Página inicial > Últimas Notícias > Livro de pesquisador do IFS relata a trajetória histórica da Biblioteconomia em Sergipe
PESQUISA

Criado: Terça, 19 de Julho de 2022, 10h14 | Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 10h14 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 10h32

A obra busca trazer a construção histórica da Biblioteconomia e Documentação no estado

lancamento salimRelatos de experiências de bibliotecários das duas maiores instituições de ensino público do estado: Instituto Federal de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe (UFS) são trazidos no livro do pesquisador e bibliotecário do IFS, Salim Souza: “Memórias da Biblioteconomia de Sergipe”. A obra conta a trajetória histórica da formação em Biblioteconomia e Documentação no estado nas décadas de 1980 e 1990, procurando compreender o processo de criação, implantação e funcionamento em Sergipe do primeiro curso na área.

Além disso, o livro trata a formação e consolidação política associativa da classe dos bibliotecários e percebe de que forma a Universidade Tiradentes (Unit) e a Biblioteca Central (Bicen) da UFS contribuíram para os processos. O lançamento da obra foi realizado na última terça, 12, na Galeria Jordão de Oliveira na Biblioteca Central, contando com a presença de profissionais da área e pesquisadores da Ciência da Informação.

lancamento salim avatarSalim ressalta que o título do livro teve origem a partir das memórias dos entrevistados, que contribuíram significativamente para preencher lacunas que não havia sido encontradas em documentos. “Além de que, as páginas ganharam vida por meio das expressões, perspectivas e emoções de cada depoimento. Foi inevitável se transportar para aquela época por meio das falas colhidas, das memórias vívidas”, explica o autor.

O resgate ao passado e as conversas com colegas bibliotecários e com profissionais de outras áreas foram as principais fontes de inspiração para o escritor, que percebeu a necessidade em retroagir e compreender o processo de formação do bibliotecário em Sergipe, com a abordagem sobre sua origem, no curso de Biblioteconomia da Unit.

“No entanto, havia mais coisas envolvidas e entrelaçadas para relatar, como também outros tantos acontecimentos ocorridos naquele período que, de certo modo, fortaleceram a área da Ciência da Informação, sobretudo a classe bibliotecária sergipana, até porque muitos desses personagens, de forma direta ou indireta, estavam envolvidos num mesmo contexto histórico”, diz Salim.

lancamento livroOutra inspiração muito importante nesse projeto criativo e memorialista se relaciona com a mãe de Salim, Josefina Souza, que morreu diagnosticada com a doença de Alzheimer. “Foram quatro anos muito intensos, em que observava impotente a regressão mental e física dela. Esta situação me fez refletir ainda mais acerca da necessidade da preservação da memória e sua difusão para as futuras gerações, fortalecendo a identidade de um indivíduo e de uma classe profissional”.

Este é o quarto livro de Salim, que publicou em 2009 a obra “A trajetória do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS (2008-2017): história e memórias". E em 2021, organizou os livros pela Editora IFS (Edifs) “Da pintura ao Memorial: Universidade Federal de Sergipe pelo olhar do pesquisador do GREPHES”, em parceria com a professora, Josefa Eliana Souza; e o “Manual de Processamento das Bibliotecas do IFS”, com a equipe da Diretoria Geral de Bibliotecas (DGB), do IFS.

Processo de produção

O processo de produção entre pesquisa e escrita da obra durou cerca de três anos. No entanto, Salim conta que o que dificultou bastante foi a pandemia de Covid-19, já que ocasionou uma limitação da realização de entrevistas. “Assim como também limitou o acesso físico aos Arquivos Públicos e Bibliotecas. Além disso, minhas demandas profissionais também me tomam um tempo significativo”.

lancamento pesquisadorasO livro “Memórias da Biblioteconomia em Sergipe” é uma obra de fácil leitura, de pesquisa multidisciplinar, em que procura atender a algumas lacunas na perspectiva histórica das áreas de Biblioteconomia e Documentação, da Educação Superior de Sergipe e do Brasil.

Servirá também para os mais novos estudantes e profissionais da área como fonte de pesquisa, para os mais experientes como um diário de boas lembranças e para a Biblioteconomia e Documentação como um memorial ao fortalecimento e disseminação da área.

registrado em: