Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Revistas Sergipe Artífices
Início do conteúdo da página

Revistas Sergipe Artífices

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h48 | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 09h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Mai de 2021, 12h53

A Revista Sergipe Artífices foi produzida em comemoração aos 25 anos da criação das escolas profissionais. A revista era composta e escrita pelos os alunos e contava com o auxílio do mestre da seção de artes gráficas e com colaboração dos professores. Ela buscava atuar como um incentivador dos pequenos artífices, que detinham a oportunidade de apresentar seus textos (composições).

Infelizmente o Instituto Federal de Sergipe não possuem em seus arquivos, exemplares dessa publicação que foi produzida de 1934 a 1945. De acordo com Santos (2002) foram publicados apenas quatorze números do periódico, até o número dez o seu formato era em jornal, porém a partir da décima primeira edição ela foi publicada em formato de revista que passa a apresentar capa que era confecionada por um ex-aluno e professor de desenho da escola, o senhor José de Andrade. 

No entanto, apesar do instituto não possuir os exemplares foi através de uma indicação da professora Drª Lenira Pereira da Silva que se chegou a estes exemplares que foram digitalizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e disponibilizados em seu repositório.

Nesta seção, estão disponibilizados resumos referente a cada edição. Ao clicar nas imagens o visitante é redirecionado a página do repositório da UFSC e lá poderá encontrar as publicações completas. É importante ressaltar, que a escola sofreu uma alteração em sua nomeclatura em 1937, a partir desta data ela passa a ser o Liceu Industrial de Aracaju. Porém, a revista continua com o título Sergipe Artífices. 

Desejamos uma excelente leitura!

 

Referência: SANTOS, F. A. Formando técnicos e patriotas: a revista sergipe artífices. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais...Natal, Sociedade Brasileira de História da Educação, 2002. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/0305.pdf. Acesso em: 14. abr. 2020.

 

Revista 01 1934

Revista Sergipe Artífices, 1934, Ano I, n.1, set., SE

A revista tem como texto inicial a comemoração ao 25º aniversário da criação das Escolas Profissionais, pelo Decreto nº 7566 de 23 de setembro de 1909. Nela podemos encontrar textos dos alunos da instituição, fotografias informativas de alguns diretores, notícia sobre o saldo Misto de Artes e homenagens, a exemplo, a homenagem ao Dr. Nilo Peçanha. Esta edição é finalizada com uma breve história da fundação da escola e uma nota sobre um concurso de coloração e anúncios dos cursos ofertados e o endereço da escola.

 

Revista 02 1935

Revista Sergipe Artífices, 1935, Ano I, n.2, jul., SE

Esta edição é iniciada com um resumo geral e nota de nomeação do Dr. Armando Cesar Leite como substituto do Dr. Flávio castelo Branco. Ela é composta de notas relacionadas ao primeiro ano de regime legal, homenagens a docentes, concurso para contratação de professor, fotografia de formandos do ano de 1934, notícia sobre a conquista notável do Ensino Industrial e a criação do serviço médico para os alunos da Escola de Sergipe.

 

Revista 03 1935

Revista Sergipe Artífices, 1935, Ano II, n.3, set., SE

Nesta terceira edição tem notícias sobre o Salão Misto, uma reportagem de autoria do mestre da seção de calçados Agenor de Carvalho, sobre o valor de todas as profissões uma imagem da escola desenhada por Felix Oliveira, aluno do curso de Artes Gráficas.

 

Revista 04 1936

Revista Sergipe Artífices, 1936, Ano III, n.4, set., SE

A primeira página da quarta edição apresenta um texto sobre a industrialização das Escolas de Artífices e a data comemorativa de 7 de setembro.  Há também textos escritos pelos discentes, um relato sobre a comemoração da continuidade do jornal Sergipe Artífice e um texto sobre o evento “Exposição-Feira”, no qual a escola concorreu com trabalhos dos seus alunos. O jornal também traz uma reportagem sobre a visita realizada nas dependências da escola pelo Dr. Alfeu Faria de Aboim.

 

Revista 05 1937

Revista Sergipe Artífices, 1937, Ano III, n.5, mar., SE

O texto inicial dessa quinta edição é dedicado a comemoração da mudança da capital sergipana, há uma nota sobre Sergipanos ilustres e homenagens prestadas a estas celebridades. Também há uma reportagem sobre a história de Sergipe que trata da arquitetura, dos colégios que estavam em destaque na cidade, as fabricações de sua agricultura, comércio e órgãos públicos.

 

Revista 06  

Revista Sergipe Artífices, 1937, Ano IV, n.6, set., SE. 

Nesta edição há notas com elogios a desembargadores e ao intelectual sergipano Dr. Clodomir Silva autor do livro Álbum de Sergipe. Publicação de textos de alunos e uma reportagem sobre os 28 anos de fundação das Escola de Artífices pelo presidente Dr. Nilo Peçanha.

 

Revista 07  

Revista Sergipe Artífices, 1937, Ano IV, n.7, nov., SE. 

A sétima edição apresenta notas de homenagens e agradecimentos a figuras ilustres que fizeram gestos que dignificaram a escola. Também são encontrados textos sobre a o dia da bandeira e fotos de peças produzidas pelos alunos. A reportagem “O Nosso Quadro” traz notícias referentes a conclusão da turma de 1937.

 

Revista 08  

Revista Sergipe Artífices, 1938, Ano V, n.8, set., SE. 

Esta edição traz uma homenagem de gratidão e saudade ao fundador da rede de Escola de Aprendizes e Artífices, o presidente Nilo Peçanha. Também há reportagens sobre Os Liceu Industriais” destinados à formação técnica do trabalhador brasileiro e sobre a capacitação dos alunos para enfrentar a luta pela vida, quando portadores do Diploma do Curso. 

 

Revista 09  

Revista Sergipe Artífices, 1938, Ano V, n.9, nov., SE. 

A revista lançada em novembro de 1938 trata da Era Vargas, com elogios políticos, homenagens a sergipanos ilustres e testemunhos de gratidão dos alunos da escola. Os destaques dessa edição são a comemoração de 50 anos da vida republicana no Brasil, a reforma do ensino profissional técnico, a construção de Liceus Industriais e a passagem do Estado Novo na Escola de Aprendizes Artífices em Sergipe.

 

Revista 10  

Revista Sergipe Artífices, 1939, Ano VI, n.10, set., SE. 

A Décima edição da Revista tem a história e evolução do Ensino Industrial no Brasil. Notícias como as nomeações aos cargos de professor, textos escritos por alunos, concursos feitos na instituição e homenagem à memória do presidente Dr. Nilo Peçanha. 

 

Revista 11   

Revista Sergipe Artífices, 1940, Ano VII, n.11, set., SE.

Esta é a primeira edição da revista que apresenta uma capa. Nela encontramos gráficos sobre a produção e renda da escola dos anos de 1910 á 1939 e dados sobre matrícula e frequência dos anos 1911 a 1940. Há uma homenagem ao presidente Getúlio Vargas. Também é a partir desta edição que surge fotos de figuras femininas.

 

Revista 12  

Revista Sergipe Artífices, 1943, Ano X, n.12, set., SE. 

Nesta edição é possível encontrar quadro demonstrativo dos servidores da escola. Estão presentes textos dos discentes e docentes, além de reportagens sobre problemas alimentares na merenda da escola, uma excursão a Alagoinhas e Aramari, bem como a legislação referente ao ensino industrial.

 

Revista 13   

Revista Sergipe Artífices, 1944, Ano XI, n.13, jul., SE. 

Nesta edição temos homenagens aos reformadores do Ensino Industrial e notícias  sobre a evolução do ensino profissional no Brasil, a inovação de cursos de Aparelhos Elétricos e Telecomunicações implantado na instituição, homenagens póstumas, festividades como os desfiles cívicos, bem como notícias sobre  Páscoa dos escolares, discursos de alunas da instituição e informações sobre a segunda guerra mundial.

 

Revista 14  

Revista Sergipe Artífices, 1945, Ano XII, n.14, set., SE. 

A última edição trata de assuntos como a seleção profissional relacionada aos alunos da instituição, a aprendizagem industrial, a implantação do SENAI em diversos estados e em especial no estado de Sergipe, assim como a higiene do trabalho e doenças profissionais e as comemorações pascoais e cívicas.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1466
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=8506