Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > CompostIFS recebe Selo ODS pelo compromisso com desenvolvimento sustentável
AÇÃO GLOBAL DA ONU

CompostIFS recebe Selo ODS pelo compromisso com desenvolvimento sustentável

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 12h48 | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 12h48 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 12h45

Projeto do Campus Estância promove ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica

*Por Carole Ferreira da Cruz

CompostIFS1O projeto COMPOSTIFS do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância vai receber nesta sexta, dia 17, às 8h, o Selo ODS pelo compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A agenda é um plano de ação global que mobiliza países, pessoas e instituições em torno do fortalecimento da paz universal, da erradicação da pobreza e da promoção de uma vida digna para todos a partir da tríade: crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que todos os países adotem de acordo com suas prioridades e atuem no espírito de uma parceria internacional que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. A premiação ocorrerá durante a solenidade de abertura do Encontro Estadual ODS e de entrega do Selo ODS no dia 17 de novembro, às 8h, no auditório do Ministério Público Estadual, em Aracaju.

O evento contará com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, uma vez que o Governo Federal retoma a Agenda 2030 e institui no âmbito deste ministério a Comissão Nacional ODS, que atua em parceria com o Movimento Nacional ODS: constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, articulado por núcleos estaduais, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O que é o COMPOSTIFS?

CompostIFS2O COMPOSTIFS é um projeto de extensão que tem como objetivo a mobilização de ações educacionais para incentivo à coleta seletiva e compostagem doméstica, institucional e comunitária. As ações são realizadas através de mostras, oficinas e minicursos em escolas, comunidades rurais, espaços públicos e em qualquer instituição pública ou privada interessada em participar das atividades.

Os alunos são protagonistas e ensinam os princípios da montagem de composteiras artesanais, da produção de biofertilizantes, de biodefensivos e de mudas de plantas por meio da utilização de todo resíduo orgânico coletado no Campus Estância. “Essa é a nossa missão: mostrar na prática que o que muitas pessoas consideram lixo pode servir como matéria-prima para a geração de produtos agroecológicos de excelente qualidade”, explicou a coordenadora e idealizadora do projeto, professora Aline Sá.

CompostIFS troca1Desde o início das ações do COMPOSTIFS, já foram coletados aproximadamente 300 kg de resíduos orgânicos, que foram transformados em mais de 500 litros de biofertilizantes de excelente qualidade e distribuídos nas atividades de extensão realizadas com a rede de parceiros e apoiadores. “Queremos promover sustentabilidade ambiental em todos os espaços possíveis, transformando lixo em vida”, destacou Aline Sá.

Sobre o Selo ODS

O Selo ODS compõe a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, oficializada em 2015 e adotada pelos 193 países-membros desde então. O selo é concedido com base em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estimulam ações humanitárias consideradas essenciais para um mundo melhor e está dividido em 169 de ações globais que visam identificar instituições que se alinham aos fundamentos de sustentabilidade previstos em sua criação.

Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação

Saiba mais em: https://movimentoods.org.br/

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead