Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS, em parceria com a UFS, realiza testes de Covid-19 para funcionários da instituição
Início do conteúdo da página
SAÚDE

IFS, em parceria com a UFS, realiza testes de Covid-19 para funcionários da instituição

Criado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 10h33 | Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2022, 10h38 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 08h34

Serão disponibilizados 400 testes de swab para detecção do vírus

Bem me Quer Testagem para COVID 19 2O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e em parceria com a Universidade de Sergipe (UFS), realizará nos dias 10, no Prédio da Reitoria; e no dia 11, no Campus Socorro, das 8h às 11h, uma ação que visa testar servidores, terceirizados e bolsistas da instituição para detecção do vírus causador da Covid-19. A iniciativa faz parte do Programa de Atenção à Saúde e à Qualidade de Vida do Servidor: “Bem me Quer – Nós Cuidamos de você!”.

Durante esses dias, a equipe do SIASS também ficará disponível, a fim de que possam ser tiradas as principais dúvidas dos servidores em relação aos afastamentos por motivo de saúde (lançamento, prazo e fluxo) ou quaisquer outras dúvidas que sejam relacionadas ao setor

Serão disponibilizados 200 testes swab por dia e as testagens serão feitas pela equipe do professor Lýsandro Borges, do Departamento de Farmácia da UFS. “Serão realizados testes de swab para nasofaringe para detecção do vírus causador da Covid-19, após uma breve entrevista com o servidor, que para participar deverá portar algum documento de identificação”, explica o professor Lysandro.

Segundo a coordenadora do SIASS, Elizabete Nascimento, mesmo com o declínio dos casos positivados, quando comparados aos últimos dois anos, esta iniciativa se faz de suma importância para a comunidade do Instituto. “Esta ação justifica-se por conta do aumento dos casos quando comparados nas últimas semanas. É importante reforçar que a pessoa vacinada contrai e transmite o vírus, por isso, a detecção precoce é primordial para a quebra na cadeia de transmissão da Covid-19”.

Números que chamam atenção

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), os casos de Covid-19 nas farmácias do país subiram 82% em uma semana. Os dados são referentes à comparação dos diagnósticos de 18 a 24 de abril com os da semana anterior, do dia 11 ao 17. A taxa de positividade (percentual dos testes com resultado positivo) foi de 15,3% no período, um aumento de 59% em relação ao índice de 9,65% detectado na semana anterior.

Em comparação dos dados de 28 de março a 3 de abril com os números de 18 a 24 de abril, houve um aumento na positividade de 110%. Ainda segundo a Abrafarma, esse aumento está relacionado à flexibilização das medidas de restrições sanitárias contra a Covid, como o fim do uso de máscaras em vários locais e o fim da emergência sanitária no país. Além do que, vários especialistas acreditam que pode estar havendo uma subnotificação dos diagnósticos no país, já que cada vez menos pessoas buscam os testes.

Serviço: testes gratuitos de Covid-19;
Público-alvo: servidores, terceirizados e bolsistas;
Onde: Campus Socorro;
Quando: 11 de maio de 2022
Horário: 8h às 11h

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57