Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Curso de Engenharia Civil do IFS já podem solicitar benefício de dupla diplomação
INTERNACIONALIZAÇÃO

Criado: Terça, 04 de Julho de 2023, 14h38 | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 14h38 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 08h24

Programa beneficia a formação acadêmica por meio de Cooperação Técnica com Instituto Politécnico da Guarda (POR)

Fotos: Lu Silva / Campus Estância

Dupla Diplomação CapaOs estudantes do 10º período do Curso de Engenharia Civil do IFS, dos Campi Aracaju e Estância, que já integralizaram a carga horária total curricular e não solicitaram colação de grau, podem participar da mobilidade acadêmica e dispor de dupla diplomação. É que a Assessoria de Relações Internacionais do IFS, formalizou o Termo Aditivo Específico com o Curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado de Construções Civis do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em Portugal.

Dupla Diplomação 01“A Dupla Diplomação é fundamentada no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações, com o objetivo de complementar o currículo acadêmico e o compartilhamento de informações de forma diferenciada. Na instituição de acolhimento os estudantes irão obter conhecimentos complementares à sua formação, justificando a atribuição do grau de dupla competência. Assim, o cumprimento da carga horária acadêmica a ser realizado nas duas instituições, confere ao estudante, os respectivos diplomas de Curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado de Construções Civis do IPG e de Bacharel em Engenharia Civil do IFS”, explicou Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor de Relações Internacionais do IFS.

Procedimento

Dupla Diplomação 02Os estudantes do IFS, para a obtenção do grau de licenciado em Engenharia Civil, devem cumprir o plano curricular da instituição integralmente de cinco anos (10 semestres) e mais um semestre no IPG.

Já para a obtenção do grau do Mestrado em Construções Civis, os alunos do IFS devem cumprir a carga total do curso mais 3 semestres no IPG. Ou seja, um ano de estudos e seis meses de estágio que poderá ser realizado tanto em Portugal quanto no Brasil.

Para participar, o aluno precisa atender os pré-requisitos e se inscrever no edital institucional do IFS. O número de vagas é acordado entre as duas instituições. Informações sobre o programa, o plano curricular e as obrigações do aluno, podem ser consultadas na aba “documentos”, do site da Assessoria de Relações Internacionais.

Cooperação Técnica

Os aditivos de Dupla Diplomação são frutos do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal de Sergipe e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), de Portugal, firmado em 07 de abril de 2022.

registrado em: