Página inicial > Últimas Notícias > IFS vai realizar concurso para preenchimento de vagas ainda este ano
CONCURSO PÚBLICO

IFS vai realizar concurso para preenchimento de vagas ainda este ano

Criado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 13h19 | Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 13h19 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2023, 08h21

Quantidade, porém, ainda não está definida

Concurso Público 01Atenção concurseiros de plantão! O Instituto Federal de Sergipe vai realizar prova para preenchimento de vagas nos diversos campi para professores e técnicos administrativos. A data, o número de vagas e os cargos anda não foram definidos, mas segundo a comissão criada para a realização do concurso, ele acontecerá ainda este ano.

De acordo com a reitora Ruth Sales Gama de Andrade, na reunião do Colégio de dirigentes realizada na sexta-feira, 14, no auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS, todos os campi têm deficiências de servidores e o governo já assinalou a realização de concursos. “Lá em Brasília o que se fala é isso: concurso para diminuir o déficit da rede. Ainda não podemos divulgar o número de vagas que serão disponibilizadas para nós, mas posso adiantar que aqui no IFS já temos uma comissão composta que já está trabalhando para esse fim”, disse.

Concurso Público 02A Comissão mencionada pela reitora foi instituída por meio da Portaria 773/2023, em março deste ano. “A comissão está na fase de elaboração de estudo técnico preliminar e do termo de referência que irão respaldar a contratação da organizadora (da prova)”, explicou Moema Dantas Bispo, membro da comissão. Ela ainda ressaltou que as vagas para esse concurso são provenientes de exoneração, aposentadoria e vacância.

Mais Concursos

Na última quarta-feira, 12, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional – PLN 12/2023, que prevê a alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com a aprovação, 5 mil vagas serão incluídas ao banco de professor-equivalente (BPEq) e quadros de referência dos técnico-administrativos em educação (QRSTAE) em todo país.

PLN é uma proposição destinada a dispor sobre matéria orçamentária de iniciativa exclusiva do chefe do Poder Executivo, analisada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que sobre ela emitirá parecer, e apreciada pelo Congresso Nacional.

A PLN 12/2023 prevê investimento de 202,8 milhões de reais e permitirá a contratação de professores e técnicos administrativos para as instituições federais ainda este ano. A ampliação das vagas foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) e endossada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, A última ampliação do BPEq e QRSTAE foi realizada em 2018 e sofreu uma redução de 65% do total solicitado, o que intensificou a demanda reprimida já existente. Desde então, não haviam sido autorizadas novas ampliações.

Agora o projeto segue para a sanção presidencial e em seguida, o Ministério da Educação deve emitir portaria com o quantitativo de vagas destinadas para cada Instituto Federal.

registrado em: