Página inicial > Notícias Prevenção > Campus Itabaiana dá início ao ensino remoto no IFS
RETORNO

Campus Itabaiana dá início ao ensino remoto no IFS

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h36 | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h36 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 12h22

Após uma semana de acolhimento e ambientação, com rodas de conversa e minicursos, as aulas foram retomadas nesta segunda

Por César de Oliveira e Carole Ferreira da Cruz

As atividades da Semana de Acolhimento tiveram participação em massaDepois de cinco meses com os calendários letivos suspensos, o Campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS) é a primeira unidade da instituição a retomar as atividades acadêmicas. Por uma questão de segurança, uma vez que a pandemia da Covid-19 ainda não está sob controle, as aulas serão ministradas na modalidade de ensino remoto. De 17 a 21 de agosto, foi realizada a Semana de Acolhimento Virtual e nesta segunda, 24, os estudantes estão dando os primeiros passos nessa nova forma de ensino-aprendizagem, que a partir de 14 de setembro entrará em vigor nos demais campi do instituto.

São vários os motivos que justificam o começo por Itabaiana. Além do fato de já estar com um calendário letivo diferenciado, a comunidade desse campus foi a que mais participou das pesquisas sobre conectividade e inclusão digital aplicadas pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), o que favoreceu o diagnóstico sobre as condições de estudo e de acesso à internet. “Os resultados de nossas pesquisas mostraram que, em Itabaiana, havia um menor quantitativo de alunos que precisavam de internet e equipamentos para iniciar as atividades”, afirmou Alysson Barreto, pró-reitor de Ensino do IFS.

Mesmo assim, foi preciso ajustar vários detalhes para que o pontapé inicial fosse dado. Das condições de acesso à internet e equipamentos tecnológicos para O Acolhimento promoveu oficinas e cursos de adaptação à nova modalidadeos estudantes em vulnerabilidade às medidas de segurança para os servidores e colaboradores que excepcionalmente precisarão utilizar os laboratórios do campus, esse retorno passou por discussões de diferentes nuances até poder ser efetivado.

“Iniciamos as atividades cientes de que o nosso compromisso em assumir essa modalidade de ensino vai além dos limites da própria sala de aula, que agora não é mais física e sim virtual, algo com que nós não estamos acostumados. Acreditamos que, no percurso, poderemos cometer erros, mas, como tudo foi planejado com alunos, professores, técnicos e gestores, com certeza serão mais acertos”, asseverou o professor José Rocha Filho, diretor do campus.

Acolhimento

Como não poderia ser diferente, a Semana de Acolhimento desse retorno aconteceu de maneira totalmente virtual. Atividades culturais, rodas de conversa e minicursos fizeram parte da programação, que teve como grande objetivo ambientar os estudantes sobre essa desafiadora fase que está se iniciando, seja no quesito do acompanhamento pedagógico, seja nas ferramentas de aprendizagem.

A propósito, dentro da Semana de Acolhimento, aconteceu o II Workshop de Informática e Inovação do IFS, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia e Inovação (GEPIn). Nessa edição, o workshop abordou o uso das ferramentas G Suite For Education (Google), que inclui grande parte dos recursos didáticos que serão utilizados na rotina escolar de agora em diante pelos estudantes. Para o professor André Oliveira, que coordenou o evento, durante os minicursos deu para perceber que a iniciativa foi proveitosa. “A adesão ao evento foi expressiva, com alunos de outros campi e instituições de ensino. O impacto do uso dessas novas ferramentas será melhor absorvido pelos discentes quando do retorno às aulas remotas”, frisou.

Fernanda Cuz do curso técnico integrado em AgronegócioA avaliação desse impacto é um dos grandes pontos que serão constantemente observados pelo campus. Foi por isso que, no acolhimento, a equipe multidisciplinar fez questão de apresentar aos estudantes as formas de acompanhamento que serão utilizadas nessa nova modalidade de ensino, para que eles não percam de vista o cuidado com a saúde física e psicoemocional no dia a dia de estudos. Afinal de contas, como afirma a pedagoga do campus, Denice Batista, “não há acúmulo de experiências de Ensino Remoto no Brasil”, o que torna essa realidade complexa não só para os alunos, mas também para professores e técnicos. “O acolhimento virtual foi uma verdadeira imersão nessa nova realidade que se impõe a todos que fazem a instituição”, concluiu.

Apesar do cenário de incertezas, os estudantes receberam com muito entusiasmo a notícia do retorno às aulas. Foram muitos os feedbacks positivos da comunidade, até porque eles estavam preocupados com a continuidade da formação profissional e da preparação para provas como a do ENEM. “O retorno das aulas estava sendo muito esperado por nós, alunos. Quando recebemos a notícia de que elas seriam retomadas, a sensação foi de alegria e gratidão. Agradecemos à direção, às coordenações e a todos que estão fazendo de tudo para que nós tenhamos o ensino que merecemos, mesmo que agora não presencial, mas nesse novo jeito possível, que é o ensino remoto”, afirmou a estudante Fernanda Cruz, que ingressou este ano no curso técnico integrado em Agronegócio.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461