Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Prevenção > IFS toma providências estratégicas para início do ensino remoto
Início do conteúdo da página
CONTAGEM REGRESSIVA

IFS toma providências estratégicas para início do ensino remoto

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 19h42 | Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 19h42 | Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 16h02

Objetivo é oferecer as condições necessárias para garantir que a volta às aulas seja tranquila, segura e proveitosa

Por Carole Ferreira da Cruz e Monique de Sá

6Com a proximidade do retorno das atividades acadêmicas no formato de ensino remoto emergencial, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está tomando uma série de providências estratégicas. O objetivo é oferecer as condições necessárias para garantir que a volta às aulas, no dia 14 de setembro, seja tranquila, segura e proveitosa, de modo a minimizar os impactos da nova modalidade sobre os alunos e manter o padrão de excelência da educação ofertada pela instituição.

10As equipes das áreas de ensino e administração estão trabalhando diuturnamente para apresentar soluções, resolver questões e atender as demandas que surgem a todo momento diante de um cenário tão desafiador.  Os campi criaram comissões locais de implantação e avaliação do ensino remoto que estão estudando como ficarão o calendário acadêmico, a organização e o ajuste de horários das disciplinas, mantendo a rede de apoio aos estudantes e dialogando com a comunidade.

TabletsDepois de um logo período de formação continuada, os professores estão elaborando um plano mensal de ensino para o primeiro mês de aulas remotas.  A garantia das condições de estudo aos alunos em situação de vulnerabilidade social tem sido prioridade, já foram adquiridos 2805 tabletes e providenciada a compra de mais 900, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões. O Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, no valor de R$ 60 mensais, começou a ser pago este mês.

 

WhatsApp Image 2020 08 27 at 21.35.10Até a próxima semana será concluída a distribuição de 1965 litros de álcool em gel a 70%; 2200 litros de álcool líquido a 70%; 1695 litros de água sanitária; 2020 litros de desinfetante; 1730 litros de sabonete líquido; 4062 máscaras de tecido; 2031 protetores faciais ; e 10 rodos UVC para desinfecção de ambientes. Os produtos e EPIs foram produzidos nos laboratórios do IFS pelas equipes de voluntários e irão garantir a segurança de servidores e alunos que precisarem, eventualmente, acessar os campi e a reitoria para alguma atividade presencial.

Está sendo realizado o ciclo de estudos sobre Saberes e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. O objetivo é trocar conhecimentos e experiências sobre temas diretamente relacionados com a execução do ensino remoto e dar todo o suporte necessário para a organização e o planejamento das atividades. Os facilitadores do evento irão ensinar os professores como gravar as videoaulas, preparar as atividades interdisciplinares, elaborar estudos dirigidos, fazer a avaliação e o planejamento nesse período.

Escuta, envolvimento e proximidade

1Diante de um contexto excepcional, que apontou para a necessidade de quebrar paradigmas e propor alternativas a partir de uma modalidade de ensino completamente nova, uma das preocupações centrais do IFS foi fortalecer a rede de apoio aos alunos, mobilizar toda a comunidade na construção de uma proposta democrática e inclusiva e sensibilizar não só os estudantes, como também suas famílias, para a nova condição de estudo e a organização das rotinas que o momento impõe.

Professora SôniaEssa tarefa coube especialmente aos campi, que se organizaram por meio de comissões locais com o desafio não só de repensar o funcionamento, a organização e a carga horária das disciplinas, mas, sobretudo, incluir, envolver, ouvir e estar próxima da comunidade. O Campus Estância realizou um ciclo de seis reuniões on-line com professores, estudantes e seus familiares para explicar como funcionará o ensino remoto, fazer um panorama do cenário atual, prestar contas das atividades, tirar dúvidas e prestar esclarecimentos.

Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, desde a suspensão do calendário acadêmico, no dia 17 de março, foi adotada uma rotina permanente de reuniões e escutas. “Nosso objetivo primordial sempre foi ouvir as demandas da comunidade e publicizar nossas ações, pois, nesse momento tão atípico, é natural que dúvidas e preocupações de naturezas diversas surjam e, com a escuta atenta, conseguimos avaliar e decidir com mais segurança sobre quais caminhos trilharemos”, ponderou.

Receptividade positiva

Aluna EstânciaA proximidade mantida com os alunos e suas famílias foi muito bem recebida pela comunidade, que obteve as informações e a atenção necessárias para aderir ao ensino remoto de braços abertos, com confiança e segurança. É o caso da estudante do 3º ano de Eletrotécnica, Iasmyn Silva, de 19 anos, que carrega boas expectativas acerca dessa nova realidade de aulas on-line.

“Através das reuniões, a professora Sônia e os outros professores conseguiram passar uma confiança grande para os alunos e conseguimos nos sentir seguros pelo fato de eles estarem preparando um calendário e olhando as condições de cada estudante. É um alívio muito grande! Pois vemos o envolvimento dos docentes e o empenho da direção”, reconheceu Iasmyn.

A estudante entende que o ensino remoto exigirá uma maior integração da comunidade e um trabalho em equipe. “Desde março e com o decorrer dos meses, essa esperança de um retorno presencial foi ‘roubada’ da gente. Com o início do ensino remoto, vamos ter a esperança de volta de não perdermos totalmente o ano de 2020. Penso que sozinhos não vamos conseguir nada, mas se todos dermos as mãos e ajudar o outro nesse período difícil, o ensino remoto vai dar certo sim!”, afirmou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1471
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461