Página inicial > Últimas Notícias > IFS e UFS promovem III ECINE Experiências com Cinema e Educação
AUDIOVISUAL

IFS e UFS promovem III ECINE Experiências com Cinema e Educação

Criado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h20 | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 09h20 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h33

Evento é fruto de uma parceria entre IFS e UFS e será realizado na próxima terça, 05/07

Monique de Sá

ecinemostraUma parceria entre o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) rendeu para a comunidade acadêmica das instituições a realização do ECINE Experiências com Cinema e Educação, que se encontra este ano em sua 3ª edição.

Desde 2018, os programas de pós-graduação de ambas instituições vêm atuando para a realização do evento, que tem como objetivo a produção de produtos educacionais audiovisuais, fomentando um debate entre pesquisa, ensino e extensão, sendo a produção audiovisual meio de discussão dessas interfaces. O encontro deste ano está marcado para 05 de julho e será realizado de forma on-line, a partir das 9h, por meio do canal oficial do ProfEPT do IFS no YouTube.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do Sistema de Publicações do IFS (SisPubli). Segundo a professora e coordenadora do ProfEPT no IFS, Maria Silene da Silva, o ECINE é um evento de suma importância para a comunidade acadêmica, justamente por abordar essa relação entre Cinema, Educação e a produção de produtos educacionais audiovisuais. “Estes produtos são voltados à necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão vinculadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), compreendendo a tão necessária relação entre a teoria e a prática”, reforça Silene.

O evento se destina a servidores, alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação, como também às demais instituições associadas do ProfEPT. A programação conta a exibição de uma mostra dos produtos educacionais audiovisuais do programa de mestrado, contando com a participação de egressos do IFS, como também de outras instituições (Institutos Federal do Paraná – IFPR; do Rio de Janeiro – IFRJ; do Mato Grosso – IFMT; do Rio Grande do Sul – IFRS).

Confira abaixo a programação do evento:

05 de julho de 2022

9h - Solenidade de Abertura
- Profª Drª Chirlaine Gonçalves ( Pró-reitora de Pesquisa e Extensão)
- Prof. Msc. Elber Ribeiro Gama (Diretor geral do campus Aracaju)
- Maria Beatriz Colucci - Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e
Educação – NICE/PPGCine/UFS
- Maria Silene da Silva - Coordenadora Local do ProfEPT/IFS

Palestra : Hegemonia audiovisual e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT):
desafios e experiências em ensino, pesquisa e extensão
Prof. Dr. Thiago de Faria e Silva – ProfEPT/IFB
Doutor (2016) e mestre em História Social (2011) pela Universidade de São Paulo
(USP), onde também concluiu o bacharelado e a licenciatura em História (2007).
Desenvolve pesquisas sobre história, linguagem audiovisual, educação e história da
alimentação. Integra o corpo docente do mestrado profissional em Educação
Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), na linha de pesquisa
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e
Tecnológica. É docente de História do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus
Recanto das Emas.
–Mediação Profª Drª Maria Silene da Silva

Mostra de Produtos Educacionais Audiovisuais do ProfEPT
Mediação: Profª Drª Maria Beatriz Colucci
Msc. Raul Marx Rabelo

Clique aqui e confira os vídeos que serão disponibilizados na mostra!

registrado em: