Página inicial > Notícias do Aluno > IFS conquista os primeiros lugares em categorias ligadas aos ensinos médio e superior
erbase

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 13h41

2Discentes e servidores também conquistaram Menção Honrosa em um trabalho ligado à pós-graduação

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) encerrou com chave de outro a sua participação na a décima oitava edição da Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas–Sergipe (Erbase). Além de compor a comissão organizadora juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit), o instituto foi destaque nas premiações de trabalhos realizados por alunos de todos os níveis de ensino (técnico, superior e pós-graduação).

4De acordo com Mário André, professor de Sistemas de Informação do IFS - Campus Lagarto e um dos organizadores, esse resultado mostra que o IFS vem se consolidando e conquistando espaço no contexto científico do estado e do Nordeste. “Antes, mesmo nas outras edições da Erbase, notávamos o domínio (quantitativo e qualitativo), das universidades nas publicações e nas premiações. Este ano já pudemos ver os IFs (IFS, IFAL, IFBA) em posição de destaque em diversos workshops científicos e competições”, celebra o docente.

Ao todo, 250 alunos do IFS participaram evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que, por meio de palestras, minicursos e workshops, tem como objetivo ser um fórum acadêmico para profissionais da computação e alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação. Participaram discentes dos campi Lagarto, Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Socorro, Tobias Barreto e Propriá, bem como do curso de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Prêmios

3O IFS recebeu a premiação de primeiro lugar ao artigo ‘Sustentabilidade hídrica através do reuso automatizado de água de aparelhos de refrigeração’, dos autores Alfredo Vieira, Almerindo Rehem, Brunna Barreto, Ian Alves, Leila Zacarias, Marcus Santana, Mayara Matos e Rubens Matos Junior, na trilha Iniciação Científica de Ensino Médio (IC-MÉDIO) no Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WTICGBASE). Foi um trabalho desenvolvido por alunos do ensino médio integrado de Redes de Computadores do IFS.

Também foi destinada primeira colocação ao artigo ‘WNewbie: Ambiente Virtual de Atividades Gamificadas’, dos autores Wesley Oliveira, Alisson Santos, Gilson Pereira Júnior, Jislane de Menezes e Lauro Fontes, no Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE). Esse trabalho foi fruto dos Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos do Bacharelado de Sistemas de Informação do IFS.

Estudante e professores do IFS - Campus Itabaiana ficaram com o primeiro lugar na categoria 'Resgate', da competição de robôs. Os membros do IFS - Campus Estância, por sua vez, alcançaram a terceira colocação na mesma modalidade. Por fim, foi entregue uma menção honrosa ao artigo ‘Aplicativo para aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos surdos’, dos autores Scheilla Rocha, José Wilson Martins Filho, José Espínola da Silva Júnior e Mário André de Farias, no Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE). Foi uma pesquisa desenvolvida por alunos e professores do curso de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFS.

Participaram da comissão organizadora os professores Mário André de Freitas e Rubens Matos, do IFS - Campus Lagarto; Raphael Oliveira, do IFS - Campus Estância; Breno Piva, da UFS; e Fábio Oliveira, da Unit.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=192