Página inicial > Últimas Notícias > Em parceria com a Seteem IFS deve ofertar educação técnica para qualificar jovens sergipanos
NOVAS PARCERIAS

Criado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 15h27 | Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 15h27 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 15h27

A intenção é promover a inserção de jovens no mundo do trabalho por meio do 1º Emprego

Capa Site SeteemO Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, esteve nesta terça-feira (18) na reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS) para reunião com a reitora Ruth Sales Gama de Andrade e com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano. Na pauta, parcerias para a qualificação técnica da mão de obra de jovens sergipanos para o Programa Primeiro Emprego que será implantado pelo Governo do Estado.

De acordo com Jorge Teles, nos últimos seis meses, Sergipe tem presenciado um cenário de desenvolvimento e criação de ambiente de negócios incentivado pela instalação de novas empresas no estado que, além de oportunizar a geração de emprego e renda, demanda mão de obra qualificada para realização de diferentes serviços.

Parceria Seteem“Vivemos um momento de retomada da nossa economia, primeiramente porque as restrições relacionadas à pandemia acabaram e também pelo novo ciclo de petróleo e gás que se inicia no estado. O Governo tem atuado de maneira forte no sentido de criar um ambiente de negócios, pois não adianta querer atrair a iniciativa privada se não há um ambiente facilitador. Temos construído todo um arcabouço jurídico nesse sentido e precisamos atuar, também, na qualificação profissionalizante, porque muitas vagas estão sendo geradas e precisamos de mão de obra qualificada o suficiente para ocupar todas elas”, ressaltou o secretário da Seteem, Jorge Teles.

A oferta de cursos para formação técnica e o desenvolvimento de ações alinhadas às demandas do mercado são alguns dos resultados previstos com essas parcerias. Para entendimento dessas necessidades, Teles afirma que estão sendo realizados estudos e diálogos com os principais agentes do mercado, a fim de promover uma política pública ainda mais precisa.

Para isso, as parcerias com o IFS e a UFS serão imprescindíveis para aprimorar a mão de obra e inserir o jovem no mundo trabalho. “É um momento ímpar, onde o Governo está dialogando com as instituições de ensino para oferecer capacitação ao povo sergipano. O projeto é muito bonito e tem a preocupação de apresentar o mundo do trabalho aos jovens que estão desempregados [...] Além desse projeto, podemos fazer parceria em outras direções, como pesquisa, inovação, atendimento às comunidades, extensão [...] existe uma série de ações conjuntas que, de certo, vão garantir uma qualidade de vida aos nossos jovens sergipanos”, enfatizou Ruth Sales Gama de Andrade.

*Com informações da Seteem

registrado em: