Página inicial > Últimas Notícias > Empresas Incubadas do IFS têm projetos aprovados no Programa Startup Nordeste do Sebrae
ÊXITO

Criado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 09h39 | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 09h47 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h14

A aprovação na seleção é muito significativa para a instituição, pois representa 11,5% das vagas oferecidas para Sergipe

tratotekO Instituto Federal de Sergipe (IFS) saiu na frente mais uma vez e teve três empresas, mentoradas pela Inov@ IFS Incubadora da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), com projetos aprovados no Programa Startup Nordeste do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). As empresas contempladas foram: Learnbots, MOCAV e Tratotek.

O programa visa fomentar e capacitar empreendedores do estado. O edital selecionou 200 propostas para a primeira fase a de Pré-Aceleração; e 100 propostas para a segunda fase, a de Aceleração. No total, cinco empresas capacitadas pela Coordenação de Incubação e Empreendedorismo (CIE) do IFS chegaram até a fase de Aceleração e, ao final, três delas foram selecionadas para receberem o investimento de até R$ 13 mil reais em um período de seis meses.

MOCAVDe acordo com o professor e diretor da Dinove, Augusto Andrade, que também teve projeto aprovado na área de realidade virtual, esse é o primeiro resultado expressivo do Programa de Incubação e Empreendedorismo. “Acreditamos que nos próximos anos esse número irá crescer cada vez mais. Assim, o resultado do edital do Startup Nordeste traduz que estamos no caminho certo para atender aos objetivos da Dinove”, diz.

Confira a lista dos projetos aprovados do IFS:

• Learnbots – Jogo Educacional para ensinar lógica de programação e robótica, em que os comandos são executados pelo robô em realidade aumentada.
  • MOCAV - Sistemas que unem software e hardware de modo a proporcionar simulação no metaverso voltada a cursos na área de Segurança do Trabalho.
  • Tratotek - Robô autônomo de pequeno porte para entrar na lavoura de forma segura e realizar aplicações precisas de forma eficiente.

“Todo esse processo de aceleração que tivemos e daremos continuidade junto ao Sebrae trouxe uma grande contribuição para minha formação e a Dinove foi fundamental para que isso acontecesse, pois lá temos acesso a uma gama de equipamentos e mentorias junto aos professores que nos auxiliaram no desenvolvimento da nossa solução”, disse Ana Carolina, estudante e sócia da empresa MOCAV.

nyquistA aprovação na seleção é muito significativa para o IFS, pois representa 11,5% das vagas oferecidas para Sergipe. Os pesquisadores terão a oportunidade de receberem retorno financeiro para escalarem suas startups ou tirarem suas ideias do papel, incentivando o empreendedorismo e a inovação, além de desenvolver projetos na instituição.

Stephanie Kamarry, coordenadora de Empreendedorismo e professora do IFS, foi uma das contempladas com o projeto Learnbots. Para ela: “a participação das empresas incubadas no Programa atende aos objetivos da Dinove, que além do foco em inovação e patentes possui viés empreendedor, pois a Cultura da Inovação é difundida através de projetos de pesquisa conectados à Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolvidos na instituição. Desse modo, o programa Startup Nordeste permite que as pesquisas possam avançar para ação e sejam transferidas para a sociedade”.

Segundo Mateus Teles, estudante do curso de Engenharia Elétrica, o sucesso de sua empresa Tratotek no Programa do Sebrae, não pode se resumir apenas a três meses de trabalho intenso durante o projeto. “Essa é uma trajetória que tem o IFS e a Dinove como principais agentes transformadores”, reforça o aluno.

Sobre o PIIEEC

O Programa de Institucional de Incubação de Empresas e Economia Criativa (PIIEEC) do IFS é uma iniciativa da Inova@ IFS Incubadora, que teve seu início em 2021. Este programa visa fortalecer a política de estímulo à inovação desenvolvida dentro da instituição e qualificar as startups, implementando através da concessão de apoio com a infraestrutura para uso compartilhado do laboratório de inovação da Dinove e também de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores, consultoria e orientação em gestão, vendas e marketing.

“Esse programa contribui ainda para a geração e fortalecimento de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Sergipe”, conclui Stephanie .

registrado em: