Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove encontros com entidades e órgãos para a promoção de políticas afirmativas na instituição
INCLUSÃO

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 10h13 | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 10h41 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 10h54

Ao longo deste mês, o IFS vem se reunindo com diversas entidades para fomentar iniciativas inclusivas a diferentes grupos

reuniao capaFotos: Andrei Ferreira

Um dos compromissos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), enquanto instituição de ensino público, é o de garantir políticas de ações sociais e de permanência e êxito para a comunidade interna de estudantes, além de oferecer também um espaço de acolhimento para servidores. Sendo assim, nos últimos dias, o IFS vem se articulando com órgãos e entidades do estado, a fim de que se possam estabelecer parcerias com este viés.

Nesta quinta, 16, representantes da instituição estiveram reunidos na Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), para apresentar à pasta, projetos e programas do IFS voltados à inserção de mulheres no mercado de trabalho, em carreiras científicas e também em ações de empreendedorismo.

osman e jaimeO professor e pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), José Osman dos Santos, lembrou algumas dessas iniciativas destinadas especificamente ao público feminino, como o Programa Mulheres Mil, o edital Mulher na Ciência e o Programa Meninas Digitais.

“O ‘Mulheres Mil’ visa promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já o ‘Meninas Digitais’ tem o intuito de incluir o público feminino na área de Tecnologia da Informação; e o edital ‘Mulher na Ciência’ objetiva promover a participação de mulheres no campo das ciências. São programas que já existem, então nosso intuito é fortalecê-los a partir dessas parcerias, buscando essa rede de apoio que já existe tanto no nosso estado, quanto nos municípios”, explica o pró-reitor.

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Danielle Garcia, essa união de esforços é fundamental, principalmente no que se refere ao combate da violência contra a mulher, a partir da promoção de capacitações e ações destinadas a esse público em especial.

Danielle garcia“Temos essa secretaria que é totalmente transversal e que atua com outros órgãos e instituições. A partir de uma análise que fizemos pelo Cadastro Único (CadÚnico), identificamos mais de 700 mil mulheres em situação de baixa-renda. São mulheres que estão fora do mercado de trabalho, sem qualificação. Então o que precisamos é resgatá-las, trazendo capacitação e colocando-as no mercado de trabalho. Porque muito do que falamos de violência contra a mulher vem dessa dependência econômica que ela tem”, diz a gestora.

elza e chirlaineChirlaine Gonçalves, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (Prodin), reforça a fala de Danielle e lembra que enquanto instituição de educação o IFS não tem apenas a missão de formar para o ensino, mas também fomentar a formação humana. “Por muito tempo essas pautas foram ignoradas, então mais do que nunca é hora de unirmos forças e mostrarmos o quanto nós mulheres somos capazes. Quando nos unimos a instituições como a OAB ou a SPM, a gente mostra a essas meninas que elas não estão sozinhas e que existe um grupo que está disposto a dar esse suporte e quebrar paradigmas”.

geral spmDurante a reunião com a SPM também estiveram presentes: Elza Ferreira, da Pró-reitoria de Ensino (Proen); Jaime de Medeiros (diretor de Desenvolvimento Institucional); Wlamir Soares (representante do Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual do IFS – NIGEDS); Carla Norma (Propex); Otacílio Cerqueira (diretor de Extensão); além de representantes da SPM: Jamile da Conceição e Beatriz Soares.

Inclusão e Diversidade

Recentemente (03/02), o IFS reuniu-se com a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) no intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão e apresentar a área de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão do Instituto, dando o “pontapé” inicial para futuras parcerias.

oab“Essa reunião ampliou um importante canal de aproximação com essa respeitável instituição de atuação em nosso estado na luta pelas Pessoas com Deficiência (PcDs). Discutiu-se, entre outros pontos necessários, a atuação do IFS juntos aos seus egressos PcDs no mercado de trabalho”, disse o diretor, Jaime de Medeiros.

Ele antecipa que o próximo encontro será com o Coletivo “Mães pela Diversidade”, que luta pela garantia dos direitos civis às pessoas LGBTQIAPN+ e  também com membros do projeto Remonta, que é um projeto social voltado à promoção de serviços socioassistenciais para a população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Nestes encontros estão sendo apresentados às instituições, bem como recebidos delas, potenciais projetos a serem desenvolvidas a partir dessas parcerias e firmados convênios institucionais. Aproveitamos ainda a oportunidade para convidar esses representantes a participarem do Fórum de Diversidade e Inclusão do IFS, que será realizado em julho deste ano”, conclui Jaime.

registrado em: