Página inicial > Últimas Notícias > Campus Socorro será Centro de Recondicionamento de Computadores no estado de Sergipe
COMPUTADORES PARA INCLUSÃO

Criado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 15h50 | Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 15h50 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 18h29

Programa do Governo Federal visa atender a Pontos de Inclusão Digital

Recondicionamento CapaO Instituto Federal de Sergipe está prestes a assinar convênio com o Ministério da Comunicações para abrigar, no Campus Socorro, um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Trata-se de um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.

O Programa Computadores para Inclusão é normatizado pela Lei 14.479/2022 de 21 de dezembro de 2022, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos para implementação de Políticas de Inclusão Digital, por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e de outras esferas de governo.

Recondicionamento 4Mesmo antes da assinatura do convênio, o Campus Socorro já recebeu alguns equipamentos que estão sendo usados em atividades práticas do curso de Manutenção e Suporte em Informática. “Ainda que o programa não esteja ativo no Campus, pois haverá seleção de estagiários que serão remunerados, estamos usando os equipamentos com nossos alunos em laboratório. Estes computadores terão o mesmo destino que terão quando o CRC for definitivamente implantado aqui”, explicou o professor de Redes de Computadores do Campus e diretor de Inovação e Empreendedorismo do IFS, José Augusto Andrade Filho.

Recondicionamento 2A novidade está sendo festejada por professores e alunos do curso. Além de Augusto Andrade, o professor Lúcio Gama, da disciplina de Manutenção de Computadores também está feliz com a ação, já que o propósito da matéria é justamente o de recondicionar esses equipamentos. “Os computadores são a essência do nosso dia-a-dia, mas como qualquer máquina precisa de manutenção. Com esses computadores podemos mostrar situações reais e preparar nossos estudantes para que estejam aptos a fazerem as devidas correções quando necessárias, preparando-os melhor para o mundo do trabalho. Existe uma lei que diz que a cada seis meses o computador dobra sua capacidade e para mostrar as novas funcionalidades, precisamos de um parque tecnológico também atualizado. Com isso, o apoio que esse processo está dando ao nosso curso já é de grande valia”, ressaltou.

Recondicionamento 1Essa é também a opinião do estudante Gustavo Santos de Jesus, do 2º ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática do campus Socorro. “A chegada desses computadores ajuda muito a gente na prática já que podemos fazer diversos testes”, disse. “É uma experiência bem gratificante porque geralmente nos cursos por aí não têm tanta prática e tantas experiências novas como temos aqui no IFS, principalmente com esses computadores que chegaram”, completou Paulo César dos Anjos Santos júnior, colega de curso de Gustavo.

Destino dos Computadores

A ação de reuso de computadores está baseada no recondicionamento, que consiste na limpeza, manutenção nos computadores, substituição de peças e componentes que apresentam defeitos, acréscimo de componentes para melhoria de desempenho e instalação de softwares livres.

Com a implantação do CRC no Campus Socorro, os computadores recondicionados serão distribuídos aos diversos campi do IFS, a fim de serem repassados à comunidade previamente selecionada por cada unidade. “Não será realizada apenas a doação do computador. Haverá também a realização de capacitação para que a comunidade contemplada possa utilizar as máquinas de forma efetiva”, destacou Augusto Andrade.

Outras Ações

O Acordo de Cooperação Técnica entre o IFS com a Receita Federal do Brasil (RFB), que tem o intuito de possibilitar a descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, antes sujeitas à destruição ou inutilização, já está sendo aplicado em sala de aula. A Dinove encaminhou na última semana algumas TV’s Box para o Campus Socorro, que já começou a demonstrar para os alunos também do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, como ressignificá-las, a fim de poderem ser reutilizadas de forma legal.

“O que estamos fazendo aqui no campus Socorro junto com os alunos é transformar TV’s Box em computadores. Vamos apagar o software que existe nelas e converter em computadores que possam ser usados por qualquer pessoa. Socorro é o primeiro campus a realizar essa ação, o instituto tem outros campi que terão ações semelhantes. Segundo o Acordo de Cooperação Técnica, vamos entregar 250 computadores à comunidade. Além disso vamos realizar capacitação para todos os contemplados, no mesmo molde do programa do Ministério das Comunicações”, ressaltou Augusto Andrade.

registrado em: