Página inicial > Últimas Notícias > Protagonismo estudantil marca 10ª edição do Forró Federal
ARRAIAL MULTICULTURAL

Protagonismo estudantil marca 10ª edição do Forró Federal

Criado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 12h52 | Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 12h52 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 13h52

Programação contou com exibição do barco de fogo, trio pé-de-serra, correio elegante, gincana, eleição da rainha, barraca cultural e quadrilha

*Por Carole Ferreira da Cruz

Forró Federal capaO protagonismo estudantil foi o diferencial da 10ª edição do Forró Federal do IFS - Campus Estância, que este inovou ao trazer para o público apresentações artísticas com performance junina organizadas pelos próprios alunos. A programação contou ainda com exibição do barco de fogo, trio pé-de-serra, correio elegante, gincana, eleição da rainha federal, barraca cultural, quadrilha improvisada, comidas típicas e muita animação.

Forro Federal Grupos folcloricosA diversidade multicultural da festa ficou a altura da importância do município de Estância, que é um dos mais tradicionais redutos dos festejos juninos do estado. Quem passou pelo hall de entrada do campus no último dia 16 de junho ficou deslumbrado com a beleza e a criatividade da decoração, a alegria estampada no rosto dos estudantes e servidores, o frenesi da pista de dança e a exuberância do barco de fogo e das espadas, a riscar o céu com luzes incandescentes.

Outra novidade desta edição foi a montagem da barraca cultural, idealizada pelos estudantes para apresentar à comunidade toda riqueza e diversidade do maior festejo popular de Estância. Imagens de santos, utensílios, vestuários e uma infinidade de peças representativas, exposição de banco de fogo e espada, perguntas e respostas e até brindes atraíram a atenção do público, que recebeu uma verdadeira aula sobre a tradição do São João, do São Pedro, dos fogos de artifício e dos fogueteiros.

Nossa barraquinha foi um sucesso sim. Muitas pessoas vieram participar das brincadeiras e também do jogo de perguntas e respostas. Então podemos dizer que todos os esforços foram bem recompensados. Em menos de três horas todos os brindes já tinham acabado", comemorou o idealizador da barraca cultural, Enzo Henrique Silva de Alcântara, 16 anos, do curso técnico integrado de Eletrotécnica.

Rainha federal

Forró Federal RainhasAs performances no concurso da rainha federal superaram as expectativas. A grande vencedora, Thyrza Emanuelle Conceição Cruz, do curso técnico integrado de Edificações, empolgou o público com seu carisma, desenvoltura, simpatia e domínio do xote, xaxado e baião. "A festa muito boa, foi ótimo ter ido! Foi tudo incrível, mesmo que a rainha escolhida não tenha sido a do meu curso, de tudo o que eu mais gostei com certeza foi a apresentação das rainhas”, destacou Débora dos Santos Lima, 15 anos, do curso integrado de Sistemas em Energias Renováveis.

Forró Federal AlunosA gincana junina mais uma vez foi um dos pontos altos da festa. Desde o ano passado a disputa contagia a comunidade e mobiliza os alunos de todas as modalidades de curso, incluindo a Engenharia Civil. Brincadeiras como corrida do ovo e do saco, dança da laranja, dança das cadeiras e tarefas surpresa empolgaram a torcida, que riu, vibrou e entrou no clima da competição. O grande vencedor foi o curso de Edificações, que reuniu as turmas integradas e subsequentes.

Entusiasmo do público

Forró Federal Sonia2Presença confirmada desde a edição passada, o professor José Antônio de Oliveira Júnior faz questão de prestigiar e garantir momentos divertidos que contribuem para a integração do ambiente escolar. "Maravilhosa festa do nosso campus nesse lindo e magnífico contexto junino de Estância. Eu, particularmente, agradeço do fundo do coração a todos que proporcionaram esse evento cultural esplêndido com muito amor e alegria", elogiou.

Para quem participou pela primeira vez, a vaga já está garantida para o próximo ano. "Achei a festa simplesmente fantástica, bonita e com diversos elementos de nossa cultura. Me diverti muito. Foi realmente uma das minhas melhores experiências dentro do IFS. Acredito que a minha parte favorita foi o correio elegante", revelou Ketlen Beatriz, 15 anos, do curso integrado de Sistemas em Energias Renováveis.

Forró Federal Sonia e professoresNo auge da festa, mais uma vez a tradição que cobre o céu de luzes e cores foi mantida: o brilho das espadas e do barco de fogo, que rasgavam o céu com fagulhas de alegria, emocionou a plateia, que se aglomerou na área do estacionamento para assistir ao espetáculo dos fogos que é marca registrada dos festejos de Estância, a capital brasileira do barco de fogo. Essa tradição remonta ao início do século XX e a arte dos fogueteiros é passada de geração em geração.

Compareceram ao Forró Federal a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), José Osman dos Santos, e o secretário municipal da Juventude e Desporto, Breno Vitor, que representou o prefeito de Estância, Gilson Andrade. A Prefeitura Municipal de Estância é a grande apoiadora e incentivadora do evento, parceira em vários projetos institucionais nas áreas de educação, cultura e meio ambiente.

registrado em: