Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Reitoria > Assessoria de Relações Internacionais > ASSRI > EVENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Início do conteúdo da página

EVENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 14h03 | Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 08h55

Cooperemos: II Fórum de Internacionalização dos IFs do Nordeste

 

Sobre o Fórum: 

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) sediou, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2024, o II Fórum de Internacionalização dos Institutos Federais do Nordeste, reunindo representantes de 11 instituições da Rede Federal da região. O evento, intitulado "Internacionalização, Permanência e Êxito", tem o objetivo de aprimorar as políticas institucionais no campo da educação, bem como promover a internacionalização do ensino, implementar práticas de permanência estudantil eficazes e promover o sucesso acadêmico.

 Cooperemos 1

 

A programação do evento contou com atividades culturais, mesas-redondas e palestras focadas na internacionalização institucional, na relação das línguas estrangeiras com a Inteligência Artificial e no papel das línguas estrangeiras nos processos culturais de colonização e decolonização. Durante o Fórum, também houve a assinatura do Protocolo de Cooperação do Cooperemos, um importante marco para as ações de institucionalização entre os Institutos Federais do nordeste. O evento também contou com a participação dos estudantes internacionais contemplados pelos programas PEC-PLE, PEC-G e PLA, os quais compartilharam suas experiências e a importância dos programas de mobilidade na Rede Federal. 

 

cooperemos 4

Frederico Chaves Sampaio Júnior, Assessor de Relações Internacionais do IFS, ressaltou que o II Fórum de Internacionalização foi essencial para fomentar o diálogo entre estudantes, professores, técnicos, gestores e demais profissionais da educação. “A partir disso, foram promovidas trocas de experiências e conhecimentos que contribuíram para o aprimoramento das políticas institucionais, a internacionalização do ensino, a implementação de práticas de permanência estudantil eficazes e a promoção do sucesso acadêmico", explicou o assessor.

 


Dia Mundial do Refugiado 2024 - "Trajetórias/esperanças que se constroem além das fronteiras"

REFUGIADOmateria

 

Sobre o evento:

No dia 20 de junho de 2024, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI) e do Departamento de Educação a Distância (DEAD), realizou uma roda de conversa em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, com o tema "Trajetórias/esperanças que se constroem além das fronteiras". O evento, teve como objetivo  promover a conscientização sobre a situação dos refugiados e suas necessidades, também convidou os participantes a refletirem sobre o cenário de deslocamento, o sistema de refúgio no Brasil, o perfil e as necessidades dos refugiados, além de discutir o direito imigratório. 

 

A roda de conversa foi transmitida ao vivo pelo canal do IFS no Youtube e contou com a participação de Luciana Saab, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR Brasil); dos membros da Comissão de Direito Imigratório da OAB/SE e de Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS. 

 

Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS, destaca a importância da Roda de Conversa para a comunidade acadêmica. “Estimular a reflexão sobre a temática dos refugiados e dar visibilidade às ações do Instituto, como a oferta do curso de Português como língua adicional (PLA) para imigrantes e refugiados, são passos fundamentais para promover a inclusão e o acolhimento dessas pessoas em nossa sociedade”, afirma.

 


O IFS em Portugal: 

Participação no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior e novas parcerias internacionais para o IFS.

 

Sobre o seminário:

O Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior aconteceu na cidade de Bragança, Portugal, entre os dias 03 e 08 de abril, com a pretenção de incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil. O Instituto Federal de Sergipe foi representado pela reitora Ruth Sales Gama de Andrade e pelo assessor de relações internacionais, professor Frederico Chaves Sampaio Junior.

Prof. Ruth e Prof. Frederico

O evento foi sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e abordou por meio de workshops, mesas redondas e visitas institucionais temáticas que distinguem positivamente as instituições participantes como a Mobilidade e a Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo, e o fortalecimento das Redes de Cooperação Internacional envolvendo as instituições portuguesas e brasileiras.

Seminario Luso Brasileiro

Parcerias

O seminário, junto as visitas técnicas realizadas, possibilitou uma abertura e uma maior aproximação com os Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), Guarda (IPB), Porto (IPP) e Setúbal (IPS) para a ampliação de acordos de cooperação que atendem a instituição de forma transversal: professores, técnicos e estudantes. Confira os acordos na guia Documentos.

“Esse é um evento de grande importância, que aproxima as instituições e oportuniza a mobilidade, a dupla diplomação, a inovação formativa, o empreendedorismo e o processo de cocriação. Essas ações trarão muitos benefícios para os nossos estudantes e servidores, como também, visibilidade para a nossa instituição”, destacou a reitora Ruth Sales.


PLA Acolhimento 2025

A primeira edição do evento PLA Acolhimento aconteceu na Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no dia 26 de junho. O evento, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI), teve como objetivo acolher e integrar alunos e egressos do curso de Português como Língua Adicional (PLA), ofertado pela instituição com o objetivo de facilitar a integração acadêmica e profissional dos seus estudantes, a partir do ensino do português. 

Além da presença de discentes advindos de nações das Américas, África, Ásia e Europa, o evento ainda contou com a participação do professor Dr. Allisson Goes, que apresentou um breve panorama acerca da imigração no Brasil. O momento incentivou o diálogo e a troca com os estudantes presentes, um dos objetivos do evento que ocorrerá anualmente. 

De acordo com Frederico Chaves, assessor de Relações Internacionais do IFS, “ao oferecer espaços de integração, buscamos proporcionar a esses indivíduos a oportunidade de compartilhar seus costumes e perspectivas, ampliando o conhecimento coletivo e promovendo a convivência intercultural. E o IFS está de braços abertos para recebê-los, pois isso é fundamental para a construção de um ambiente mais acolhedor, plural e respeitoso”.


O IFS em Moçambique:

Cooperação Técnica para capacitar professores de Moçambique

Sobre a ação:

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) integra a missão de cooperação técnica que vai capacitar 75 professores moçambicanos na área de construção civil pelo Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (Bramotec). O objetivo é promover a formação especializada a partir de estratégias pedagógicas inovadoras, difundir técnicas consolidadas demandadas pelo governo parceiro e instituir novas parcerias para a prospecção de pesquisas e a promoção da mobilidade acadêmica. 

O professor do IFS e coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus Estância, Thiago Remacre, foi um dos cinco selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ministrar o Curso de Formação de Formadores na Área de Construção Civil de Moçambique. A seleção incluiu docentes dos IFs de Brasília, Goiás, Paraná e Alagoas e usou como critério a área de formação e o envolvimento em propostas pedagógicas e de pesquisa capazes de apontar práticas de qualidade e inovação no ensino.

O curso:

O curso será híbrido e terá duas partes: atividades online (EaD), pela plataforma Google Classroom (17h/aula), e presenciais (133 h/aula), no Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane na cidade de Inhambane, em Moçambique, África. As atividades online terão início no dia 21 de novembro e se encerram em 25 de dezembro de 2022, enquanto as aulas presenciais ocorrerão no primeiro semestre de 2023, durante 25 dias. A metodologia incluirá uma oficina de formação geral e uma especialização em prática laboratorial e em prática de estaleiro comunitário.

As aulas serão ministradas em cinco módulos: Formação docente, Controle tecnológico de solos e fundações, Materiais de construção e compósitos de interesse ambiental, Planejamento e sistemas construtivos e Projeto integrador. O curso é voltado para professores do ensino técnico de Moçambique com formação em Engenharia Civil, Arquitetura ou áreas correlatas e será desenvolvido por meio da estratégia “learning by doing”, em que os participantes aprendem novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a capacitação.

Internacionalização

Segundo Thiago Remacre, o curso simboliza um marco na internacionalização formativa do IFS, que irá emitir certificado para 75 professores que atuam nas escolas técnicas e profissionalizantes daquele país. “Além do módulo EaD, irei ministrar aulas presenciais em sistemas construtivos, alvenaria estrutural e patologias das construções de alvenaria para desenvolver uma casa modelo empregada com tecnologia local, já que lá temos várias construções de pequeno porte para atender a população tão necessitada de Moçambique”, destacou.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves Sampaio Junior, a missão de cooperação técnica para capacitar os formadores moçambicanos fortalece os laços culturais, históricos e linguísticos entre Brasil e Moçambique. "A participação do IFS no curso dá protagonismo à nossa instituição dentro da Rede Federal no eixo de cooperação Sul-Sul, que é prioridade para o Conif e continuará sendo na política de internacionalização do Brasil com a mudança da presidência", ressaltou.

Sobre o Bramotec

O programa Bramotec tem o objetivo de contribuir com a formação continuada de professores moçambicanos nas áreas de Agricultura, Design de Interiores, Turismo & Hotelaria e Construção Civil. A ação de cooperação bilateral, que conta com o envolvimento do Conif, Ministério da Educação, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) de Moçambique, reconhece a comunhão entre o Brasil e o país africano na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página