Página inicial > Últimas Notícias > IFS lança edital com 20 vagas para curso de Português como Língua Adicional

IFS lança edital com 20 vagas para curso de Português como Língua Adicional

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Terça, 18 de Julho de 2023, 09h57 | Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 10h12 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2023, 10h13

Início das aulas está previsto para agosto e as inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira, 20, até o dia 30 de julho

card plaPor: irion Martins (estagiário de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Foi publicado nesta terça-feira, 18, o edital nº 02/2023 que abre inscrições para o preenchimento de vagas da segunda turma do curso de Português como Língua Adicional. A iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com o Departamento de Educação a Distância, tem por objetivo ensinar ou aprimorar o uso da língua portuguesa escrita e falada no Brasil.

O curso beneficiará imigrantes ou refugiados maiores de 16 anos, de qualquer nacionalidade, sendo priorizados aqueles que têm o espanhol como língua materna, conforme a resolução da Rede Federal. A formação faz parte da adesão ao Programa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Edital CONIF/AI Nº 11, de 13 de junho de 2022.

encontro sincronoCom 20 vagas para composição de uma turma única, a seleção seguirá a ordem de inscrição. Para concorrer, os candidatos devem ler atentamente o edital e realizar inscrição até o dia 30 de julho, além de dispor de acesso à internet e aparelhos tecnológicos para acompanhamento das aulas, que acontecerão a distância, a partir de 09 de agosto no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso tem duração prevista de 25 semanas - o que equivale a 250 horas.

pedagogico assriFrederico Chaves, assessor de Relações Internacionais do IFS, conta que esta é a segunda turma formada somente por estrangeiros na história da instituição em Sergipe. A primeira, que iniciou suas atividades em março deste ano, encaminha-se para a conclusão em 28 de julho. "A turma é formada por 16 alunos de nove nacionalidades diferentes, oriundos de quatro continentes: Afeganistão, Paquistão (Ásia); Gana (África); Dinamarca, Inglaterra (Europa); Canadá, Peru, Venezuela e Uruguai (América)", revela.

Ele ainda acrescenta que a maioria desses estudantes reside em Sergipe e possui um nível na Língua Portuguesa variado, que vai desde nenhum contato com a língua, até aqueles que estão interessados em aprimorar o conhecimento do idioma escrito e falado no Brasil.

Para mais detalhes sobre o cronograma de inscrição e acerca da documentação exigida no ato da matrícula, acesse o edital na íntegra. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo ou dificuldades em realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail assri@ifs.edu.br ou ead@ifs.edu.br.

Inscreva-se, clicando aqui!

registrado em: