Página inicial > Notícias Prevenção > IFS toma providências estratégicas para início do ensino remoto
CONTAGEM REGRESSIVA

IFS toma providências estratégicas para início do ensino remoto

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 19h42 | Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 19h42 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h02

Objetivo é oferecer as condições necessárias para garantir que a volta às aulas seja tranquila, segura e proveitosa

Por Carole Ferreira da Cruz e Monique de Sá

6Com a proximidade do retorno das atividades acadêmicas no formato de ensino remoto emergencial, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está tomando uma série de providências estratégicas. O objetivo é oferecer as condições necessárias para garantir que a volta às aulas, no dia 14 de setembro, seja tranquila, segura e proveitosa, de modo a minimizar os impactos da nova modalidade sobre os alunos e manter o padrão de excelência da educação ofertada pela instituição.

10As equipes das áreas de ensino e administração estão trabalhando diuturnamente para apresentar soluções, resolver questões e atender as demandas que surgem a todo momento diante de um cenário tão desafiador.  Os campi criaram comissões locais de implantação e avaliação do ensino remoto que estão estudando como ficarão o calendário acadêmico, a organização e o ajuste de horários das disciplinas, mantendo a rede de apoio aos estudantes e dialogando com a comunidade.

TabletsDepois de um logo período de formação continuada, os professores estão elaborando um plano mensal de ensino para o primeiro mês de aulas remotas.  A garantia das condições de estudo aos alunos em situação de vulnerabilidade social tem sido prioridade, já foram adquiridos 2805 tabletes e providenciada a compra de mais 900, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões. O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, no valor de R$ 60 mensais, começou a ser pago este mês.

WhatsApp Image 2020 08 27 at 21.35.10Até a próxima semana será concluída a distribuição de 1965 litros de álcool em gel a 70%; 2200 litros de álcool líquido a 70%; 1695 litros de água sanitária; 2020 litros de desinfetante; 1730 litros de sabonete líquido; 4062 máscaras de tecido; 2031 protetores faciais ; e 10 rodos UVC para desinfecção de ambientes. Os produtos e EPIs foram produzidos nos laboratórios do IFS pelas equipes de voluntários e irão garantir a segurança de servidores e alunos que precisarem, eventualmente, acessar os campi e a reitoria para alguma atividade presencial.

Está sendo realizado o ciclo de estudos sobre Saberes e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. O objetivo é trocar conhecimentos e experiências sobre temas diretamente relacionados com a execução do ensino remoto e dar todo o suporte necessário para a organização e o planejamento das atividades. Os facilitadores do evento irão ensinar os professores como gravar as videoaulas, preparar as atividades interdisciplinares, elaborar estudos dirigidos, fazer a avaliação e o planejamento nesse período.

Escuta, envolvimento e proximidade

1Diante de um contexto excepcional, que apontou para a necessidade de quebrar paradigmas e propor alternativas a partir de uma modalidade de ensino completamente nova, uma das preocupações centrais do IFS foi fortalecer a rede de apoio aos alunos, mobilizar toda a comunidade na construção de uma proposta democrática e inclusiva e sensibilizar não só os estudantes, como também suas famílias, para a nova condição de estudo e a organização das rotinas que o momento impõe.

Professora SôniaEssa tarefa coube especialmente aos campi, que se organizaram por meio de comissões locais com o desafio não só de repensar o funcionamento, a organização e a carga horária das disciplinas, mas, sobretudo, incluir, envolver, ouvir e estar próxima da comunidade. O Campus Estância realizou um ciclo de seis reuniões on-line com professores, estudantes e seus familiares para explicar como funcionará o ensino remoto, fazer um panorama do cenário atual, prestar contas das atividades, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, desde a suspensão do calendário acadêmico, no dia 17 de março, foi adotada uma rotina permanente de reuniões e escutas. “Nosso objetivo primordial sempre foi ouvir as demandas da comunidade e publicizar nossas ações, pois, nesse momento tão atípico, é natural que dúvidas e preocupações de naturezas diversas surjam e, com a escuta atenta, conseguimos avaliar e decidir com mais segurança sobre quais caminhos trilharemos”, ponderou.

Receptividade positiva

Aluna EstânciaA proximidade mantida com os alunos e suas famílias foi muito bem recebida pela comunidade, que obteve as informações e a atenção necessárias para aderir ao ensino remoto de braços abertos, com confiança e segurança. É o caso da estudante do 3º ano de Eletrotécnica, Iasmyn Silva, de 19 anos, que carrega boas expectativas acerca dessa nova realidade de aulas on-line.

“Através das reuniões, a professora Sônia e os outros professores conseguiram passar uma confiança grande para os alunos e conseguimos nos sentir seguros pelo fato de eles estarem preparando um calendário e olhando as condições de cada estudante. É um alívio muito grande! Pois vemos o envolvimento dos docentes e o empenho da direção”, reconheceu Iasmyn.

A estudante entende que o ensino remoto exigirá uma maior integração da comunidade e um trabalho em equipe. “Desde março e com o decorrer dos meses, essa esperança de um retorno presencial foi ‘roubada’ da gente. Com o início do ensino remoto, vamos ter a esperança de volta de não perdermos totalmente o ano de 2020. Penso que sozinhos não vamos conseguir nada, mas se todos dermos as mãos e ajudar o outro nesse período difícil, o ensino remoto vai dar certo sim!”, afirmou.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461