Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > Café Literário encerra mês da Consciência Negra no Campus Estância

Café Literário encerra mês da Consciência Negra no Campus Estância

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h30 | Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 10h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 11h08

Evento contou com música, poesia, vídeo, teatro, palestra e apresentação de grupos culturais

DSC 0020O Café Literário encerrou as comemorações do mês Consciência Negra no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, que se entenderam ao logo do mês de novembro. O evento, promovido pela Biblioteca Gilberto Amado, teve como tema ‘Cosi cwé, cosi orixá: salve as folhas!’ e contou com música, poesia, vídeo, teatro, palestra e apresentação de grupos culturais.

DSC 0019Para a coordenadora da biblioteca, Ingrid Fabiana de Jesus Silva, o Café Literário veio contribuir para o fortalecimento da lei 10.939/03 no campus, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. “Foi um evento enriquecedor para o currículo dos alunos. Trouxemos o ensino por meio da palestra, a história por meio da apresentação teatral e a cultura por meio da capoeira, da música e da poesia”, enfatizou.

A abertura teve início com a exibição de um vídeo falando das folhas e de sua ligação com a cultura afro. Em seguida se apresentou o grupo de dança teatral Raízes e Religiosidade, da Escola Municipal Laura Cardoso Costa, sob a coordenação do professor Weverton Barbosa Santos. “Os integrantes do grupo fazem parte da comunidade local, o que fortalece os laços do campus com os mesmos”, destacou Ingrid Fabiana.

DSC 0015A programação contou ainda com a palestra da yalorixá Sandra de Oyá, que abordou questões como preconceito, escravidão, cultura afro e seus significados, assim como as folhas e suas propriedades medicinais. Também participaram do evento o aluno Talisson Nascimento Santos, que mostrou sua habilidade com o trompete, o servidor Márcio Rosa, que apresentou um recital de poesias, e o grupo de capoeira do mestre Santos.

DSC 0014“Ter tocado trompete no evento foi maravilhoso, pois me deu a oportunidade de contribuir com uma ação que é nossa e valoriza a consciência negra. Atividades como essa ajudam os meus colegas a adquirir ou complementar seu conhecimento sobre a importância da história e da cultura afro-brasileira”, afirmou Talisson, que cursa o 1º ano em Edificações na modalidade Integrado.

Sobre a data

DSC 0023O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, passou a ser comemorado no Brasil a partir de 2003 para demarcar a luta dos afro-brasileiros contra o racismo e em defesa dos direitos humanos. A data refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, o mais importante espaço de resistência e luta contra escravidão no país. O 20 de novembro foi durante 30 anos reivindicado pelo Movimento Negro para reverenciar essa história de luta, em contraposição ao 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura.

LINK Item de menu ativo: http://www.ifs.edu.br/cursos-ead