Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretores-Gerais e reitora do IFS tomam posse em cerimônia para o quadriênio 2022-2026
Início do conteúdo da página
POSSE DE GESTORES

Diretores-Gerais e reitora do IFS tomam posse em cerimônia para o quadriênio 2022-2026

Criado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 15h42 | Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h12 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 12h32

Solenidade marca início da nova gestão do Instituto Federal de Sergipe, que estará à frente nos próximos quatro anos

 Por: Monique de Sá e Adrine Cabral

Fotos: Andrei Ferreira

plateiaApós passar um processo eleitoral democrático e histórico que oportunizou à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) a escolha de nove diretores-gerais e reitora para o quadriênio 2022-2026, nesta segunda, 31, foi dada posse aos dirigentes em uma cerimônia especial realizada no auditório do Centro de Pós-Graduação da instituição. Todos eles foram escolhidos no pleito eleitoral realizado em junho deste ano.

grupo de cordasEstiveram reunidos professores, técnicos administrativos, estudantes e familiares dos novos empossados. Como atração cultural do evento, o público contou com a apresentação do grupo de Cordas do IFS: com o maestro, Daniel Freire, ao piano; Fabiano Santana, no violino e; Thiago Salvino, no violoncelo.

A professora Ruth Sales foi reeleita como reitora do IFS, assim como foram reeleitos: Sônia Pinto de Albuquerque, do Campus Estância e Marco Arlindo, do Campus São Cristóvão. A comunidade também elegeu os docentes: Francisco Gumes (Aracaju), Jeanne de Souza (Glória), Jairton Mendonça (Itabaiana), Ricardo Monteiro (Lagarto), José Luciano Mendonça (Propriá), José Franco de Azevedo (Socorro) e Márcio de Melo (Tobias Barreto), para direção-geral dos campi.

IMG 5202A reitora, que foi reconduzida ao cargo, lembrou o quanto o dia de hoje é simbólico e histórico, e tem um significado especial já que sua formação é fruto da instituição, além de ter realizado toda sua trajetória acadêmica em instituições de ensino públicas. “Não é fácil chegar aonde cheguei. Sou grata porque estudei nesta escola e fico lisonjeada em representá-la. Que eu saiba retribuir o que venho recebendo: amor, compreensão e esperança. Digo ultimamente que três palavras me representam: amor, esperança do verbo esperançar e resistência. Hoje é um novo dia!”.

A gestora lembrou que a trajetória não vem sendo fácil, principalmente por conta dos cortes orçamentários. “Seja dia ou noite eu e minha equipe trabalhamos para que possamos continuar com as portas abertas e manter nossos estudantes. Reduzimos nosso expediente físico até as 13h, para que pudéssemos pagar nossas contas de energia, água e internet. É importante que a gente vibre por um país melhor, que tenhamos direito à fala e por isso tenho a liberdade em dizer que é um dia especial para todos nós”.

Compromisso

IMG 4878Em sua fala durante a cerimônia de posse, o diretor-geral do Campus Aracaju, Francisco Gumes, reafirmou os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Vamos realizar uma gestão democrática, participativa, inclusiva, empática, plural, sustentável e eficiente. Sempre com muito respeito e com muito trabalho. O diálogo será sempre o alicerce dos nossos pilares. Não haverá decisão monocrática ou autoritária, as decisões serão tomadas em conjunto porque quem manda e quem decide é a comunidade escolar”, disse.

IMG 4901 newJeanne de Souza, do Campus Glória, ressaltou a necessidade de trabalhar para promover melhorias e implementar novas ideias durante sua gestão. “O objetivo é elevar o nível da qualidade da educação da cidade de Nossa Senhora da Glória. Para isso, faremos uma gestão humana, voltada para as pessoas, com valorização do trabalho dos servidores e dos funcionários terceirizados. Nossa missão será proporcionar um ambiente agradável e favorável aos alunos, buscando manter uma relação de aproximação para atender às suas necessidades e anseios”.

IMG 4982 1Em pronunciamento sobre sua recondução ao cargo de diretor-geral de São Cristóvão, Marco Arlindo Nery ressaltou o empenho da comunidade acadêmica diante dos desafios. “Foram tempos difíceis, de diminuição de recursos orçamentários e de uma pandemia, fatos que exigiram da comunidade muito esforço e compromisso para se fazer cumprir a missão institucional. Aproveito ainda para agradecer pela quantidade expressiva de votos que recebi, pois reflete a confiança depositada e aumenta a minha responsabilidade da condução do campus no momento em que se aproxima o seu centenário”, enfatizou o gestor.

Cooperação

IMG 4962De acordo com Ricardo Monteiro, que a partir de hoje assume a unidade de Lagarto, o momento atual clama por mais solidariedade e cooperação. “Essa deve ser a tônica para que tenhamos o maior desenvolvimento do IFS como instituição. A gente pensa o nosso campus, mas devemos pensar o Instituto como um todo. Temos o compromisso não só com os agentes da gestão, mas também com os discentes e toda a comunidade e por que não dizer com o nosso país? Mais do que nunca precisamos de paz e amistosidade em nossas relações”, frisou.

IMG 4998 1Em sua fala, o professor do Campus Socorro, José Franco de Azevedo, reafirmou o seu compromisso com a comunidade local do município. “Nosso campus é um espaço vivo, ativo e de portas abertas e que contribui de fato para a melhoria e desenvolvimento da região. Hoje como Dia Mundial das Cidades, quero reafirmar que o nosso campus servirá aos pescadores, as marisqueiras, aos desempregados e a toda população socorrense”.

IMG 5021Já o diretor empossado do Campus Tobias Barreto, Márcio de Melo, fez um agradecimento especial aos colaboradores da unidade de ensino. “Agradeço enfim aos servidores do IFS que têm nos inspirado a continuar contribuindo com a nossa instituição, em especial aos servidores do campus Tobias Barreto. Agradeço o carinho, a confiança que tem nos dado, contribuindo a cada dia na gestão do campus e formação do clima organizacional favorável ao nosso bem-estar. São vocês os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do nosso amado campus”, elogiou o professor.

Desafios

IMG 5043Sônia Pinto de Albuquerque, reconduzida ao cargo de diretora, lembrou dos desafios que foram superados nos últimos anos principalmente com a pandemia de Covid-19. “Tivemos que lidar com o negacionismo à Ciência, com a perda de vidas e em alguns momentos com o paradoxal sentimento de desalento e esperança. Naquele contexto precisávamos nos reinventar. Já falei isso à professora Ruth, mas faço questão de trazer aqui a importância da senhora em nos inspirar nessa proposta do reinventar. Parabenizo todos os docentes que se reinventaram nesta arte de ensinar e também aos servidores técnicos administrativos e colaboradores que precisaram se reinventar para poder manter a oferta da nossa atividade-fim”.

IMG 4926Para o novo diretor da unidade de Itabaiana, Jairton Mendonça, o principal desafio enquanto gestor é consolidar o campus de fato a atingir o número de estudantes previsto em sua criação. “Estamos na metade do caminho e percorrer o restante depende não só da mobilização dos atores envolvidos no processo educativo do campus e da gestão superior, mas principalmente, da política educacional a ser implementada a partir de 2023 no âmbito do país, já que dependemos do Governo Federal para ampliar vagas de técnicos administrativos e de professores e, assim, conseguirmos atingir o objetivo”, justificou.

IMG 4943O foco em uma educação com perspectiva cidadã é um dos caminhos que já vem sendo trilhado pelo diretor-geral, José Luciano Mendonça. “É importante que essas pessoas tenham criatividade de resolver problemas tecnológicos demandados pela sociedade com respeito ao meio ambiente. Já estou à frente do campus Propriá há quatro anos, e, junto com nossa equipe, conseguimos tornar realidade o sonho da sede definitiva e implantar o primeiro curso de graduação público e gratuito do baixo São Francisco. Agora iremos consolidar esse projeto, o qual eu me debrucei de forma intensa e plena”, garante o gestor.

Fique por dentro!

A partir desta segunda, 31, o Departamento de Comunicação (DCOM) do IFS dará início a uma série especial trazendo os perfis dos diretores-gerais e reitora da instituição. Além de contar um pouco de sua história no magistério, eles falarão sobre seus novos planos de gestão e a expectativa para os próximos quatro à frente dos campi do IFS e também da reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57