Página inicial > Cursos > EAD > Notícias > Estância > III seminário Debates do Tempo Presente conta com apoio do IFS

III seminário Debates do Tempo Presente conta com apoio do IFS

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 11h30 | Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 11h30 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h33

desafiosEvento acontece nos dias 25 e 26 de abril e discute os principais desafios para os educadores num contexto de intolerância contra grupos minoritários

Desafios para as humanidades em tempos de crise é o tema do III Seminário Debates do Tempo Presente, realizado pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS), com o apoio do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento acontece nos dias 25 e 26 de abril, na Faculdade Pio Décimo, e reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores das ciências humanas e sociais.

“O objetivo é trazer ao público os principais desafios para os educadores, em um contexto mundial marcado por extremismos e intolerância contra grupos minoritários. Serão abordados temas como as crises humanitária e econômica, as guerras civis, o terrorismo internacional, os conflitos interestatais, a ressurgência dos fascismos no Brasil e em partes do ocidente”, afirmou o professor de História do IFS - Campus Estância, Rafael Pinheiro de Araújo, que integra o GET e fará parte da mesa-redonda Desafios para a educação em tempos de crise.

Os debates serão divididos em oito simpósios temáticos: Educação, diversidade e democracia em tempos de crise; Representações, memória e humanidades: a produção do conhecimento em tempos de crise; Diálogos sobre a experiência afro-diaspórica: o pós-abolição no Brasil; Formação humana sob a perspectiva histórica: intelectuais, instituições e projetos educacionais em tempos de crise; Ensino de história e história da educação: debates e perspectivas; Cultura, movimentos e representações em tempos de crise; Mídias, novas tecnologias e humanidades; Guerras, extremismos, terrorismo: questões para a atualidade.

Sobre o GET

O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe que tem realizado atividades de pesquisa e extensão desde outubro de 2008. O GET é responsável pela revista eletrônica trimestral Cadernos do Tempo Presente.

Local: Faculdade Pio Décimo (Campos Centro).

25/04

13h – Credenciamento

15h – Conferência de abertura – Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (PPGED/PROFHISTORIA/DHI – UFS/ PPGHC – UFRJ)

19h – Mesa Redonda “Desafios para a política internacional em tempos de crise” – Drª Érica Cristina Alexandre Winand (DRI- UFS) e Dr. Antonio Manoel Elíbio Júnior (UFPB)