insegurança e a falta de conhecimento sobre os pontos precisos de cimbramento de lajes planas e vigas contínuas.

34

Tiago Cordeiro de Oliveira

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Este projeto visa o desenvolvimento de uma feira científica com o objetivo de contribuir academicamente com as habilidades relacionadas à pesquisa e a criatividade de nossos estudantes. Os resultados da produção de diversos laboratórios existentes no IFS - Campus Estância, além de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, serão expostos pelos nossos discentes orientados pelos docentes de diversas áreas do conhecimento. Nas apresentações, os alunos serão protagonistas ao apresentarem produtos da educação profissional e tecnológica, trocando experiências com a comunidade e disseminando a cultura científica. Este evento contribuirá para o desenvolvimento de novos conhecimentos, fomentando o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. A equipe responsável pelo evento estimulará o desenvolvimento de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, organizará apresentações e divulgará o evento.

 39

Luciano de Melo

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Edital CNPQ/EM

No projeto será abordado o tratamento da água de forma convencional através dos processos de floculação, decantação, filtração e desinfecção, com o auxílio de Mini simulador do ETA (Estação de tratamento da água), para que sejam observados os parâmetros necessários. A água tratada deve atender aos padrões da portaria 2914 da consolidação nº 5.

40

Elaine Meneses Souza Lima

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A aplicação da gameficação como metodologia visa minimizar os efeitos causados pelo ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de química. Para isso, foi proposta a elaboração de jogos de tabuleiros com imagens, título e perguntas com relação direta com os conceitos do 9º ano do Ensino Fundamental. Com isso, espera-se que os conceitos de substâncias, misturas e elementos químicos sejam aperfeiçoados por meio da ludicidade e criatividade de cada criador-estudante.

41

Fernanda Martins Cavalcante de Melo

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Este projeto tem por objetivo principal produzir tijolos ecológicos com adição de proporções de resíduos de granito e gesso.

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Dennis Viana Santana

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Edital CNPQ/EM

 O IFS - Campus Estância possui um número expressivo de projetos em desenvolvimento. Esse aumento na quantidade de projetos gerou uma demanda significativa por sistemas eletrônicos necessários para o funcionamento dos diversos projetos criados pelos pesquisadores que se utilizam do LAB IFMaker. Em função dessa nova necessidade do campus, o presente projeto se propõe a desenvolver sistemas eletrônicos de alta performance para fornecer soluções práticas e economicamente viáveis para tais projetos, como também para capacitar os estudantes/bolsistas no desenvolvimento do hardware que será utilizado no desenvolvimento dos projetos.

 28b

Lorena de Oliveira Souza Campello

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Edital CNPQ/EM

O projeto LudoHist é uma extensão das ações do LabHist, tendo como objetivo o desenvolvimento de jogos físicos que abordem conteúdos e temáticas concernentes à disciplina da História e possíveis vieses interdisciplinares. A intenção é fomentar estados brincantes nos estudantes, por meio dos jogos elaborados, possibilitando benefícios cognitivos, sociais e colaborativos. Os jogos estimularão novas habilidades e conduzirão ao aprendizado leve, à criatividade e à possibilidade de inovação.

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Thiago Augustus Remacre Munareto Lima

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Edital PIBIT

O uso de fibras como método de reforço para matrizes cimentícias cresce cada vez mais, geralmente com o objetivo de reforçar as propriedades deficientes da matriz e diminuir ou substituir o uso do aço. Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento no número de estudos a respeito da utilização dos mais diversos tipos de fibras para suprir necessidades específicas encontradas nos materiais de base cimentícia. Diante do exposto, este projeto de pesquisa tem por finalidade avaliar a aplicação das fibras têxteis à base de poliéster e elastano a partir de sua dispersão junto a matriz cimentícia e determinar as aplicações do compósito obtido em diversas áreas da construção civil.

 

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