Página inicial > Últimas Notícias > Segunda fase da Cooperação Técnica entre Receita Federal e IFS é assinada
RECEITA CIDADÃ

Segunda fase da Cooperação Técnica entre Receita Federal e IFS é assinada

Criado: Terça, 25 de Julho de 2023, 18h02 | Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 18h02 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 18h49

Solenidade formalizou a doação de dois caminhões que irão servir de laboratórios móveis

Receita 01O Instituto Federal de Sergipe (IFS) assinou, na manhã desta terça-feira (25), a segunda fase do Acordo de Cooperação Técnica com a Receita Federal do Brasil (RFB). Desta vez, além das TV’s Box, foram doados também dois caminhões.

Um desses caminhões será convertido pelo Instituto Federal de Sergipe em um laboratório de informática móvel. “O IFS vai adaptar um desses caminhões para ministrar cursos e oficinas de capacitação, usando as TV’s box (frutos da primeira fase da Cooperação), em lugares que não haja laboratórios de informática, por exemplo”, explicou Augusto Andrade, diretor de Inovação e Empreendedorismo (DINOVE), que representou o IFS na solenidade de assinatura.

Receita 04“Esses caminhões são frutos de apreensões feitas pela Receita Federal, mais especificamente pela área aduaneira, em ações de combate ao contrabando, ao descaminho, à prática ilegal de transporte de mercadoria e a sonegação fiscal. Nesse trabalho de apreensão de produtos, há essa segunda fase que é de destinação. Que é o que está ocorrendo aqui, por meio do projeto Receita Cidadã”, disse Edson Fiel, delegado da RFB em Aracaju.

TV’s Box

Receita 02Hoje também o IFS apresentou novos computadores a partir da modificação das TV’s Box que serão doados a escolas públicas de ensino fundamental bem como a Associações e outras entidades. “Esses computadores que apresentamos aqui já é resultado das cerca de duzentas TV’s Box que recebemos e trabalhamos com alunos do Campus Socorro. Hoje recebemos outras unidades que serão usadas por outros professores para que possam desenvolver essas atividades em outros campi do IFS. Para isso, um edital será lançado pela reitora brevemente, disse Augusto Andrade.

Acordo de Cooperação Técnica

Receita 03O Acordo de Cooperação Técnica realizado entre as instituições federais prevê a doação de produtos antes sujeitos à destruição ou inutilização, com a finalidade de descaracterizar, reciclar ou reutilizar mercadorias apreendidas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, para que sejam devolvidas à sociedade de forma legal.

Além dos caminhões e das TV’s Box, outros produtos apreendidos pela Receita Federal foram doados ao IFS para nova destinação, a exemplo de aparelhos celulares. Futuramente vinhos e cigarros também serão recebidos pelo IFS. Vinhos para transformar em vinagre e geleia e; cigarros, para transformar em adubo.

Sobre as apreensões da RFB

Receita 05A Receita Federal realiza anualmente a apreensão de cerca de R$ 3 bilhões em mercadorias ilícitas ou encontradas em território nacional sem amparo do regular cumprimento das obrigações aduaneiras. A destinação dessas mercadorias visa agilizar o fluxo de saída e abreviar o tempo de permanência em recintos armazenadores de forma a disponibilizar espaço para novas apreensões, diminuir os custos com controles e armazenagem e evitar a obsolescência e a depreciação dos bens.

registrado em: