Página inicial > Últimas Notícias > "Mulheres cineastas negras em Sergipe" é tema do Imaginários Negros de julho
JULHO DAS PRETAS

"Mulheres cineastas negras em Sergipe" é tema do Imaginários Negros de julho

Escrito por ALINE DE FATIMA SOARES E SILVA | Criado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 11h42 | Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 11h45 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 13h26

A live será transmitida na quinta-feira (20) a partir das 19h, no canal do YouTube do IFS

WhatsApp Image 2023 07 16 at 13.52.15A produção cinematográfica e questões de gênero serão discutidas na próxima live do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Sergipe (NEABI/IFS). A quarta edição do Imaginários Negros é uma parceria do NEABI com Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual (NIGEDS/IFS), em alusão ao Julho das Pretas.

Com o título "Mulheres cineastas negras em Sergipe", a transmissão está marcada para quinta-feira (20), às 19h, no canal do YouTube do IFS. Confira as convidadas para o bate-papo:

- Luciana Oliveira, mãe, mestra em Cinema e Narrativas Sociais e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe; curadora, diretora e sócia da Rolimã Filmes; diretora-geral do EGBÊ - Mostra de Cinema Negro e cineclubista no Cineclube Candeeiro. É também ligada à Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e integra o Fórum Permanente Audiovisual de Sergipe.

Quésia, se define como uma travesti preta, gorda e da periferia do município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Multiartista, Quésia é atriz, cantora, modelo, comunicadora, apresentadora e mestra de cerimônias com forte atuação em Sergipe.

- Mediação: Joyce Vieira, realizadora audiovisual sergipana, formada em Cinema e Audiovisual pela UFS e Diretora Criativa da Artza Produtora. É integrante da Rede de Produtores de Impacto do Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social e da Rede de Advocacy Internacional promovida pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) em parceria com a ONU.

Já a abertura, será realizada pelos professores Alexandre Oliveira e Valéria Oliveira, responsáveis pelo NEABI e pelo NIGEDS, respectivamente.

Na ocasião, também será transmitido o documentário Jardim, produzido por Fernanda Almeida e cedido para exibição neste evento. O filme apresenta uma leitura sobre o bairro Conjunto Jardim localizado no município de Nossa Senhora do Socorro/SE. A produção é sobre o lugar em que Fernanda cresceu e acumula ali imagens de sua infância e juventude, resgatadas através do depoimento de habitantes locais pois, para Fernanda, "as flores são os moradores que lutam por ele todos os dias".

JULHO DAS PRETAS

É um mês dedicado à visibilidade das organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil e tem seu ponto de culminância no dia 25, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A proposta deste mês do NEABI/IFS e do NIGEDS/IFS é auxiliar no fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade.

IMAGINÁRIOS NEGROS

É uma proposta desenvolvida desde novembro de 2022 pelo NEABI/IFS, com o intuito de promover encontros, presenciais ou virtuais, que desenvolvam temáticas relativas às questões raciais, tendo a esperança, a criatividade como propulsora de ações concretas, visando a superação do preconceito e das desigualdades raciais.

registrado em: