Página inicial > Últimas Notícias > Reitora reeleita, professora Ruth, acredita em mais quatro anos de avanço
Gestão 2022-2026

Reitora reeleita, professora Ruth, acredita em mais quatro anos de avanço

Criado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h06 | Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h06 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h36

O trabalho coletivo, a inovação e a criatividade são os principais eixos da proposta de gestão

Reitoria RuthHoje encerramos a nossa série especial de entrevistas com os gestores do IFS recém-empossados para o quadriênio 2022-2026. Para fechar esse ciclo, conversamos com a reitora reeleita, Ruth Sales Gama de Andrade. Professora da instituição desde 1996, ela acredita na potência que tem o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe.

É docente na área de química, possui doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao longo de 27 anos no IFS, já atuou como Coordenadora de Pesquisa em Química, Supervisora de Estágio, Gerente de Pesquisa, Pró - reitora de Pesquisa e Inovação, Coordenadora do NIT, Pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Reitora (2018- 2022) e agora revela suas expectativas para os próximos quatro anos.

DCOM/IFS: Professora, o que representa a educação para a senhora?

Ruth Sales Gama de Andrade: A educação para mim é vida, porque não consigo imaginar um cidadão sem acesso à educação. A educação permite conhecer a si e ao mundo que nos cerca.

DCOM/IFS: Por que optou por seguir essa profissão?

Ruth Sales Gama de Andrade: Por entender a importância de um educador para a sociedade.

DCOM/IFS: Qual sua motivação diária no exercício do magistério?

Ruth Sales Gama de Andrade: O magistério me enche os olhos porque acredito na minha contribuição para formação do cidadão.

DCOM/IFS: Quais os principais desafios nessa fase como gestora?

Ruth Sales Gama de Andrade: Nesses próximos quatro anos, a responsabilidade é ainda maior porque temos a obrigação de manter o que já realizamos a muitas mãos e usar a inovação e a criatividade para continuar a humanizar para avançar.

DCOM/IFS: Quais as principais propostas a serem desenvolvidas no próximo quadriênio?

Ruth Sales Gama de Andrade: A ideia é manter o nosso foco no avanço do IFS alinhado com as pessoas que estão nele inseridas, ou seja, seguir proporcionando crescimento para todos: servidores, estudantes, comunidade externa com quem desenvolvemos atividades, sempre valorizando suas aptidões.

DCOM/IFS: Qual a expectativa da gestão para essa nova fase?

Ruth Sales Gama de Andrade: Estou como reitora há quatro anos e agora fui reconduzida. Procuro oferecer o melhor de mim, acompanhando a formação dos nossos jovens, que darão suas contribuições também. A ideia é possamos dar continuidade a esse ciclo da vida, cujo valor é ainda maior, quando fazemos por amor.

DCOM/IFS: Deseja deixar alguma mensagem final para a comunidade acadêmica?

Ruth Sales Gama de Andrade: Agradeço o respeito com que fui tratada durante a primeira gestão e a confiança depositada em mim para permanecer à frente do IFS. Agradeço também a toda minha equipe, que atua com transparência e boa conduta, e me coloco à disposição de todos. Reitero meu compromisso de doação ao IFS, com muito trabalho, entrega e cuidado com cada um que compõe a nossa comunidade, para que todos possam se sentir pertencentes ao IFS. Desejo que o Instituto Federal de Sergipe continue sendo a transformação na vida de cada um de nós.

registrado em: