Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor eleito do Campus Socorro acredita no poder transformador da Educação
Início do conteúdo da página
GESTÃO 2022-2026  

Diretor eleito do Campus Socorro acredita no poder transformador da Educação

Criado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 14h58 | Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 14h58 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 14h59

Por meio da educação profissional e tecnológica quer ajudar a desenvolver economicamente o município

Socorro FrancoO diretor geral do Campus Nossa Senhora do Socorro, localizado na região metropolitana de Aracaju, foi reeleito para o quadriênio 2022-2026 com 65,91% dos votos válidos. José Franco de Azevedo, tem 58 anos e uma vida dedicada à Educação. Formado em Economia e licenciado em Administração e Matemática, além de mestre em Agroecossistemas e doutor em Geografia Cultural, Franco, como é chamado pelos colegas e alunos do Campus Socorro, é professor na disciplina Gestão Escolar e Memórias na Educação no Mestrado em Educação do IFS (ProfEPT) e foi secretário de Educação do município de Aracaju (Interino e Adjunto 2010/2012). No IFS, foi diretor de Assistência Estudantil (2016/2018), diretor-geral do Campus Tobias Barreto (2014/2015) e também diretor-geral do Campus Socorro (2018/2022).

DCOM/IFS: O que representa a educação para o senhor?  

José Franco de Azevedo : A educação representa a única possibilidade de ascensão social das pessoas. A educação profissional é a ponte que leva o país ao desenvolvimento.  

DCOM/IFS: Por que optou por seguir essa profissão?  

José Franco de Azevedo: Sou de uma família de educadores (mãe, tios e irmãos) e isso foi o grande ponto de partida para escolha da profissão. Lembro que era comum brincar de escola com os meus irmãos e primos. Os presentes recebidos da família (aniversário e Natal) eram quase sempre material didático, da Fundação de Material Escolar – Fename/MEC, pois eram os mais baratos e mais fáceis de encontrá-los. Lembro que a lojinha sem cor e sem vida e com material pouco diversificado ficava na Praça Fausto Cardoso, em um pequeno espaço do Arquivo Público Estadual. 

Na época do Colégio Atheneu (1980 a 1982) me reunia todos os dias, na minha casa, com colegas de sala para estudar matemática. Já na Universidade Federal de Sergipe UFS (1986) me inscrevi no estágio da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju e fui lecionar Matemática na Escola Municipal Florentino Menezes, localizada no Povoado Areia Branca, no bairro Mosqueiro. Essa experiência me fez entender como era difícil a educação pública chegar às localidades mais distantes dos centros urbanos. Portanto, a educação sempre fez parte da minha vida, permeando nos momentos de lazer, estudos e trabalho. 


DCOM/IFS: O que o motiva diariamente a exercer o magistério? 

José Franco de Azevedo: Acreditar no poder de transformação da educação! Me sinto profissionalmente realizado em poder trabalhar no IFS, principalmente no Campus Socorro. 

Cada campus tem a sua identidade, o seu papel e a sua importância para a região onde está localizada, o Vale de Cotinguiba, a região metropolitana de Aracaju e a Salobra formam uma mesorregião que busca a superação, e a educação se apresenta como única alternativa a possibilitar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

 
DCOM/IFS: Nesta nova fase, como gestor, o que lhe parece mais desafiador? Por que escolheu ser Diretor Geral do Campus? 

José Franco de Azevedo: Por conhecer e vivenciar cotidianamente a região de Socorro, mais especificamente o Complexo Taiçoca, que concentra o maior percentual da população do município de Socorro. Por representar um grupo de colegas que entende que o meu compromisso com a educação, o meu conhecimento da região e a minha experiência em gestão formam o perfil recomendado para gerir o campus com responsabilidade, bem como para consolidar a atuação do IFS – Campus Socorro. 



DCOM/IFS: Quais as principais propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatros anos? 
 

José Franco de Azevedo: Elaborar o Projeto Político Pedagógico do Campus Socorro; realizar planejamento Participativo; buscar recursos junto a parlamentares e MEC para a construção das Didáticas e área de Vivência Estudantil; criar e implementar um projeto denominado Campus Sustentável; promover uma educação integrada; incentivar a pesquisa aplicada priorizando temas e aspectos regionais. 


DCOM/IFS: Qual a expectativa da gestão? 

José Franco de Azevedo: Contribuir com o desenvolvimento econômico do município, por meio da profissionalização das pessoas, servindo de chamariz para atração de empresas que necessitam de mão de obra qualificada; assim como promovendo o desenvolvimento das pessoas. 


DCOM/IFS: Quer deixar uma mensagem ou comentário final? 

José Franco de Azevedo: Esperamos que a educação neste país volte a ser prioridade não só no discurso, mas na prática, por meio de políticas públicas que garantam a permanência e êxito nos diversos níveis de ensino. Pensar no desenvolvimento econômico do Brasil passa pela reestruturação da educação e por investimentos. Eu acredito na educação! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57