Página inicial > Notícias PRODIN > Implantação de gestão por processos dá celeridade às atividades administrativas

Implantação de gestão por processos dá celeridade às atividades administrativas

Escrito por MARCIO DE SOUZA COSTA | Criado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 09h45 | Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 09h45 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 09h48

foto1Servidores passaram por capacitação que teve o objetivo de padronizar as ações em setores estratégicos

Implementar rotinas, facilitar o relacionamento intersetorial, melhorar o planejamento estratégico, o monitoramento e a avaliação das ações administrativas: essas são algumas das finalidades da gestão de processos. Foi pensando em todas as vantagens da implementação desse tipo de gerenciamento organizacional que a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) capacitou, entre os dias 10 e 12 de abril, servidores com conteúdos ligados ao tema. O objetivo central é ajudar a padronizar modelos nos diversos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Márcio Costa, chefe do escritório de processos e organizador do evento, ressalta a importância de buscar a qualificação dos profissionais ligados à gestão. “O curso visou capacitar os participantes a implantar com sucesso um modelo padronizado de gestão por processos em suas unidades, objetivando a melhoria contínua dos serviços prestados no IFS”, aponta. Cerca de 10 servidores lotados nos campi participaram da iniciativa.

A relevância da capacitação ministrada aos servidores e a expectativa de implantação ampliada da gestão por processos pode ser medida pelos benefícios que a prática é capaz de promover à qualidade das ações administrativas. O gestor que possui conhecimento sobre o tema traz a organização inúmeras vantagens, como, por exemplo, a redução dos tempos de ciclo, a diminuição de custos, a melhoria da eficiência interna e da qualidade e o aumento da satisfação dos cidadãos e dos colaboradores.

foto2Conhecendo a Gestão de Processos

Trata-se de um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação para otimizar os resultados de uma organização através da melhoria dos processos de negócio. A gestão de processos defende que um gestor deve controlar e entender todas as etapas de diferentes processos. E o conhecimento de técnicas adquiridas a partir da vertente da gestão de processo faz com que o líder adquira habilidades que possibilitem esse controle.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=286