Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre inscrições para Processo Seletivo 2022.2 com mais de 1300 vagas
Início do conteúdo da página
SEU FUTURO É AGORA

IFS abre inscrições para Processo Seletivo 2022.2 com mais de 1300 vagas

Criado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 12h06 | Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 12h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2022, 17h17

O momento mais aguardado chegou! São mais de 30 opções de cursos em todos os campi do IFS

PS StoriesO Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre inscrições a partir desta terça, 17, para o Processo Seletivo 2022.2 destinado ao preenchimento de vagas em cursos de Graduação - ofertados pelos Campi Aracaju, Lagarto, São Cristóvão e Glória; e para os cursos Técnicos de Nível Médio na forma Subsequente - ofertados por todos os campi da instituição. O método de seleção de candidatos ocorrerá através de provas objetivas, e no caso de ingresso para cursos de graduação, ainda haverá uma redação.

São 1310 vagas no total, sendo 295 para os cursos de graduação (cursos superiores ofertados para quem já concluiu o ensino médio) e 1.015 para os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente (ofertados para quem concluiu o ensino médio). As inscrições poderão ser feitas de 17 de maio a 09 de junho, no valor de R$ 5,00, ocorrendo de forma totalmente virtual, através de formulário eletrônico. Para acessar, clique aqui.

O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 10 de junho, sendo importante que o candidato tenha guardado o seu comprovante de pagamento.

Isenção da Taxa de Inscrição

Fique atento: a solicitação de isenção para os cursos de graduação deverão ser realizadas através do e-mail com o requerimento de isenção presente no Anexo IX do edital. Já para os cursos técnicos de nível médio subsequente, a solicitação deverá ser realizada de forma presencial na Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do campus para o qual o candidato pleiteia a vaga, também com o requerimento disponível no Anexo IX do edital.

Para solicitar isenção, os candidatos deverão comprovar que estão inseridos em uma das seguintes categorias:

1- cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública ou possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;

2- estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;

O IFS divulgará o resultado da lista dos candidatos que solicitaram a isenção da taxa no dia 02 de junho, através do site www.ifs.edu.br/seletivo.

Método de seleção: provas

Nesta seleção, os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, com conteúdos das disciplinas de: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, espanhol ou inglês, a serem realizadas nos dias 19/06 (graduação) e 03/07 (subsequente). Os candidatos às vagas dos cursos superiores serão submetidos também a uma redação. As provas serão realizadas no horário das 9h às 13h (horário local).

Reserva de vagas

Em cumprimento à Lei 12.711 de 29/08/2012, o IFS disponibiliza 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia, sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD). Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência), e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

Assim, os inscritos como candidatos negros (pretos ou pardos) passarão por uma banca de avaliação de heteroidentificação étnico-racial, que analisará os aspectos fenotípicos dos candidatos à seleção.

Informações e datas importantes

As inscrições para o Processo Seletivo do IFS ocorrerão no período de 17 de maio a 09 de junho, com divulgação do resultado preliminar no dia 08 de julho para os cursos de graduação e 20 de julho para os cursos técnicos subsequentes. A solicitação de isenção deverá ser realizada de 17 a 30 de maio, tendo o seu resultado divulgado no dia 02 de junho. Já o pagamento dos boletos da taxa de inscrição deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Todos os recursos a respeito do Processo Seletivo deverão ser enviados ao e-mail: O resultado final será divulgado no dia 22 de julho, através do portal de ingresso do IFS.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas, prazos e resultados do processo seletivo. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), pelo telefone: (79) 3711-1888 ou através do e-mail processoseletivo@ifs.edu.br.

Clique aqui e acesse o Edital 16/2022 para Cursos de Graduação.
Clique aqui e acesse o Edital 17/2022 para Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página