Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e aborda temas como Educação e Empreendedorismo
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

IFS inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e aborda temas como Educação e Empreendedorismo

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 13h36 | Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 13h36 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h51

Programação acontece durante toda esta semana e envolve todos os campi do Instituto

mesa aberturaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) deu início ao maior evento de popularização da ciência da instituição: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em sua 19ª edição, este ano o evento traz como tema: “Bicentenário da Independência – 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. A programação teve início nesta segunda, 28, e segue de forma on-line nesta terça, 29. Nos dias 30 de novembro e 01º e 02 de dezembro, a programação acontece de forma híbrida nos campi.

orquestra O evento começou com uma apresentação especial da Orquestra de Cordas do IFS (OrcIFS), sob a regência do maestro Daniel Freire, que conduziu os músicos para exibição de uma composição sobre o tema “Meu Papagaio”, do folclore sergipano para piano e orquestra; além da execução do hino nacional. Fizeram parte da composição da mesa de abertura: Ruth Sales, reitora do IFS; José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão; e Mário Farias, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Mário representou o corpo docente da instituição e reforçou a importância de iniciativas no avanço da ciência e tecnologia e lembrou que o Instituto tem uma gestão humanizada, que vem acompanhando a evolução tecnológica e social. “A prova disso foi nessa pandemia com as ações desenvolvidas pelo IFS, também com esse evento de comunicação da ciência e da tecnologia e com a submissão de mais de 90 trabalhos na SNCT - mesmo diante de tantas dificuldades orçamentárias, nossos pesquisadores continuam com suas pesquisas”, disse.

Já o pró-reitor, José Osman, lembrou que a realização do evento só é possível, através do trabalho conjunto, que envolve uma comissão geral, servidores e estudantes do IFS. Ele ainda acrescentou que: “a manutenção de atividades como a SNCT mostra o compromisso de toda comunidade do Instituto com o desenvolvimento de um projeto político e pedagógico adequado à formação crítica e reflexiva dos nossos estudantes, por meio da articulação do ensino, pesquisa, extensão e inovação. A SNCT é uma oportunidade para fazer divulgação científica e mostrar um pouco do nosso trabalho”.

Em sua fala, a reitora Ruth Sales ressaltou a temática nacional do evento deste ano, que celebra o bicentenário da independência do país. “Somos jovens e a rede federal também com seus poucos mais de 100 anos. Realizar a SNCT mostra o empenho, o envolvimento de todos, que mesmo ainda sendo muito jovens já se faz muito. Orgulho de nós brasileiros, de nós sergipanos, empolgados e envolvidos mesmo em tempos difíceis, em tempos que a educação não está sendo valorizada, mas acreditamos que dias melhores virão, assim como investimentos, pois educação não é gasto, é investimento!”.

Atividades do dia

palestra1A primeira palestra da manhã contou com a participação do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciano Mendes, que tratou sobre o tema: “A Educação nos Projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX". O momento teve mediação da professora do IFS, Elza Santos.

“A escola sempre é uma instituição muito debatida, discutida, porque da escola ninguém ‘escapa’, todos temos que passar por ela! Importante trabalhar essa dimensão da educação e da escola, pensando nos últimos 200 anos e também discutir a contemporaneidade. A educação passa a ser um objeto de reflexão de todos que vêm ao mundo e o pensamento social brasileiro nos últimos anos tem discutido de forma sistemática esse tema”.

palestra2A segunda palestra foi proferida pelo professor Márcio Melo, empreendedor de Tecnologia e consultor de negócios com vasta experiência na área de Inovação e Empregabilidade – temática tratada por ele, que contou com a medição do professor do IFS e diretor de Inovação e Empreendedorismo, Augusto Andrade. Além de abordagens conceituais, o palestrante trouxe dados acerca da realidade mundial, como o de que 54% das empresas sofrem com a escassez de mão-de-obra qualificada.

“Faço uma crítica construtiva ao nosso sistema de ensino. Infelizmente hoje vamos para a sala de aula e aprendemos o conteúdo obrigatório. Mas a crítica é: esse conteúdo está adequado com a realidade do mercado de trabalho? O mercado se autorregula, fomenta e precisa da inovação a todo momento, então a velocidade que esse mercado se impõe, demanda pessoas... e ele não está conectado com a mesma velocidade do sistema de ensino”, destacou.

palestra 3Encerrando o primeiro dia do evento, o público pôde participar ainda de uma palestra ministrada pelo publicitário, mentor e fundador da Escola de Tecnologia “No Code School”, Ederson Manoel, que abordou o tema: “Como desenvolver sem saber programar?”, tendo também a presença de Augusto Andrade como mediador.

“O principal desafio hoje é falar de um novo mundo que está acontecendo e que é baseado em tecnologia. O caminho é trazer vocês para uma reflexão e a partir delas que vocês possam aproveitar as oportunidades existentes dentro desse mercado. Estamos vivendo uma revolução digital sem precedentes, talvez seja o melhor momento da humanidade de aproveitar as oportunidades que o ambiente digital nos traz”, disse o empreendedor digital.

Durante as palestras, os participantes puderam interagir ativamente com o envio de perguntas que foram prontamente respondidas pelos palestrantes. O evento desta segunda, 28, já está disponível no canal oficial do IFS no YouTube, para conferir, basta clicar aqui!

Nesta terça, 29, o IFS segue com mais atividades relativas à SNCT. Confira a programação de amanhã, abaixo:

prog snct

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57