Página inicial > Últimas Notícias > Segundo dia de SNCT discute a inclusão da extensão na carga horária de cursos dos Institutos Federais e promove apresentação de trabalhos
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h07 | Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h31 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 09h41

A Semana Nacional de Tecnologia, durante a manhã, realizou uma mesa-redonda e, no período da tarde, apresentação de artigos do 9º Congresso de Iniciação Científica do IFS (CIC) e da 7ª Semana de Extensão Tecnológica do IFS (Semext)

foto umA 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) segue a pleno vapor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe. Nessa terça-feira (29), segundo dia do evento, foram realizadas atividades online matutinas voltadas à discussão das atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação e vespertinas destinadas à apresentação de trabalhos da comunidade acadêmica do IFS.

A manhã começou com uma breve apresentação cultural do grupo de cordas do IFS (OrcIFS), sob a regência do maestro Daniel Freire. A peça musical escolhida foi “Cheiro da Terra”, do compositor Claudio Miguel e do letrista José de Gouvêa. Na sequência, José Osman dos Santos, pró-reitor de Extensão; Otacílio Cerqueira, diretor de Extensão; e Mário Farias, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação deram início às atividades do segundo dia de SNTC.

O diretor Otacílio Cerqueira destacou o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão e a importância de discutir a inclusão da extensão no currículo dos cursos de graduação do IFS. “A ciência, a pesquisa e a extensão aliados ao ensino permitem que os Institutos Federais trabalhem no processo educativo integrado, com caráter inclusivo, tecnológico, social, cultural e político inclusive. Por isso, acreditamos que essa discussão de curto, médio e longo prazo de ter 10% da carga horária dos cursos destinada à extensão vai agregar valor à formação dos nossos alunos”, explicou em sua fala inicial.

Já o Professor José Osman dos Santos, pró-reitor de Extensão, destacou o momento crítico que a rede federal de ensino vivencia, com bloqueios em seus orçamentos, e defendeu a resistência que representa a manutenção das atividades de extensão no IFS e que ela traz muitas possibilidades ao ensino, possibilitando que a função social das escolas de desenvolvimento pleno do sujeito exista, para exercício da cidadania e acesso ao mundo do trabalho. “As ações de extensão, numa via de mão dupla, permitem estreitar a relação com a comunidade e difundir o conhecimento gerado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e aprender com essa sociedade durante essa interação”, apontou o docente.

Após as falas de abertura, começou a mesa-redonda do dia, intitulada “Avanços e desafios da curricularização da extensão”, com participação da professora Elizabete Duarte de Oliveira, pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Professora Maria José Batista Bezerra de Mello, diretora de Extensão e Tecnologia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e mediação do professor José Osman dos Santos (IFS).

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

foto 8De acordo com a professora Elizabete de Oliveira (IFAL), a curricularização da extensão foi implantada nos cursos de graduação do IFAL: bacharelado, licenciatura e tecnológicos, compondo no mínimo 10% da carga horária total. “No IFAL, a prática extensionista é integralizada como carga horária e compõe o projeto pedagógico de cada curso, considerando cada área de atuação”, explicou. A docente enfatizou ainda que a prática da extensão é um “ir e vir” possibilitando acrescentar a realidade ao contexto do ensino.

Por sua vez, a Professora Maria José Bezerra (IFPB) explicou que dos 44 cursos do IFPB, 15 encaminharam suas propostas para inclusão da extensão no currículo e 29 estão em fase de discussão. Ela destacou que a chave é pensar essa inserção articulada ao ensino e à pesquisa. “É uma discussão que busca pensar a prática acadêmica integrada às demandas da sociedade e gerando impacto na formação do estudante e na transformação social”, apontou a docente.

Logo após o relato das docentes sobre a experiência da curricularização da extensão nos cursos do IFAL e do IFPB, a comunidade do IFS, que interagiu no chat, teve suas dúvidas e perguntas respondidas pelas palestrantes. O evento completo está disponível no Canal do YouTube do IFS.

foto 11Durante a tarde, foram realizadas as apresentações de 77 trabalhos no âmbito do 9º Congresso de Iniciação Científica do IFS (CIC) e da 7ª Semana de Extensão Tecnológica do IFS (Semext). Os trabalhos foram distribuídos em sete salas virtuais, subdivididas por áreas: 01 - Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; 02 - Ciências Exatas e da Terra; 03 - Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes; 04 - Ciências Sociais Aplicadas e outros e 05 – Engenharias.

PROGRAMAÇÃO

A partir desta quarta-feira (30), as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem continuidade no âmbito de cada campus do IFS. Para conferir a programação até sexta-feira (2), basta acessar os links: AracajuEstânciaGlóriaLagartoPropriáSão Cristóvão e Socorro.

registrado em: