Página inicial > Últimas Notícias > No mês da Consciência Negra, NEABI promove a pretitude no IFS
IMAGINÁRIOS NEGROS

No mês da Consciência Negra, NEABI promove a pretitude no IFS

Criado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h03 | Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h15 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 17h15

10 anos da Lei de Cotas está entre os temas debatidos

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (NEABI) promove, a partir do mês da Consciência Negra, o projeto Imaginários Negros, que tem como objetivo a criação de um espaço de formação continuada que respeita à reflexão sobre as questões raciais, como forma de combate ao preconceito e às desigualdades sociais. “Esses espaços de reflexão servem para a tomada de consciência e o posicionamento ante as questões raciais, contribuindo para afirmar a posição do IFS no combate ao preconceito e as desigualdades dele decorrentes”, enfatizou Alexandre de Oliveira, coordenador do NEABI.

O projeto Imaginários Negros será desenvolvido através da realização de eventos presenciais e online, criando um espaço de formação continuada no que diz respeito à reflexão sobre as questões raciais, como forma de combate ao preconceito e as desigualdades sociais. O primeiro evento do projeto acontece nesta sexta-feira (4), às 14h, no auditório da Pós-Graduação, localizado na Rua Francisco Portugal, 150, bairro Salgado Filho, em Aracaju. Não será necessário fazer inscrição. Toda a comunidade interna e externa está convidada a participar.

De acordo com Alexandre de Oliveira, o projeto vai se estender além do mês da Consciência Negra. “O projeto está se iniciando no mês de novembro de 2022, mas com a perspectiva de se estender pelos meses subsequentes. A partir de temáticas atinentes aos temas da diáspora africana e os desafios das populações originárias, o projeto Imaginários Negros, toma o imaginário como um duplo espaço, tanto de formação do ser como locus de possibilidade de identificar outras narrativas possíveis para as questões raciais, tendo a esperança, a criatividade como propulsora de ações concretas, visando a superação do preconceito e as desigualdades raciais”, pontuou.

Para Alexandre, ao utilizar os Imaginários Negros como metáfora, o projeto tenciona reverter e subverter a ideia de adjetivação do negro, transformando a negatividade em positividade. “Entendendo que, tudo o que vem de negro, ou tudo o que é negro é bom, é bonito, é belo, é criativo é reflexivo e bom é movente e por isso bom para ser-pensar-mover, numa dança que se propõe perceber os Imaginários Negros, como locais de possibilidade criativa, inventiva e por isso, educativa”, concluiu.

Data: 04/11/2022

Tema: Imaginários Negros
Formato: Presencial
Local: Auditório Pós-graduação
Horário: 14h
Objetivo: Apresentar o projeto Imaginários Negros, suas motivações e perspectivas no âmbito do NEABI, de forma particular e do IFS de modo geral, bem como os desafios e perspectivas para a superação do racismo.

Participantes:
Ruth Sales Gama de Andrade (Reitora)
Irineia Nascimento
Djalma Junior

Data: 18/11/2022

Tema: 10 Anos da Lei de Cotas: Para onde caminhamos?
Horário: 19h
Objetivo: A partir das ações do IFS, no que respeita à implementação das cotas raciais, discutir os 10 anos da Lei de Cotas e os desafios para sua implementação e a relevância de sua continuidade.

Gildevana da Silva
Convidados

Data: 16/12/2022

Tema: A pretitude é massa!

Edmilson Dantas
Convidados

Data: 10/03/2023
Tema: NEABI
Horário: 19h
Objetivo: Apresentar o NEABI aos estudantes autodeclarados negros e indígenas, ingressantes no IFS por meio de cotas.

Afram Meneses
Ingrid Silva