Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > Campus Estância encerra atividades de retomada do ano letivo
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL

Campus Estância encerra atividades de retomada do ano letivo

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h38 | Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h38 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 13h53

Uso das tecnologias digitais para aprimorar o ensino-aprendizagem foi a pauta central da Jornada Pedagógica

*Por Carole Ferreira da Cruz

JornadaPedagogica LeonardoBonfim CapaEncerraram esta semana as atividades de retomada do ano letivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância. A comunidade acadêmica vivenciou dias proveitosos marcados pela partilha de informações e conhecimentos, ricas interações e apresentações culturais durante a Jornada Pedagógica e o o Acolhimento 2024.

O uso das tecnologias digitais para aprimorar o ensino-aprendizagem foi a pauta central da Jornada Pedagógica. Professores realizaram oficinas para compartilhar experiências bem-sucedidas sobre a utilização de aplicativos, softwares e demais soluções inovadoras nos processos educativos e avaliativos.

A professora Lorena Campello falou sobre o App Gradepen como auxílio na avaliação. O aplicativo permite elaborar e corrigir provas até mesmo do celular, de forma rápida e prática, seja usando questões discursivas ou objetivas, incluindo figuras, gráficos e equações; reutilizar questões cadastradas ou selecionar questões do banco de acesso público alimentado pelos usuários; criar provas diferentes para cada aluno; e disponibilizar os gabaritos para a conferência da nota.

Jornada Pedagógica AcolhimentoO gerente de Ensino, Leonardo Bonfim, abordou o uso da Inteligência Artificial como parceira de estudos. Esse recurso tecnológico possibilita: a personalização do ensino com base no ritmo de aprendizado e nas necessidades individuais de cada aluno; feedback instantâneo das avaliações para compreensão rápida e precisa das lacunas, áreas de melhoria e progresso acadêmico; e facilidade de acesso à informação de uma ampla quantidade de dados de maneira organizada.

Além disso, a IA estimula o aprendizado colaborativo e a criatividade ao gerar atividades desafiadoras e envolventes; identifica dificuldades de aprendizagem a partir de padrões específicos nas tarefas e provas; aprimora os métodos de avaliação; oferece suporte e adaptação de conteúdo a estudantes com necessidades especiais; e prepara para o futuro ao familiarizar as turmas com as tecnologias emergentes.

Num contexto em que os recursos tecnológicos têm impactado como os alunos aprendem e se desenvolvem, a escolha da temática foi mais que oportuna.  “Essas ações são fundamentais para apresentar aos estudantes abordagens atuais, assim como o uso consciente e eficiente das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem”, destacou Leonardo Bonfim.

Relações étnico-raciais

Outro destaque do evento foi a roda de conversa “A Lei10639, por uma educação para as relações étnico-raciais”, conduzida pela professora doutora Maria Batista Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e mediada pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFS, Alexandre Oliveira. A programação contou ainda com café compartilhado, apresentação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), informes administrativos e de planejamento, prestação de contas e diagnóstico dos cursos.  

Jornada Pedagógica Acolhimento momentomusicaljpgO Acolhimento cumpriu o papel de inserir os novos alunos no ambiente acadêmico e promover a integração com os veteranos. As atividades programadas para os estudantes incluíram cinema com pipoca, exibição de vídeo institucional, tour pelo campus, palestra, roda de conversa com egressos, bate-papo com as coordenações, entrega de materiais, apresentação dos setores e momentos lúdicos e musicais.

Os novatos ficaram impressionados com o que viram e ouviram. “Foi muito divertido e adorei especialmente os laboratórios. Tenho certeza que vou aprender muito aqui e ter várias oportunidades de crescimento”, afirmou Gabriel Rodrigues dos Santos Conceição, 17 anos, recém-aprovado no curso técnico integrado de Eletrotécnica.

Heitor de Oliveira Silva, 14 anos, escolheu o IFS inspirado no primo, que cursa Engenharia Civil. “Ao chegar no campus minhas expectativas foram superadas e tive a certeza que fiz a escolha certa. Gostei muito da estrutura de salas de aula, biblioteca, auditório e quero aproveitar todo conhecimento dos professores”, comemorou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1136
LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead