Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > Jornada Pedagógica do Campus Estância prioriza ações de planejamento
DEMANDAS DA COMUNIDADE

Jornada Pedagógica do Campus Estância prioriza ações de planejamento

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 12h57 | Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 12h57 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 09h43

Durante o evento foi aprensentado levantamento do perfil dos alunos para melhorar o ensino e pensar novos cursos

*Por Carole Ferreira da Cruz

Jornada Pedagógica SoniaA Jornada Pedagógica 2023.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância teve como foco principal as ações de planejamento e avaliação. O objetivo é melhor atender as demandas da comunidade interna, da sociedade e dos servidores, aperfeiçoar os processos aprendizagem e avançar ainda mais na qualidade do ensino para fortalecer a educação inclusiva, pública e gratuita.

Jornada Pedagógica TiagoO planejamento está sendo construído com a participação da comunidade acadêmica e incluirá os desdobramentos no decorrer do semestre, a discussão com as equipes de ensino e da área administrativa e o levantamento do perfil dos alunos realizado pela Gerência de Ensino, a cargo do gerente Leonardo Bonfim.

O levantamento permitiu conhecer melhor a faixa de renda e a raça/etnia dos alunos, a relação deles com as disciplinas de cálculo e o hábito de leitura, a motivação pelo curso e as expectativas quanto à vida profissional, a frequência e as notas, assim como o percentual de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e, destes, quantos % recebem alguma bolsa ou auxílio do PRAAE.

Os dados foram coletados dados em diversos setores do campus e do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas  (SIGAA). “O estudo sócio econômico mostrou que aproximadamente 94% dos estudantes do campus deveriam ser assistidos por políticas de assistência estudantil. Porém, devido a dotação orçamentária, apenas em torno de 40% dos alunos são contemplados”, explicou o Leonardo Bonfim.

Outro ponto importante foi em relação à frequência e às notas. “O levantamento demonstrou que estudantes de cidades que não fornecem transporte têm uma frequência escolar menor. E, por fim, também demonstrou que nos cursos superiores nossos estudantes verticalizam e que a média de notas do ENEM é, em diversas ocasiões, maior que as médias nacional, regional e estadual, inclusive com a média de notas de redação superior aos demais”, enfatizou o gerente de ensino.

Jornada Pedagógica Diego

Segundo a pedagoga Cassiana Nascimento Matos, integrante da comissão organizadora da Jornada Pedagógica, o panorama do perfil do alunado será fundamental para embasar os investimentos, esforços e ações para os próximos semestres. “Os dados são muito significativos e servirão de base para outros momentos em que iremos pensar o planejamento”, destacou.

Para o professor Alessandro Viana Fontes, o oportunidade de planejar as ações coincide com a discussão sobre o papel da tecnologia na educação levantada pela Jornada Pedagógica do IFS.   “O uso do celular, do chat GPT e da inteligência artificial como ferramentas de ensino é um tema fundamental que deve ser incorporado à sala de aula e aos processos de educação”, observou.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead