Página inicial > Últimas Notícias > Reeleita para assumir o Campus Estância, diretora acredita nos pilares da humanização, diálogo e unidade para fortalecer a instituição
GESTÃO 2022-2026

Criado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 08h59 | Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 08h59 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 08h59

Estar na Direção-Geral do Campus possibilita contato dinâmico e vivo com pessoas diariamente, diz diretora

Estância SôniaSônia Pinto de Albuquerque Melo foi reeleita diretora-geral do Campus Estância com 71,31% dos votos válidos. Ela é graduada em Letras (2003) e tem Mestrado e Doutorado em Educação - todos pela Universidade Federal de Sergipe (2009 e 2015, respectivamente). Já atuou na docência da rede municipal de Estância, da rede estadual de ensino e da rede superior pública e privada. É egressa do IFS, onde cursou Eletrônica de 1998-1999.

Atualmente, é professora efetiva e diretora-geral do Campus Estância, professora permanente do quadro docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de texto, leitura e linguagem (GETELL), que atua principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional; Estudos da linguagem e ensino; Formação de leitores; História da Leitura; Educação Feminina.

Antes de ser diretora pela primeira vez, como pro tempore, até 2018, nunca havia ocupado cargo na gestão. Em seguida foi eleita e reeleita pela comunidade escolar e na segunda, 31 de outubro, tomou posse para o quadriênio 2022-2026.

Departamento de Comunicação/IFS - Professora, o que representa a educação para a senhora?

Sônia Albuquerque – Para mim, a Educação é o direito de todo ser humano alcançar mobilização intelectual e, consequentemente, sua autonomia cidadã.

DCOM/IFS - Por que optou por seguir essa profissão?

Sônia Albuquerque – Por entender que são os profissionais da educação os (trans) formadores da nossa sociedade.

DCOM/IFS - O que a motiva diariamente a exercer o magistério?
Sônia Albuquerque – Pela educação, vivencio histórias de vida tomando rumos diferentes. É motivador conhecer relatos de estudantes e ex-estudantes que tiveram suas trajetórias alteradas pelos acessos oportunizados a partir da educação.

DCOM/IFS - Nesta nova fase, como gestora, o que lhe parece mais desafiador? Por que escolheu ser diretora do campus?

Sônia Albuquerque – Como gestora, entendo que os desafios são cotidianos e precisamos ter sabedoria para intermediá-los. Porém, os bloqueios orçamentários e a ausência de investimentos em recursos humanos e financeiros têm impactado sobremaneira a execução de ações planejadas, bem como impactado negativamente na expansão e crescimento da Rede.

A oportunidade de estar na Direção-Geral do Campus Estância possibilita contato dinâmico e vivo com pessoas diariamente; além disso, é uma aprendizagem constante, pois oportuniza conhecer e compreender de forma mais ampla os processos institucionais e, assim, melhor contribuir com o fomento de ações estratégicas para promoção do desenvolvimento social.

DCOM/IFS Quais as principais propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos?

Sônia Albuquerque – Conquistar recursos orçamentários para o Campus, via projetos institucionais e emendas parlamentares, de forma a equalizar demandas estruturais do Campus. Para tal, estamos em processo de elaboração do Plano Diretor participativo de obras, como também criamos o Núcleo para Captação de Recursos (NUCAR);

Fortalecer a integração curricular, bem como viabilizar que as ofertas de cursos atendam às novas demandas do ensino, voltadas para as dimensões da cultural ambiental, técnica, humana, empreendedora e aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais da região sul sergipana;

Fortalecer as ações dos Grupos de Pesquisa, com incentivo à submissão de proposituras “guarda-chuvas” para agências de fomento;

Fortalecer o protagonismo estudantil nas produções científicas, artísticas e culturais desenvolvidas no Campus, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades do corpo discente;

Executar o PARES (Projeto de Apoio, Ressignificação e Estímulo ao Servidor), a fim de desenvolver ações promotoras para integração, formação, fortalecimento das relações interpessoais e a melhoria da qualidade de vida dos servidores e colaboradores;

Promover a cultura de pertencimento de servidores e colaboradores ao Campus, cujas funções e atividades desempenhadas se complementam para oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade crescente à sociedade.

DCOM/IFS - Qual a expectativa da gestão?

Sônia Albuquerque – Fortalecer e crescer o Campus Estância como casa de educação pública, gratuita e de qualidade crescente na região sul sergipana, com foco na formação onmilateral, integral e politécnica dos nossos estudantes.

DCOM/IFS - Alguma mensagem ou comentário final?

Sônia Albuquerque – Externo minha gratidão à comunidade do Campus Estância por acreditar nos pilares da humanização, diálogo e unidade defendidos por nossa Gestão e por me reconduzir tão expressivamente à Direção-Geral de nosso Campus. Agradeço ainda o empenho e o protagonismo de cada um que faz o Campus Estância, para promover a transformação da sociedade pela educação.

registrado em: