Página inicial > Últimas Notícias > IFS Lagarto recebe projeto Cápsula da Ciência
CIÊNCIA

IFS Lagarto recebe projeto Cápsula da Ciência

Criado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 09h07 | Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 09h13 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 09h16

Experiência digital imersiva em 360º ficará aberta para as comunidades interna e externa

CAPSULANACIENCIAEntre os dias 07, 08 e 09 de novembro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, será sede do projeto itinerante “Cápsula da Ciência”, idealizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O projeto consiste em trazer para os participantes uma experiência de viagem pelo mundo microscópico, a fim de solucionar problemas que desafiam a sociedade. Através dessa experiência digital imersiva em 360º os visitantes acessarão o invisível em busca de um futuro mais moderno e sustentável.

A oportunidade dará aos estudantes a possibilidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios do CNPEM, como o Sirius, um instrumento científico de última geração, que usa aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.

Serão abordados os problemas mais graves que a ciência enfrenta hoje e que deverão ser enfrentados no futuro, como emergência climática, produção de alimentos, geração de energia, fabricação de insumos e produtos industriais a partir de fontes sustentáveis, novos medicamentos a partir da biodiversidade e proteção contra vírus de potencial pandêmico.

Além de Lagarto, a cápsula será montada em outras seis cidades: Gaspar (SC), Campinas (SP), Guarapari (ES), Quixeramobim (CE), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Os estudantes interessados deverão se direcionar ao Campus Lagarto nos dias 7, 8 e 9 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de acordo com a respectiva agenda:

- 07/11: público interno manhã até a noite;
- 08/11: escolas públicas da região.
- 09/11: outros campi do IFS e escolas particulares da região.

O Campus Lagarto fica localizado na Estrada da Barragem S/N - Jardim Campo Novo - Lagarto/SE. A iniciativa é extremamente relevante para o IFS, já que esta é uma forma de ampliar o acesso à divulgação científica e garantir que os estudantes obtenham um leque de experiências em sua formação.

*Com informações do CNPEM

registrado em: