Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Propex realiza Workshop sobre petróleo e gás no estado de Sergipe
Início do conteúdo da página
Cadeia Produtiva

Propex realiza Workshop sobre petróleo e gás no estado de Sergipe

Criado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 16h02 | Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 08h52 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 16h10

O objetivo é identificar oportunidades, desafios e perspectivas do setor

Prancheta 1 1Entre os dias 5 e 7 de junho, o Instituto Federal de Sergipe, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), vai realizar o Workshop "Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás". O evento é destinado a professores dos cursos de Petróleo e Gás, Informática, Engenharias e Turismo e vai acontecer no Centro de Pós-graduação do IFS.

A cerimônia de abertura vai ocorrer às 14h, com a palestra ‘Pesquisa e desenvolvimento na cadeia de petróleo e gás: Investimentos e oportunidades de Negócios em Sergipe’. Haverá ainda uma reunião com grupo de trabalho para discutir oportunidade e desafios da formação. Para tanto, o evento vai contar com a presença de representantes de empresas do setor de petróleo e gás que atuam no estado.

De acordo com Osman Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFS, o Workshop visa promover o diálogo a respeito da indústria de petróleo e gás do Estado de Sergipe. “Buscamos estabelecer um processo dialógico com os diversos agentes da cadeia produtiva de petróleo e gás para identificar as oportunidades, desafios e perspectivas do setor, considerando as questões correlacionadas à formação de pessoal, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico e suas relações com o desenvolvimento socioambiental sustentável”, disse.

Setor de Petróleo e Gás

O setor de petróleo e gás natural (P&G) existe há mais de 150 anos e sua atual importância para a sociedade é imensurável. Nos dias de hoje, é praticamente impossível entrar em um ambiente construído pelo homem que não contenha diversos bens manufaturados cujos componentes derivam do petróleo. Com o estilo de vida contemporâneo, tornou-se inimaginável pensar em um mundo sem petróleo e gás.

De acordo com o documento ‘Panoramas Setoriais 2030’, do BNDES, atualmente, o petróleo e o gás são responsáveis por 56% da matriz energética mundial, suprindo mais de 96% da necessidade energética do setor de transporte. Atendem a 64% da necessidade energética do setor industrial e respondem por 25% da geração elétrica mundial. A maioria dos produtos manufaturados do mundo contemporâneo decorre dos derivados de petróleo e petroquímicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57