Página inicial > Últimas Notícias > Campi do IFS estão entre os melhores resultados do Ideb de 2021 em Sergipe
INDICADOR

Campi do IFS estão entre os melhores resultados do Ideb de 2021 em Sergipe

Criado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h27 | Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h27 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h31

CampusLagarto e Campus Itabaianaobtiveram a primeira e a quinta maiores notas do estado, respectivamente

Campi idebDois campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) estão entre as cinco escolas de ensino médio que obtiveram melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2021, de acordo com dados divulgados neste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Campus Lagarto conquistou o melhor índice do estado, com nota 5,6, e o Campus Itabaiana registrou a quinta melhor nota, com 4,9. E ambas ultrapassaram a meta para o período.

Na análise do pró-reitor de ensino do IFS, Alysson Barreto, trata-se de um resultado muito positivo, tendo em vista o período desafiador da pandemia para todo o setor de educação. “Foi um índice apurado em um momento singular: ensino e aprendizagem era eram realizados de maneira remota, com todas as complexidades que esse modelo apresentava”, destaca.

Quanto à participação de outros campi, o pró-reitor explica que não apresentaram notas no índice porque não conseguiram participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é uma das provas que compõem a nota do Ideb. “Essa prova foi realizada de maneira presencial, num momento em que os alunos ainda estavam reclusos em casa, muitas vezes em outros municípios. Isso dificultou que alunos de outros campi pudessem se deslocar para fazer a prova – que é aplicada na própria escola, sendo que no período muitos transportes escolares estavam suspensos. Mesmo assim, os campi que conseguiram participar registraram índices significativos”, destaca.

Referencial

Lagarto Campus FachadaDe acordo com José Osman dos Santos, professor e diretor-geral do Campus Lagarto na época em que o índice foi calculado, o Ideb é um indicador referencial que permite as comunidades educativas, juntamente com os gestores da Educação, discutirem de forma crítica os resultados alcançados pelas unidades escolares e promoverem o planejamento escolar para melhoria da qualidade da Educação.

“Nessa perspectiva, a comunidade educativa do Campus Lagarto do IFS recebeu com bastante entusiasmo os resultados do Ideb do ensino médio. O resultado do melhor índice é fruto do trabalho coletivo de todos os profissionais e estudantes do Campus, que entendem a importância da gestão democrática da educação no âmbito do IFS e que o fortalecimento dos processos pedagógicos que tenham o trabalho como princípio educativo é fundamental para formação integral dos sujeitos e para uma Educação para transformação social”, ressalta o professor.

Assim, o diretor do do Campus Lagarto ressalta que o resultado é fruto da dedicação de toda a equipe. “É importante ressaltar trabalho executado pela Direção de Ensino, pela Gerência de Educação Básica e Técnica, todas as Coordenações de Curso, e principalmente, de cada professor, técnico-administrativo e aluno. Já tínhamos superado a meta estabelecida para o ano de 2021 em 2019, ano que o campus alcançou 5,3, uma nota superior à meta 5,2 estabelecido para 2021 e nesse ano foi atingido o valor de 5,6”, explica.

O diretor-geral do campus destaca ainda que, na reconstrução do processo de ensino e aprendizagem após a pandemia, o mais importante é o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico da instituição, em busca de uma educação Pública, gratuita e de qualidade social. E o resultado destes esforços é o desenvolvimento dos alunos para o exercício pleno da cidadania e preparação para o mundo do trabalho com vistas a transformação social do país.

Superação

itabaiana fachada campusAssim como nos demais campi, Jairton Mendonça de Jesus, que era gerente de Ensino no período de apuração do Ideb e atualmente é diretor-geral, aponta que o resultado satisfatório de 2021 foi fruto de um trabalho de superação de toda a comunidade acadêmica do Campus Itabaiana no período mais difícil da pandemia.

“Realizamos um trabalho de acompanhamento feito pelos professores, coordenações de curso e pela equipe pedagógica, sempre em alunos, buscando os faltosos e entendendo como poderíamos melhorar o processo de aprendizagem no ensino remoto. Como resultado, tivemos uma evasão próxima de zero e um Ideb acima da meta para o ano de 2021”, celebra o atual diretor-geral.

Em 2019, ano anterior ao início da pandemia de covid-19, o campus tinha como meta para o Ideb a nota 4,5, mas conquistou a marca de 5,3. Em 2021, tinha-se como perspectiva uma diminuição discreta da nota por causa da emergência de saúde pública, com projeção de 4,7. Mas, mesmo com os desafios da pandemia, o Campus Itabaiana chegou ao índice de 4,9, superando inclusive a meta do ano de 2019.

registrado em: