Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o IV Encontro de Libras do IFS
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Abertas as inscrições para o IV Encontro de Libras do IFS

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 09h04 | Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 09h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 10h05

O evento é um convite à reflexão sobre as potencialidades da comunidade surda

arte encontro de librasO Instituto Federal de Sergipe promove no próximo dia 21 de novembro o IV Encontro de Libras. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de hoje (9) até o dia 18 de novembro, via Sispubli. O evento é destinado a qualquer pessoa da comunidade interna ou externa e, este ano, traz como tema: O Universo da Comunidade Surda e suas potencialidades. A proposta da edição é estabelecer um diálogo entre pessoas surdas e ouvintes, através de palestras, mesas-redondas e oficinas.

O pró-reitor de ensino do IFS, Alysson Barreto, enfatiza que este é um convite a todos do IFS, do corpo docente ao técnico, em especial aos que atuam junto a estudantes surdos na instituição. O professor considera que esta é uma maneira de contribuir na formação complementar e fornecer ideias para as atividades de ensino, tendo em vista que o número desse perfil de aluno tem crescido nos cursos ofertados pelo IFS. “A gente percebe que a comunidade surda confia no IFS e a nossa perspectiva é seguir atendendo a essa demanda”, destacou.

Já a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI/IFS), explica que há uma expectativa pelo retorno do IV Encontro de Libras na modalidade presencial: “Nossa terceira edição, realizada durante pandemia, precisou ser realizada virtualmente. Neste momento, há um grande esforço por parte do IFS para promover a partilha do encontro, a presencialidade, por acreditarmos que isso fortalece a ação”.

A ação é realizada pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional. O diretor de Desenvolvimento Institucional, o professor Jaime José da Silveira Barros Neto, defende o papel do IFS na luta pelos Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão. "Nós do IFS somos uma instituição preocupada com a formação integral e cidadã, bem como a inclusão de pessoas com deficiência de nossa comunidade e da sociedade como um todo e ao promover esse espaço de discussão, reafirmamos nosso compromisso institucional em defesa pela luta pela inclusão social da pessoa com deficiência", afirmou. 

Todas as atividades do IV Encontro de Libras serão realizadas no Centro de Pós-graduação do IFS, situado na Rua Francisco Portugal, número 150, no bairro Salgado Filho. Confira abaixo a programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira (21/11)

Manhã

8h30 – Mesa de abertura

9h10 - Apresentação dos Sinais dos campi do IFS

9h30 - Mesa Redonda - Libras: desafios e perspectivas no ensino técnico e superior

10h30 - Palestra: A trajetória de vida em forma de monografia: Desafios e Superações

11h às 12h – Palestra+Debate - Economia Surda

 

Tarde (13h:30 - 15h30)*

Oficina 1: Noções básicas de desenho (Sala do Mestrado Profept)

Oficina 2: Introdução à Libras (Sala dos Professores Mestrado Turismo)

*No ato de inscrição, o interessado deverá escolher uma oficina para participar

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57