Página inicial > Últimas Notícias > IFS integra plenária do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal
PARTICIPAÇÃO POPULAR

IFS integra plenária do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal

Criado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h50 | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h57 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h57

Evento aconteceu na manhã desta quinta, 22, e contou com a presença de diversas autoridades

PPA CAPAO Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da reitora Ruth Sales, integrou na manhã desta quinta, 22, a plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal. O encontro tem o intuito de aproximar-se e realizar um diálogo efetivo com os cidadãos, incorporando prioridades demandadas pela sociedade civil no PPA 2024-2027, ao discutir a aplicação de recursos públicos em diversas áreas.

Três formas de participação envolverão a construção do PPA: os Fóruns Interconselhos, os quais reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que vêm sendo realizadas desde maio nas capitais brasileiras (Aracaju foi a 18ª a receber a caravana); e por meio da plataforma digital: gov.br/brasilparticipativo, que permite a participação direta dos cidadãos.

Segundo a professora e reitora, Ruth Sales, a realização das plenárias estaduais ratificam o compromisso do Governo Federal na promoção de uma gestão mais participativa e democrática, incluindo demandas necessárias a toda a população. “Hoje Sergipe foi palco de um momento histórico para a nossa sociedade com a discussão do PPA, incluindo também propostas relativas à Educação Básica Democrática, com qualidade e equidade e à Educação Superior”, ressalta a gestora.

O que é o PPA?

PPA GOVERNOSERGIPEO Plano Plurianual (PPA) é o planejamento das prioridades do país pelos próximos quatro anos, indicando caminhos para alcançá-las. A partir dele, é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas, incluindo também a pauta da Educação.

Por meio da Plataforma Brasil Participativo, as pessoas podem escolher os programas do governo que devem ser prioridade para o próximo quadriênio (2024 a 2027). Além disso, o cidadão pode também apresentar propostas e apoiar as existentes. O prazo para fazer ou eleger propostas para o Plano Plurianual vai até 14 de julho deste ano.

Presenças

Durante a cerimônia realizada no Teatro Tobias Barreto (TTB), estiveram presentes os ministros: Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Izolda Cela (ministra em exercício da Educação). Além deles, o governador do Estado: Fábio Mitidieri; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; e demais autoridades.

Do IFS participaram do evento: a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Chirlaine Gonçalves; o pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex), José Osman dos Santos; o pró-reitor de Ensino, Alysson Barreto; o diretor de Extensão e Articulação com a Sociedade, Otacílio Cerqueira; o diretor de Desenvolvimento Institucional, Jaime de Medeiros; e Carla Norma, coordenadora de Projetos Acadêmicos (Propex).

*Com informações da Secom da Presidência da República

registrado em: