Página inicial > Notícias Prevenção > IFS inicia empréstimo de tabletes para os estudantes
INCLUSÃO DIGITAL

IFS inicia empréstimo de tabletes para os estudantes

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 12h39 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 12h39 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 13h52

Mais de mil alunos começaram a receber o equipamento para acompanhar as aulas remotas na primeira fase do edital

Por Alice Santos

AracajuO Instituto Federal de Sergipe (IFS) retornou às aulas de forma remota na última segunda-feira, dia 14, e o compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade característicos da instituição tem sido o denominador comum nas ações desenvolvidas pelos 9 campi em todo o Estado. Para promover as condições de estudo necessárias, foi iniciada a distribuição de quase 1200 tabletes, dos 4500 previstos, para que os estudantes em situação de vulnerabilidade social possam acompanhar as aulas na modalidade remota.

No total, 1192 alunos do IFS foram contemplados no edital número 16 da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE). O Campus Aracaju, o maior do instituto, foi o que recebeu a maioria dos equipamentos, e mais de 480 alunos já estão utilizando a ferramenta. Até esta segunda-feira, os 133 alunos contemplados do Campus São Cristóvão ainda podem comparecer das 08h ao meio dia para realizar a retirada.

SocorroEm Nossa Senhora do Socorro, onde 31 estudantes foram beneficiados, foi adotada a divisão em grupos de 10 para evitar aglomerações. De acordo com o coordenador de Assistência Estudantil, Lucas Santana, os alunos aguardaram na área aberta do campus até serem chamados na sala onde foi realizada a entrega para apresentar a documentação necessária. Lucas explicou que não houve muitas dúvidas quanto ao uso do aparelho, já que ele utiliza um sistema operacional similar ao que os estudantes já usam em seus celulares.

Para o coordenador, o empréstimo dos tabletes é uma oportunidade única. “A grande maioria dos alunos não tem computador, então eles fazem tudo com celular e muitos celulares ainda são precários. Então, eu acho uma grande oportunidade para eles terem acesso a um dispositivo com a tela maior ou com sistema mais atualizado”, ressalta.

PropriáDurante o processo de requisição do empréstimo a equipe se empenhou em orientar os estudantes que não tivessem medo em fazer a solicitação dos aparelhos. “Nós percebemos que muitos alunos, mesmo precisando, não realizaram a solicitação, por isso estamos insistindo para que eles solicitem no edital que está aberto. Alguns alunos estavam com receio de solicitar por medo de se responsabilizar pelo tablete, então a gente fez de tudo para explicar que não precisa ter medo, que se acontecer qualquer problema é normal, como qualquer eletrônico, não tem nenhum bicho de sete cabeças”, esclarece.

EstânciaKarolayne Vieira é aluna do 4º período do curso Técnico Subsequente em Edificações no Campus Estância e, assim como outros estudantes, não possui computador em casa. Ela explica que as ferramentas que mais vai usar são o Google Meet para acompanhar as aulas síncronas e o Google Sala de Aula para ter acesso aos conteúdos e exercícios. A aluna reforça a importância da ação. “Achei ótimo, se não fosse isso muitas pessoas não teriam como estudar”, comenta. Além de Karolayne, mais 65 alunos do Campus Estância também foram contemplados.

ItabaianaEntre os 110 estudantes do Campus Itabaiana que receberam o aparelho está Alice Lima, aluna do curso Técnico Integrado em Agronegócio. Alice compareceu ao campus no último dia 17, acompanhada de seu pai Marcos Paulo Lima, para a retirada do equipamento. Marcos acredita que o empréstimo dos tabletes é uma medida que incentiva os estudos. “Esta ação do IFS é de grande importância para incentivar o aluno estudar, principalmente nesse período de pandemia que está mais difícil para ele ter acesso ao estudo. Vai facilitar muito nas aulas agora nesse momento que não estão podendo ser presenciais”, comenta.

LagartoNo Campus de Nossa Senhora da Glória, onde 54 alunos foram contemplados, a entrega foi dividida em duas etapas. Os estudantes residentes na zona urbana compareceram ao IFS nos dias 16 e 17 de setembro, já os que moram na zona rural receberam diretamente da equipe do campus, que se dirigiu até as localidades para realizar as entregas. Em Tobias Barreto, os 41 alunos contemplados devem comparecer entre os dias 21 e 23 de setembro na sede do campus para realizar a retirada.

Um segundo edital para o empréstimo de novos tabletes segue com inscrições abertas até hoje, dia 21, e mais alunos ainda serão beneficiados. As solicitações podem ser realizadas em http://www.ifs.edu.br/ensinoremoto/.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461